Confira nossa lista e encontre trabalhos nos melhores sites para freelancer

Para quem deseja começar a trabalhar por conta própria ou ganhar uma renda extra no mês, uma ótima opção é buscar oportunidades em sites para freelancer.

Esses canais fazem a conexão entre clientes e o profissional que deseja oferecer seus serviços — seja ele um redator, designer, programador, entre diversas outras áreas de atuação. A partir disso, é possível escolher tanto jobs pontuais quanto recorrentes, como produção de conteúdo para blog ou redes sociais. 

Então, se você deseja atuar como freela, confira esta lista que preparamos com 6 sites para freelancer que vale a pena conhecer. Mas antes, veja também a lista de dicas que preparamos para quem deseja começar a trabalhar por conta própria. 

Como começar a trabalhar como freelancer?

Ser freelancer é uma excelente forma de ganhar independência em seu dia a dia de trabalho, garantir uma graninha a mais para ter mais tranquilidade ao longo do mês ou guardar para o futuro. 

Porém, é normal que, ao fazer essa escolha, alguns profissionais se sintam perdidos sobre como começar e onde buscar clientes que precisem de seus serviços

Uma das melhores opções, então, é se cadastrar em sites para freelancers que fazem essa ponte entre o cliente e o prestador de serviços, garantindo que você tenha mais opções e não precise gastar tanto tempo com prospecção. 

Mas, para obter sucesso por meio desses canais, é válido se ligar em duas dicas importantes:

  1. Por se tratar de um trabalho informal e, por isso, um pouco mais instável, é interessante que você se cadastre em mais de uma plataforma para aumentar suas chances de conseguir jobs e ter sempre uma renda extra entrando.
  2. Além disso, caso opte por fazer trabalhos recorrentes, seja em uma plataforma ou fora dela, não se prenda a apenas um cliente. Porque, mesmo que pague bem, se ele desejar encerrar o serviço de uma hora para outra, você perde a sua renda.

Se você deseja iniciar realmente uma carreira de freelancer e avançar nessa opção, vale a pena conferir nosso artigo com 6 dicas para ter mais tranquilidade nesse processo. Clique aqui para ler! 

6 sites para freelancer

Agora que já sabe por onde começar, é hora de conhecer os 6 sites para freelancer que são ótimas opções para trabalhar por conta própria. Vamos lá?

1. Workana

Uma das plataformas mais conhecidas para trabalhar como freela é a Workana, que reúne jobs para as mais diversas áreas, como marketing digital, programação, jurídica, design, finanças e até engenharia. 

Por meio dela, o cliente cadastra o projeto que necessita e os freelancers enviam suas propostas, com valores, prazos e outras informações relevantes para o desenvolvimento do trabalho. Com isso, o cliente escolhe o profissional que mais se adequa ao job e ele é iniciado. 

Um grande ponto positivo da Workana é que o processo de pagamento é bastante seguro. Mesmo que o freela só receba depois que o projeto é concluído, o depósito do valor é feito pelo cliente à plataforma assim que a proposta é aceita. Ou seja, as duas partes ficam mais tranquilas.

Como a precificação é uma etapa que depende de você, o ideal é pensar em um valor que seja justo para ambos e evitar a cilada de cobrar preços abaixo do mercado por conta da alta concorrência.  

Dúvidas sobre como precificar seus jobs? Não tem problema, a gente te ajuda com a Calculadora de Freela, nossa ferramenta gratuita, e o nosso curso exclusivo: o Precifiquei

2. 99Freelas

Outro site para freelancer muito famoso é o 99Freelas, que funciona de uma maneira bastante parecida com a Workana: o cliente cadastra o projeto que necessita e os freelas apresentam propostas para eles. 

Também há diversas áreas disponíveis para trabalhar, como produção de conteúdo, programação, design, edição de vídeos, entre muitas outras. 

Um ponto de destaque para o 99Freelas é que o profissional, ao criar seu perfil na plataforma, pode desenvolver um “currículo”, com suas informações e portfólio, para que o cliente faça uma avaliação prévia antes de escolher a melhor proposta para seu job.

Além disso, o cliente também tem a opção de avaliar os freelancers ao fim de cada projeto, o que funciona como uma indicação para outros contratantes no futuro

O 99Freelas tem tanto plano gratuito quanto planos pagos, que acabam oferecendo mais vantagens para freelancers que desejam se destacar no site.

