Ativo no Brasil desde março de 2018, o Instagram Shopping é uma ferramenta que vem mudando cada vez mais a relação entre marcas e clientes na principal plataforma de fotos e vídeos.

Se antes o objetivo da rede social era apenas divulgar os produtos e a empresa, agora ela passa a ser uma peça essencial na jornada de compra do consumidor.

Isso acontece porque, agora, boa parte das empresas pode habilitar a loja do Instagram e direcionar clientes para um e-commerce por meio da marcação de produtos nas publicações.

Ou seja, não se trata mais só de gerar engajamento e bons relacionamentos, mas também de vender e aumentar a taxa de conversão de negócios que se encaixam nos requisitos e políticas comerciais do Instagram.

Para você que quer conhecer de perto como funciona a loja do Instagram, nós criamos esse guia com os benefícios da ferramenta, todas as informações sobre os requisitos necessários e as etapas de configuração. Vamos lá?

Por que vender pelo aplicativo?

Segundo o próprio Instagram, cerca de 130 milhões de contas tocam em publicações de compras para saber informações sobre os produtos todos os meses, enquanto 500 milhões de perfis ficam de olho no Stories diariamente.

Exatamente por causa dessa movimentação muito grande, o Instagram tem ganhado cada vez mais espaço na divulgação de empresas que trabalham, principalmente, com o comércio virtual.

A venda de produtos pelo Instagram Shopping se tornou, então, uma ferramenta essencial para quem deseja simplificar o processo e fazer com que os clientes cheguem mais rápido à etapa de compra.

Além de facilitar o acesso dos usuários aos seus produtos e preços, essa funcionalidade também tende a aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce, já que o usuário pode realizar a compra com apenas um clique.

Portanto, se a sua marca ainda não pensou em ativar essa função, é hora de rever a sua estratégia agora mesmo!

Como começar a usar o Instagram Shopping?

Antes de começar a usar o Instagram Shopping no seu perfil, é preciso ter atenção a alguns requisitos exigidos pela plataforma.

Os mais importantes são que o perfil precisa ser comercial e a empresa deve ter um e-commerce, já que essa funcionalidade apenas direciona o usuário para a página onde o produto é vendido e não realiza o processo completo de venda.

Outro ponto importante para ativar o Instagram Shopping é que a loja deve vender apenas produtos físicos que sigam as políticas comerciais da rede social.

Dentre as proibições, está a venda de animais, bebidas alcoólicas, itens e serviços de saúde, entre outros. Para conferir a lista completa, clique aqui!

Além disso, você precisa criar um catálogo no Facebook com os seus produtos para conseguir ativar a ferramenta no Instagram. É possível fazer esse cadastro tanto pelo Gerenciador de Anúncios quanto diretamente pela página da sua empresa no Facebook.

Ao cumprir todas essas etapas, a sua conta deverá ser enviada para análise, para que o Instagram se certifique de que ela atende a todos os requisitos, e poderá ser aprovada para começar a vender pelo aplicativo.

Configure a loja no seu perfil

Quando estiver tudo certo com a sua conta e ela for aprovada para usar o recurso Compras no Instagram, você poderá ativar a loja no seu perfil. Abaixo, você confere o passo a passo para fazer essa configuração:

  1. Acesse o seu perfil no Instagram e vá para as Configurações;
  2. Acesse a aba Empresa e, em seguida, clique em Compras (esse recurso estará disponível apenas para contas que foram previamente aprovadas);
  3. Depois, toque em Continuar e selecione o catálogo de produtos que você deseja conectar ao seu perfil;
  4. Por fim, toque em Concluir para finalizar a configuração.

Marque produtos nas publicações

Agora que o Instagram Shopping foi ativado no seu perfil, é hora de começar a marcar os produtos do seu catálogo nas suas fotos.

A inclusão de tags às suas publicações é uma etapa muito simples e rápida, porque a opção de fazer marcações já fica automaticamente disponível na configuração do post quando a loja está ativa.

Sendo assim, no mesmo local em que você insere a legenda e demais informações, há a opção de pesquisar um produto do catálogo e adicioná-lo à foto que corresponde a ele.

Mas vale ter atenção a um ponto importante: você só pode marcar, no máximo, cinco produtos por foto e 20 nas postagens em formato de carrossel.

Além disso, também há a opção de marcar produtos nos posts do Instagram Stories. Basta selecionar o ícone de etiqueta quando estiver editando a publicação e pesquisar o produto que deseja incluir.

Depois disso, é só mover a etiqueta para que ela fique próxima ao item anunciado. Fácil, não é mesmo?

Porém, como em toda boa estratégia, é preciso saber como conectar esse recurso a ações que realmente sejam interessantes para o seu público e despertem a atenção dele.

Afinal, não basta apenas marcar os produtos em todas as postagens. É preciso divulgar a loja, manter o catálogo sempre atualizado e utilizar fotos que tenham tudo a ver com o perfil do cliente.

Somente assim você conseguirá obter sucesso com a sua loja do Instagram e desenvolver o seu e-commerce a partir das redes sociais.

Agora que você já sabe tudo sobre o Instagram Shopping, vale a pena ler também sobre as 8 métricas do Instagram que irão ajudar você a medir o sucesso das suas estratégias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *