5 Dicas para Instagram Stories em Marketing Digital

O Instagram Stories é, sem dúvidas, uma das funcionalidades mais incríveis que uma rede social poderia ter atualmente.

Afinal, ele permite que os usuários compartilhem suas rotinas de uma forma mais dinâmica, usando publicações que duram no máximo 24 horas, e interajam uns com os outros com mais facilidade, gerando aproximação e criando vínculos.

Devido a esse grande sucesso, as empresas também têm apostado em estratégias de marketing digital específicas para essa ferramenta e focado em uma comunicação mais eficiente com o público.

Por isso, nós criamos esse post com cinco dicas que irão ajudar você a adotar o Instagram Stories nas ações de marketing dos seus clientes e a mensurar quais conteúdos realmente geram os resultados esperados. Confira!

Crie conteúdos relevantes para o formato do Instagram Stories

Assim como acontece em qualquer rede social, o Instagram Stories também exige a produção de conteúdos que sejam relevantes e atrativos para o seu público.

Por isso, antes de começar a utilizar os stories na sua estratégia de marketing digital, você deve levar em consideração os assuntos que são, de fato, interessantes para os seus seguidores e a forma como esses temas podem aumentar a interação entre o usuário e a empresa.

Muito além de apresentar seus produtos ou serviços, você deve mostrar como a sua organização oferece soluções reais para os seus clientes. Um bom jeito de fazer isso é expor cases de sucesso, por exemplo.

Agora, se o seu foco é a aproximação com o seu público, vale a pena pensar em stories que mostrem os bastidores ou as novidades da sua empresa e insiram o seguidor na sua realidade.

Com o conteúdo planejado e bem organizado, é só escolher o formato ideal para divulgá-lo (fotos, artes ou vídeos) e aproveitar as ferramentas da plataforma para torná-lo ainda mais interessante.

Destaques no perfil

Para fugir do prazo curto de 24 horas e manter o seu conteúdo do Instagram Stories por mais tempo, é só utilizar a função “destaques” no seu perfil.

Normalmente, os usuários e empresas costumam criar seções específicas para distribuir os stories e deixar os destaques mais organizados e alinhados ao padrão visual que usam no feed.

Sendo assim, você pode montar categorias de acordo com os conteúdos mais importantes, como “produtos”, “serviços”, “cases” ou “novidades”. É só soltar a criatividade e lembrar, mais uma vez, que cada detalhe deve despertar o interesse do seu público.

Utilize as funções do Instagram Stories para deixar seu conteúdo mais interativo

De uma maneira mais leve e dinâmica, o Instagram Stories é utilizado por muitas empresas com o objetivo de aumentar a interação com os seguidores e fazer com que eles se sintam mais próximos da marca.

Por conta disso, essa funcionalidade do Instagram recebe, frequentemente, atualizações que são totalmente focadas na construção de um relacionamento com o público.

Dentre essas funções, podemos destacar as tags de geolocalização e menção, ferramentas de edição de fotos e vídeos, links que podem direcionar para um site específico, gifs, perguntas, enquetes e testes.

Se utilizados corretamente, esses mecanismos se tornam excelentes parceiros para os conteúdos produzidos para o Instagram, uma vez que prendem a atenção da audiência e podem levar mais usuários para publicações do feed, por exemplo.

Faça lives para aumentar o engajamento com o seu público

Um dos recursos mais importantes e utilizados no Instagram Stories são os vídeos ao vivo (também conhecidos como lives).

Essa tendência, que vem ganhando cada vez mais destaque em 2019, é uma estratégia poderosa para quem quer gerar mais aproximação e interação com o público.

Para os conteúdos das lives, você pode apostar em dicas exclusivas sobre a área de atuação da empresa, divulgação de novidades ou parcerias com outros profissionais que podem complementar o seu conhecimento.

Quanto mais atrativas, espontâneas e humanizadas forem as lives, maior será o engajamento com os seus seguidores!

Aposte em anúncios e parcerias para ampliar a visibilidade da sua marca

Uma boa forma de atrair mais usuários para o seu perfil ou para o seu site é planejar anúncios específicos para o Instagram Stories.

Com um bom conteúdo e um Call-to-Action (CTA) atrativo, o patrocínio de posts com o formato de stories pode tanto ampliar a visibilidade da sua marca quanto aumentar as suas chances de conversão.

Além disso, você pode investir também em parcerias estratégicas para promover ainda mais os seus produtos ou serviços.

Todos sabem que os influenciadores digitais têm se destacado cada vez mais nas redes sociais e, principalmente, no Instagram. Então, por que não apostar nessas parcerias para alcançar o seu público de uma forma eficaz?

Como várias personalidades da internet utilizam o Instagram Stories para compartilhar a própria rotina, é possível alinhar a divulgação do seu produto ou serviço ao dia a dia de um influenciador que tenha afinidade com o seus potenciais clientes.

Acompanhe os resultados da sua estratégia

Depois de seguir todas as dicas acima, é preciso acompanhar e verificar se a sua estratégia de marketing para Instagram Stories está realmente gerando os resultados esperados.

A análise de desempenho é um passo importante para descobrir como os usuários interagem com os seus stories (o conteúdo prende a atenção ou eles passam direto?) e quantos realizam ações importantes, como clicar em um link que redireciona para o seu site.

A partir disso, você pode mudar a sua estratégia para que ela gere resultados melhores para o seu investimento em marketing ou implementar melhorias que aumentem ainda mais a visibilidade da sua marca.

No relatório de Instagram Stories do Reportei, você encontra seis métricas essenciais para analisar as ações realizadas em seus stories. São elas: alcance, impressões, respostas, saídas, toques para avançar e toques para voltar.

Por meio delas, você consegue avaliar quais tipos de conteúdo criam mais engajamento com o seu público e ajustar os seus objetivos para que eles fiquem mais próximo daquilo que os seus seguidores desejam consumir.

Dessa forma, é possível reiniciar o ciclo de uma maneira mais estratégica e focar na construção de vínculos mais fortes com os seus clientes em potencial.

Quer conhecer de perto o relatório de Instagram Stories do Reportei? Então acesse a sua conta ou faça o seu cadastro no nosso site para testar essa nova função da plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *