Saiba como escolher as redes sociais ideais para o seu negócio

Em um cenário em que o marketing digital ganha cada vez mais relevância para a construção de marcas e relacionamento com o público, é quase impossível não pensar em investir em redes sociais para empresas.

O Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, entre outras, têm ganhado cada vez mais força para levar conteúdo de qualidade aos usuários, facilitar o atendimento de clientes e, inclusive, realizar vendas.

Porém, isso não significa que vale a pena apostar em todas de uma vez sem um planejamento bem elaborado e sem ter a certeza de que seu público realmente está em cada uma delas.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar as grandes vantagens das redes sociais para empresas, como é possível escolhê-las e quais são os 6 principais canais em que as organizações costumam apostar. Vamos lá?

Por que utilizar redes sociais para empresa?

A presença das empresas nas redes sociais apresenta uma série de benefícios para o desenvolvimento de qualquer negócio no meio digital.

Afinal, esses canais são importantes não só para atrair potenciais clientes, como também para manter um relacionamento e aumentar a autoridade da marca. 

Dentre as principais vantagens que se pode obter com uma boa estratégia de mídias sociais para empresas, podemos listar:

  • o aumento do tráfego do site ou do blog por meio da divulgação de conteúdos dos mesmos e adição de CTAs que levam para esses canais;
  • maior oportunidade de impactar o público com a sua marca, serviços ou produtos, gerando interação e engajamento;
  • facilidade de manter um bom relacionamento com o cliente, tirar suas dúvidas ou responder às suas reclamações por meio do SAC 2.0;
  • aumento da proximidade com o público, o que permite não só conhecê-lo melhor, como também prospectar, fidelizar e medir a satisfação com a sua marca;
  • e a capacidade de mensuração dos resultados das campanhas por meio de métricas claras e acessíveis, além de relatórios completos de mídias sociais.

Mas tudo isso só fará sentido, é claro, se você souber apostar nas redes sociais certas para o seu negócio, que estejam alinhadas ao perfil do seu público.

A seguir, nós te contamos como fazer isso e apresentamos uma lista com os principais canais que são utilizados atualmente pelas empresas. Continue a leitura para conferir!

Como escolher as principais redes sociais para empresas?

Antes de escolher em quais redes investir seu tempo e dinheiro, é preciso fazer um planejamento detalhado que leve em conta quem são suas personas, as principais dores delas e onde elas se encontram.

Mesmo que uma rede social se encontre no auge do sucesso, isso não significa que ela será a mais indicada para divulgar a sua marca e gerar aproximação com o seu público.

Portanto, esse estudo inicial é extremamente importante para quem deseja obter uma presença online estratégica. Feito isso, você deverá planejar o conteúdo e a linguagem de acordo com a finalidade e os recursos que as redes sociais oferecem.

Abaixo, nós apresentamos as principais redes sociais utilizadas no marketing digital hoje em dia e quais vantagens elas podem oferecer para o seu público (caso ele esteja presente nelas).

Facebook

As páginas do Facebook com certeza são um bom canal de comunicação para empresas que possuem um público variado e desejam ter um alcance alto (principalmente por meio do investimento em anúncios).

Isso porque, ao longo dos anos, o Facebook se tornou uma das redes mais diversas e cheias de recursos para quem aposta em mídias sociais. Por lá, é possível fazer postagens com fotos, vídeos, apenas texto ou divulgar links do site ou blog com muita facilidade.

É possível também mensurar o engajamento com o público por meio de comentários, mensagens diretas, compartilhamentos e reações nas postagens. 

Além disso, com o Facebook Ads, você tem a opção de criar anúncios de acordo com seus objetivos (aumentar tráfego ou engajamento, por exemplo) e segmentá-los com maior precisão.

Mas é importante lembrar que, muito além da propaganda da sua marca ou produtos, os usuários estão em busca de conteúdos de valor, que de fato ajudem a solucionar suas dores e desafios no dia a dia.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também tem se tornado uma das maiores redes sociais para empresas se relacionarem com seus públicos. 