3. Rock Content

Focada em produção de conteúdo para a internet, a Plataforma Rock Content é uma ótima opção para freelas que buscam trabalhos recorrentes de redação, revisão, gerenciamento de projetos, roteiros de vídeo, design e desenvolvimento web.

Ao contrário dos dois sites para freelancer anteriores, neste não há envio de propostas, mas a escolha dos jobs a partir de tarefas que ficam disponíveis para você. Sendo assim, sempre há facilidade de encontrar novos trabalhos e se planejar para realizá-los.

Os valores pagos costumam ser fixos, levando em consideração o tipo de demanda e sua complexidade, o que também ajuda a ter um planejamento financeiro. 

Outros dois pontos positivos é que a plataforma permite que você produza para as áreas que tem mais interesse (como saúde, educação, beleza, mercado imobiliário, entre outras) e disponibiliza cursos gratuitos para auxiliar em sua qualificação. 

4. GetNinjas

O GetNinjas, sem dúvidas, é um dos sites com maior diversidade de serviços para freelancers. Nele, há profissionais tanto de marketing digital, design e tecnologia no geral, quanto ofertas relacionadas a aulas, eventos, moda, assistência técnica, entre muitas outras.

O objetivo da plataforma é fazer a conexão entre os clientes e os freelas, mas sem se envolver na negociação, como acontece nos sites anteriores. 

Veja como funciona o passo a passo do processo:

  • a pessoa, ao fazer o cadastro, descreve o serviço que necessita e seu pedido fica disponível aos profissionais disponíveis em sua região por 48 horas;
  • os freelancers que estiverem interessados podem desbloquear o contato do contratante usando o sistema de moedas do site (elas podem ser adquiridas pelo próprio app ou pela Central de Atendimento);
  • com o contato liberado, basta entrar em contato com o cliente para se apresentar e fazer uma proposta — ele pode receber até quatro propostas pelo GetNinjas;
  • a negociação é toda feita entre os envolvidos, inclusive a forma de pagamento. Depois da entrega do serviço, o cliente pode fazer uma avaliação para ajudar em futuras propostas.

5. Contentools

A Contentools é um site para freelancers que disponibiliza os mais diversos serviços relativos a comunicação e marketing, como redação, edição, gestão de conteúdo, vídeos, Inbound, design e muito mais!

Há sempre vagas disponíveis para essas áreas e, para fazer parte do time, é preciso passar por um processo seletivo de três etapas:

  1. Análise da documentação e dos pré-requisitos necessários para a vaga;
  2. Produção de um conteúdo como teste, que é enviado pela plataforma da Contentools;
  3. Onboarding para entender melhor o funcionamento da plataforma teste com 12 perguntas sobre a Comunidade Contentools.

A participação na Comunidade é gratuita e os profissionais podem contar com suporte da plataforma e um contato mais próximo com os clientes, o que possibilita uma produção mais alinhada com os propósitos da empresa. 

Além disso, é exigida uma certificação em Inbound Marketing e ser Microempreendedor Individual (MEI). Clique aqui e saiba como emitir seu CNPJ!

6. Freelancer.com

No Freelancer.com também há diversos serviços disponíveis, nas mais diferentes áreas (de comunicação digital a finanças) e o site tem um funcionamento bastante parecido com a Workana e o 99Freelas. 

Dessa forma, os clientes podem publicar seus projetos, especificando exatamente o que precisam, e receber em pouco tempo propostas de profissionais qualificados para o trabalho. Ou, se preferirem, eles podem buscar pelo freelancer ideal — então, quanto mais completo for o perfil, melhor!

O pagamento é feito de maneira prévia à plataforma e liberado para o freela quando metas do projeto são alcançadas ou o serviço é entregue. 

Outro ponto interessante é que o Aplicativo do Freelancer.com auxilia em toda a gestão do projeto, que ajuda tanto no desenvolvimento das tarefas quanto na comunicação com o cliente, que pode acompanhar tudo de perto e, inclusive, tirar dúvidas pelo chat. Prático, não é mesmo?

Afinal, garantir a produtividade, principalmente na carreira de freela, é muito importante. Por isso, além de listar os melhores sites para freelancer, também deixamos aqui uma outra dica para você: o nosso artigo com 8 ferramentas de produtividade indispensáveis para sua rotina. Clique e confira agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *