Com a chegada de 2021, é indispensável para agências, empresas e freelancers reservar um tempo para repensar as ações de seus projetos, seus objetivos e estruturar o planejamento de Marketing Digital.

Afinal, apesar de ter sido um ano cheio de desafios, 2020 trouxe lições importantes para quem investe ou deseja investir na presença online. 

Como a tendência é que no próximo ano o digital continue a crescer e se solidificar desde as relações com o público até o fechamento de vendas, é essencial que todos estejam preparados para obter os melhores resultados com estratégias para esse meio. 

Por isso, se você ainda não iniciou seu planejamento de Marketing Digital para 2021, não se preocupe! Abaixo, nós listamos 5 passos fundamentais para começar agora mesmo. Confira!

 

1. Comece com uma retrospectiva de 2020

Independentemente do setor, assim como outras empresas, você com certeza se surpreendeu com o maior acontecimento de 2020 — a pandemia — e teve receio de que todos os seus planos para o ano fossem por água abaixo. 

De fato, alguns negócios sofreram bastante com a paralisação de atividades presenciais, enquanto outros tiveram mais facilidade de se adaptar ao novo cenário que tinha como foco o digital.

Por isso, mais do que em qualquer outro ano, 2020 merece uma retrospectiva detalhada e uma comparação entre o que foi planejamento e os seus resultados.

Antes de definir novos objetivos, metas e indicadores, reúna-se com a sua equipe para levantar todos os dados, conversar sobre as mudanças de comportamento dos seus consumidores e como as ações realizadas repercutiram na sua marca no meio online.

Além disso, não deixe de mapear outros riscos que podem surgir ao longo do ano e possíveis soluções para eles. Isso ajudará a tornar seu planejamento de Marketing Digital para 2021 mais completo.

 

2. Repense a jornada de compra do consumidor

Com o ganho de força do meio digital em 2020, com certeza uma das maiores mudanças vivenciadas foi o caminho percorrido pelo consumidor em sua jornada de compra.

Se antes muitas marcas utilizavam o online como um apoio para negociações presenciais, agora os e-commerces, deliverys, chamadas por vídeo e outros formatos de comercialização são essenciais para quem quer vender.

Mas além de refletir sobre esses canais, é preciso repensar também todo o trajeto feito pelo cliente até chegar à compra do seu produto ou serviço. 

Apesar de muitas pessoas ainda enxergarem a jornada de compra como uma linha reta (que envolve a descoberta, reconhecimento, consideração e decisão), a verdade é que esse caminho envolve uma exploração intensa em busca de autoridade, provas sociais e valor para aquela aquisição.

Não é à toa que, em julho de 2020, o Google lançou o relatório “Decoding Decisions: making sense of the messy middle” para mostrar como funciona esse processo.

O “messy middle”, no caso, seria o “meio confuso”, que liga a descoberta à compra e é marcado por uma experiência não-linear. Para entender como funciona essa nova jornada, clique aqui e confira o e-book completo do Google! 

 

3. Busque formas de personalizar a experiência do cliente

Falando em experiência do cliente, você não pode deixar de considerar a personalização em seu planejamento de Marketing Digital para 2021.

Essa é uma tendência que vem sendo falada há algum tempo, mas com as mudanças nos hábitos de consumo que aconteceram em 2020, ela tem se tornado cada vez mais essencial para as marcas.

Portanto, além de definir canais de comunicação e vendas, é preciso produzir conteúdo que, de fato, seja relevante, conversar na mesma linguagem que esses consumidores e oferecer soluções reais para seus problemas.

Se ainda não sabe o que mudar para atender a essas expectativas, busque fazer uma pesquisa com seus atuais clientes para entender quais são suas dores e o que eles esperam da sua marca. 

Isso ajudará a criar e atualizar suas personas a partir de informações reais e fará com que você acompanhe todas as suas mudanças de hábitos, seja para consumo ou relacionamento em redes sociais, por exemplo.

 

4. Fique de olho nas tendências de Marketing Digital para 2021

Uma outra boa maneira de oferecer experiências únicas para seus clientes é acompanhar as tendências de Marketing Digital para 2021

A maioria delas está diretamente relacionada às mudanças nos hábitos de consumo e precisam ser levadas em consideração no seu planejamento. 

Algumas das mais importantes, por exemplo, são a integração entre e-commerce e redes sociais (como a utilização do Instagram Shopping) e o uso de vídeos curtos para relacionamento, seja por meio do Tik Tok ou da funcionalidade Reels do Instagram. 

Mas as tendências não param por aí. A inteligência artificial também chega com força total para proporcionar uma experiência mais completa para os consumidores.

Em relação às buscas orgânicas, destacam-se, ainda, o impacto das estratégias de SEO para aprimorar os resultados orgânicos dos sites, o aumento de pesquisas por voz e, é claro, o Google Meu Negócio — que em um mundo pós-pandemia, será um importante instrumento para atrair pessoas às lojas físicas.

 

5. Defina metas e indicadores para o ano

Após realizar a sua retrospectiva de 2020 e entender de perto como seus clientes têm vivenciado suas experiências no meio online, é hora de pensar nas metas e indicadores para o seu planejamento de Marketing Digital. 

Mais uma vez, é importante lembrar da adaptação a esse novo cenário construído pela pandemia e mapear todos os potenciais riscos que podem vir em 2021, para que, caso tenha alguma surpresa negativa, ela não seja tão impactante.

De acordo com o seu objetivo, reflita sobre os principais desafios para o seu negócio e quais ações de marketing podem ajudar a superá-los. 

Mas não se esqueça: apesar de as metas serem importantes pontos de partida para a elaboração de estratégia e mensuração dos resultados, elas precisam estar adequadas à realidade vivida por você ou pelo seu cliente, caso seja uma agência ou freelancer.

Definir metas ou indicadores muito altos, que sejam difíceis de alcançar, podem gerar frustrações para sua equipe e atrapalhar o desenvolvimento do projeto.

Ao longo do ano, também reserve momentos para revisar as métricas e KPIs e, se for necessário, faça ajustes para que eles se adequem ao cenário ideal para a sua empresa e seus projetos.

Agora que você já sabe quais são os cinco passos essenciais para começar seu planejamento de Marketing Digital para 2021, conta para a gente: o que mais você está planejando para o novo ano? Deixe um comentário com a sua resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *