Como fazer a primeira carteira de clientes sendo freelancer?

Como fazer a primeira carteira de clientes sendo freelancer?
Confira nossas 5 dicas para construir e gerenciar sua primeira carteira de clientes enquanto freelancer.

Confira nossas 5 dicas para construir e gerenciar sua primeira carteira de clientes enquanto freelancer

Com especialização, dedicação e consistência, a carreira de freelancer pode ser sinônimo de sucesso e estabilidade ao longo do tempo. Porém, um dos maiores desafios é, sem dúvidas, a construção da primeira carteira de clientes.

É a partir dela que você conseguirá ter um bom portfólio, comprovar a qualidade do seu trabalho e, inclusive, receber indicações de novos clientes. Afinal, a melhor propaganda ainda é o “boca a boca”, não é mesmo?

Por isso, selecionamos aqui cinco dicas para ajudar você não só a construir sua carteira de clientes, como também gerir e fidelizar os contratantes dos seus serviços. Confira!

5 dicas para iniciar sua carteira de clientes

Existem diversas maneiras de começar sua carteira de clientes, mas os pontos de partida principais são o desenvolvimento de relações de confiança e a demonstração de valor dos seus serviços.

Abaixo, listamos cinco dicas relacionadas a essas questões para auxiliar em sua primeira carteira de clientes e na evolução da mesma. Vamos lá?

1. Comece pela prospecção ativa

Para que uma carreira de freelancer comece, o primeiro passo é a prospecção ativa de clientes. Essa é uma das etapas mais desafiadoras do processo, porque exige a determinação de buscar e abordar oportunidades de negócio. 

Como ainda é um desconhecido para o potencial cliente, você pode convidá-lo para uma reunião, oferecer um diagnóstico gratuito e, caso já tenha um portfólio, enviar seus principais projetos. 

O mais importante é saber demonstrar o valor dos seus serviços e não desanimar caso o cliente não esteja preparado para fechar contrato em um primeiro momento.

Outra maneira interessante de conseguir os primeiros trabalhos é por meio de sites para freelancers, que ajudam a conectar profissionais a pessoas interessadas em seus serviços, o que torna essa primeira fase de prospecção mais eficiente. 

2. Aposte em networking

Manter uma rede de contatos é uma excelente maneira de conseguir indicações de novos clientes e parceiros de trabalho. O networking, é claro, não é construído de um dia para o outro, mas fortalece sua imagem e aumenta as oportunidades de negócio com o passar do tempo.

Participar de redes sociais, como o LinkedIn, comunidades de marketing digital e eventos da área são bons primeiros passos para conhecer outros profissionais e, por consequência, novos potenciais clientes.

3. Construa sua própria marca

Inclusive, fortalecer sua imagem no mercado vai muito além de ter uma rede de contatos profissional. A construção do seu personal branding é essencial para conquistar autoridade no marketing digital e ainda mais oportunidades de negócio.

Por exemplo, você pode ter um site, um blog e usar as redes sociais para produzir conteúdos que gerem credibilidade, eduquem a sua audiência e ajudem potenciais clientes a encontrar seus serviços.

4. Desenvolva seu portfólio

Um dos grandes pontos que interferem na decisão de um prospect é conhecer os projetos que já foram desenvolvidos por você e saber como eles geraram resultados para outras empresas.

Sendo assim, o desenvolvimento de um portfólio e de cases de sucesso é primordial para demonstrar que você entrega serviços de qualidade e está disposto a fazer o mesmo pelo cliente que está em negociação. 

Se ainda não tem projetos para adicionar em seu portfólio, não se preocupe. Você pode, por exemplo, começar pelas suas próprias redes sociais/blog/site e aproveitar os materiais para mostrá-los aos primeiros prospects

5. Continue a se especializar

Por fim, nunca deixe de se especializar em sua área e se atualizar sobre as tendências do mercado. Afinal, o marketing digital muda a todo momento e, com certeza, seus clientes vão querer avançar com ele. 

Na internet, é possível encontrar diversos cursos gratuitos e pagos para desenvolver suas habilidades. Além disso, há eventos, webinars e diversas outras oportunidades de estudos que podem auxiliar nesse processo.

Gestão de carteira de clientes e fidelização

Muito além de criar a sua primeira carteira, é preciso fazer uma gestão apropriada dos clientes para garantir a fidelização e a retenção das contas

Isso porque reter clientes satisfeitos, além de ser mais fácil do que adquirir novos, sempre abre portas para indicações e fechamento de novos contratos, o que torna mais simples a expansão da sua carteira.

Dessa forma, selecionamos abaixo quatro dicas essenciais para ajudar nesse gerenciamento:

  1. Comprometa-se a entregar sempre o melhor serviço, de maneira a auxiliar seus clientes com suas dores, seus objetivos e os melhores resultados.
  2. Eduque seu cliente sobre a importância do marketing digital para seu negócio, de forma que ele participe ativamente do projeto e enxergue mais valor em suas entregas.
  3. Mantenha a comunicação sempre ativa para facilitar o alinhamento de expectativas e criar vínculos de confiança com seus clientes.
  4. Apresente frequentemente os resultados do projeto. Quanto mais o decisor estiver por dentro das análises e das estratégias, melhor para reforçar o vínculo de confiança.

Gostou das nossas dicas sobre como criar e gerenciar sua carteira de clientes? Então aproveite para ler também nosso artigo com 4 dicas sobre como analisar seus relatórios de marketing digital e melhorar ainda mais a relação e comunicação com seu decisor!

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe