O Reportei segue fielmente os Termos e condições de cada ferramenta, nós coletamos os dados de cada rede através de APIs. entretanto, cada API tem suas particularidades e limitações.
No caso do Facebook Ads, por exemplo, através do Marketing API do Facebook, nós conseguimos coletar os dados que “batem” 100% das vezes com o mostrado no Gerenciador de Anúncios. Já no Instagram e Facebook, por limitação do Graph API, existem algumas métricas que podem divergir por conta disso.
Nos relatórios do Facebook e do Instagram é possível ver a métrica Alcance total, essa métrica mostra a soma do alcance único diário. Então isso significa que ela não mostra só o alcance único do período, isso acontece justamente por conta de uma limitação da API. Vamos explicar melhor nesse artigo o motivo dessa métrica mostrar os dados dessa forma.
Nós conseguimos solicitar o Alcance das contas em três opções:
- Alcance diário;
- Alcance acumulado dos últimos 7 dias;
- Alcance acumulado dos últimos 28 dias;
Nesses três blocos o Alcance é, de fato, único. Porém, e se quisermos analisar um período diferente desses três?
Num cenário onde vamos gerar um relatório de 60 dias, por exemplo, podemos solicitar esses dados de diversas formas:
- 2 blocos de 28 dias + 4 dias únicos
- 1 bloco de 28 dias, + 4 blocos de 7 dias + 4 dias únicos
- 60 dias únicos.
A escolha desses blocos se daria de forma similar à escolha de notas e moedas ao fazer um pagamento. Há diversas opções. Nesse caso, há ainda um agravante em que a ordem desses blocos impactaria diretamente no valor final. Por exemplo:
- 1 bloco de 28 dias, depois 2 dias únicos, depois mais um bloco de 28 dias e em seguida 2 dias únicos
Seria diferente de:
- 4 dias únicos seguidos de 2 blocos de 28 dias.
Essa complexidade para a escolha de blocos de alcance cresceria rapidamente quanto maior o período de análise selecionado ao gerar um relatório. E pior, nenhuma das opções de combinação desses blocos nos traria um Alcance único “puro”, porque sempre que houver soma de mais de um bloco haverá a chance de somar um visitante mais de uma vez e fazer com que o número seja diferente do mostrado na interface do aplicativo.
Por isso, aqui no Reportei nós optamos por fazer o mais simples e que também fácil de explicar para nossos clientes e para os clientes de nossos clientes: somamos os alcances únicos diários.
Infelizmente a API hoje não disponibiliza nenhuma outra forma de lidar com essa questão no momento.
Como lidar com a situação então?
Nós sugerimos que vocês utilizem o número de “Alcance da página” no Facebook e “Soma do Alcance único diário” no Instagram apenas como uma referência. Para análises profundas e para mostrar para o cliente, foque no gráfico de Alcance por dia. Esse sim, mostrando cada dia individualmente, vai trazer insights importantes de alcance verdadeiramente único e que irá bater com o mostrado na interface dos aplicativos.
Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com nosso time no Suporte! =)