O canal, que tem o foco voltado para o visual, oferece diferentes formatos para trabalhar com vídeos e fotos, como postagens no feed, stories, IGTV e reels. Há sempre um recurso novo surgindo para aumentar a interação com os seguidores e ajudar na divulgação de marcas.

Apesar de ter seu foco bastante direcionado para o Instagram Shopping atualmente, a rede também prioriza o conteúdo de qualidade que vai além da venda e que ajuda a criar bons relacionamentos entre empresas e usuários. Por isso, é importante ter muita atenção a isso também.

Por fim, um outro ponto positivo é que o Instagram é integrado ao Facebook e isso permite a criação de campanhas mais segmentadas por meio do Gerenciador de Anúncios. 

LinkedIn

Focado no público B2B, o LinkedIn tem forte presença na divulgação de conteúdos e construção de relacionamento entre empresas ou entre organizações e seus colaboradores em potencial.

As company pages ganharam enorme espaço para negócios que desejam se destacar e, principalmente, para a veiculação de anúncios bem segmentados (por meio de cargos, área de atuação, etc.) e divulgação de vagas.

O maior foco do LinkedIn, sem dúvidas, é a troca de conhecimentos e a construção de networking

Então, além da página da empresa, também é essencial que você tenha um perfil próprio e compartilhe informações relevantes por ele, demonstrando sua autoridade no setor em que trabalha.

Apesar da linguagem ser bastante focada no profissionalismo, o LinkedIn também apresenta algumas ferramentas que ajudam a criar conteúdos mais descontraídos e que mostram o dia a dia do negócio, como é o caso dos stories.

YouTube

Com mais de 2 bilhões de usuários, o YouTube é, sem dúvidas, uma das maiores mídias sociais para produção de conteúdo para o público e construção de autoridade.

A plataforma, que é voltada para a produção audiovisual, permite o planejamento de uma estratégia com conteúdos atrativos, informativos e interativos, principalmente se a sua marca optar por fazer as famosas lives.

Além disso, o YouTube também é o segundo maior buscador do mundo (vindo logo depois do Google) e oferece uma grande oportunidade para se destacar nos rankings de pesquisa por meio de otimizações de SEO.

Porém, antes de definir essa rede social como um canal da sua estratégia, é importante lembrar que ela exige uma produção de conteúdo mais elaborada, com roteiros, gravação dos vídeos, edição e títulos e descrições que sejam atrativos para os usuários.

Twitter

De uma maneira dinâmica e descontraída, o Twitter promete, em seus 280 caracteres para postagens, um jeito diferente e ágil de se relacionar com o público

Cada tweet pode ser feito a partir de diferentes formatos (textos, imagens, vídeos ou gifs) e pode ser um ótimo jeito de aumentar o tráfego do site da sua empresa. 

Além da agilidade para divulgar as informações e novidades para o público, é preciso ter “jogo de cintura” para lidar com críticas ou reclamações, já que as crises também chegam com maior rapidez no Twitter.

Ou seja, antes de escolher esse canal como um dos principais para sua empresa, é preciso saber que o conteúdo precisa ser frequente e o acompanhamento das reações do público também.

Pinterest

Apesar de nem sempre ser tão falado quanto as outras redes sociais para empresas, o Pinterest é bastante apreciado por seus usuários e pode ser uma excelente maneira de apresentar os produtos da sua empresa.

As postagens, que são compostas por imagens e podem vir acompanhadas de legendas e links para outros canais (como site, blog ou YouTube), formam uma verdadeira vitrine para pessoas apaixonadas por moda, viagens, filmes, maquiagem, decoração e muito mais!

Um outro ponto positivo é que essa rede também tem um retorno bastante positivo em buscas orgânicas. Ou seja, se você usar as palavras-chave certas, terá mais chances de se destacar e exibir seus catálogos para o seu público.

Viu como existem diferentes canais que podem ser aproveitados para alavancar seus negócios no digital e fortalecer o relacionamento com seu público?

Agora que você já sabe como selecionar as redes sociais para empresa, é hora de conferir nossas dicas para começar seu planejamento de marketing digital para 2021. Clique aqui para ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *