Na hora de realizar a integração do Instagram Business com o Reportei, um dos pré-requisitos necessários e mais importantes é a conexão com uma página do Facebook.

Como esse processo é obrigatório, é normal nós recebermos, então, muitas dúvidas sobre por que ele acontece e como ele interfere no recolhimento dos dados para a criação do relatório.

Sendo assim, criamos este post especialmente para explicar a importância do vínculo entre o perfil comercial e a página do Facebook, e montamos um passo a passo para ajudar a fazer essa integração. Confira!

Por que é preciso ter uma página no Facebook para fazer a Integração do Instagram Business?

Para responder a essa pergunta, antes precisamos voltar um pouquinho no passado e explicar o processo de criação do Instagram Business quando a rede social passou a fazer parte do Facebook.

Antes de entrar para o time de Zuckerberg, o Instagram era uma mídia totalmente focada em compartilhar experiências pessoais dos usuários e, por isso, alguns recursos como criar anúncios ou acompanhar métricas de desempenho não faziam parte da sua dinâmica. 

No entanto, depois que foi adquirida pelo Facebook, a rede social passou a ampliar as possibilidades para o lado comercial e a entrega de conteúdos alinhados aos interesses dos usuários.

Dessa forma, o Instagram Business foi desenvolvido para que as empresas tivessem opções próximas das que as páginas do Facebook já ofereciam, como:

  • criação de anúncios específicos para os mais diferentes públicos;
  • análise de métricas e performance;
  • possibilidade de se comportar de uma maneira diferente dos usuários com contas pessoais;
  • e, posteriormente, vendas pelo Instagram Shopping.

Mas para que isso acontecesse de forma simples e eficaz, a maneira mais prática era unir os dois mundos e fazer com que um perfil sempre estivesse associado a uma página já existente no Facebook tradicional. 

Sendo assim, é por meio da integração do Instagram Business a uma página que a plataforma garante o acesso a todas as funções de negócio, principalmente ao sistema de anúncios.

Podemos dizer, então, que o perfil comercial do Instagram passou a ser o braço de uma página do Facebook e, com isso, ganhou recursos que facilitam a adesão das marcas e seu desenvolvimento na rede social.

Mas como isso tudo afeta a integração do Instagram Business ao Reportei?

Como o Instagram faz parte do Facebook e tem vários recursos atrelados a ele, a única forma, atualmente, de fazer a integração da conta ao Reportei via API (Application Programming Interface) é por meio da existência de uma página.

Ou seja, você precisa criar um perfil comercial e integrá-lo à página correspondente para que possamos reunir todos os seus resultados e entregar um relatório completo sobre o seu negócio.

Sem essa associação, é impossível ter acesso aos recursos e, consequentemente, a todas as informações, principalmente do gerenciador de anúncios

Por isso, se você ainda não tem uma conta comercial para a sua empresa ou ela ainda não está associada a uma página do Facebook, nós explicamos abaixo como fazer!

Como integrar a conta do Instagram a uma página do Facebook?

Antes de tudo, precisamos deixar claro que para fazer a integração do Instagram Business ao Facebook você precisa ser o administrador da página correspondente ao seu negócio. Se esse não for o caso, ela não irá aparecer como opção para você na hora de tentar conectar. 

Outro ponto importante é que o perfil comercial só pode ser integrado a uma única página do Facebook, ok?

Dito isso, o passo a passo para ter a sua conta no Instagram Business é muito simples:

  • basta ir ao seu perfil e acessar as configurações;
  • depois, clique na aba “Contas” e, lá no fim, em “Mudar para conta profissional”;
  • a seguir, você deverá escolher entre as opções “Criador de conteúdo” ou “Empresa” e precisará preencher as informações do seu negócio;
  • por fim, a ferramenta irá redirecionar automaticamente para a possibilidade de vincular com uma página do Facebook e mostrará as opções disponíveis no seu perfil.

Caso você já tenha uma conta comercial, existem dois caminhos que permitem a conexão ao Facebook. O primeiro é por meio do próprio aplicativo do Instagram:

  1. acesse a mesma aba “Contas”, nas configurações do perfil, e depois “Contas vinculadas”;
  2. toque na opção “Facebook” e faça login, caso ainda não tenha conectado;
  3. depois que estiver integrado ao seu perfil, clique em “Facebook” novamente e depois em “Compartilhar em”, para escolher a página referente à sua empresa.

A outra forma de vincular é pela própria página do Facebook. Sendo assim, basta acessá-la e:

  1. clicar em “Configurações de página” e depois, no menu lateral esquerdo, selecionar “Instagram”;
  2. toque em “Conectar conta” e faça login no perfil do Instagram que deseja integrar;
  3. confirme a conexão e pronto, suas contas já estarão vinculadas!

Quais métricas do Instagram Business eu consigo analisar pelo Reportei?

Com o seu perfil conectado a uma página do Facebook, realizar a integração do Instagram Business ao Reportei é muito fácil e abre um grande leque de opções para você analisar seus resultados de forma mais completa.

Desse modo, você passa a ter acesso a todas as métricas e à performance tanto no feed quanto nos stories. Olha só o que você encontra no relatório:

  • números de seguidores e de novos seguidores;
  • alcance e impressões;
  • visualizações do perfil;
  • cliques do perfil (em telefone, endereço, site e e-mail);
  • engajamento total das postagens;
  • curtidas e comentários;
  • alcance das postagens;
  • posts salvos;
  • alcance e impressões dos stories;
  • toques para avançar e voltar;
  • saídas, retenção e respostas aos stories.

Além disso, se você gerencia anúncios para o seu negócio, também temos esses investimentos detalhados no relatório de Facebook Ads.

Você tem acesso a abas específicas do Instagram, que mostram cliques, Custo por Clique (CPC), alcance e valor investido, além de dados referentes às ações realizadas pelos usuários a partir dos anúncios.

Incrível, não é mesmo? Se você ainda não acompanha esses resultados pelo Reportei, faça a integração do Instagram Business à nossa ferramenta agora mesmo e teste todas as funcionalidades presentes para essa rede social!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *