Saiba mais sobre UTM nos relatórios do Reportei

Agora é possível analisar dados de UTM nos relatórios de 3 integrações do Reportei:

  • GA4;
  • Google Ads;
  • Meta Ads.

Mas o que é um UTM?

Você já deve saber, mas vamos recapitular: UTM (Urchin Tracking Module) é uma forma de identificar a origem do tráfego em seu site. Elas são “etiquetas” que você adiciona aos links nas suas campanhas de marketing para rastrear de onde os visitantes estão vindo.

O UTM é composto por 5 parâmetros:

  • UTM Origem (utm_source): Identifica a fonte do tráfego, como Google, Facebook, newsletter, etc.
  • UTM Meio (utm_medium): Indica o meio pelo qual o usuário chegou até o seu site, como CPC (custo por clique), social, email, etc.
  • UTM Campanha (utm_campaign): Especifica a campanha que está sendo executada, como uma promoção de feriado, uma oferta sazonal, etc.
  • UTM Termo (utm_term): Utilizado em anúncios de pesquisa paga para identificar as palavras-chave que acionaram o anúncio.
  • UTM Conteúdo (utm_content): Usado para diferenciar anúncios ou links que levam ao mesmo URL. Por exemplo, diferentes botões de call-to-action em um mesmo anúncio.

Ao adicionar o UTM a URL, ela ficará mais ou menos assim:

Estrutura: https://nomedosite.com/?utm_source=[origemdacampanha]&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

Quando alguém clica nesse link, as ferramentas de análise (como o Google Analytics) conseguem identificar de onde veio o visitante, qual campanha o trouxe e outros detalhes. Isso ajuda você a entender quais campanhas estão funcionando melhor e onde concentrar seus esforços de marketing.

Como funciona no relatório do Reportei?

Como os parâmetros são adicionados nos links de anúncios, os dados de UTM funcionam apenas em tabelas/gráficos de anúncios!

Mas abaixo você vai entender como irá funcionar em cada uma das redes disponíveis.

GA4

No caso do GA4, criamos novas tabelas para trazer esses detalhes. Temos 5 novas tabelas disponíveis, uma para cada tipo de parâmetro: 

  1. UTM Origem
  2. UTM Meio
  3. UTM Campanha
  4. UTM Termo
  5. UTM Conteúdo

Exemplo:

Para adicionar as tabelas, basta clicar em “Adicionar métrica” e depois pesquisar por UTM. Basta então clicar e arrastar a desejada para o relatório.

Além das novas tabelas, os parâmetros foram adicionados como opção de dimensão dos gráficos. Dessa forma, é possível criar novos gráficos utilizando uma dessas dimensões:

Meta Ads  e Google Ads

Já no Meta Ads e Google Ads, os parâmetros foram adicionados como opções de novas colunas nas tabelas. Apesar de estar disponível para adição em qualquer tabela, essas colunas só funcionam nas tabelas de anúncios.

  • Quando a coluna for adicionada em uma tabela de anúncios, mas não tiver nenhum utm adicionado, o resultado retornará “-“;
  • Quando a coluna for adicionada em uma tabela que não é de anúncios, retornará um warning avisando que esta combinação é inválida.

Esperamos que essa nova opção permita a você analisar seus anúncios mais profundamente, identificando o que performa melhor e onde concentrar seus esforços de marketing.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time do Suporte via chat! =)

Este artigo foi útil?00