Na dúvida entre TikTok ou Reels? Confira as diferenças e benefícios de cada ferramenta para sua marca

Com os vídeos curtos ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital, vemos constantemente o movimento que as marcas têm feito para investirem em ferramentas como o TikTok ou Instagram Reels

Ambas as plataformas têm ganhado muito em popularidade nos últimos anos e, com certeza, você já deve ter se questionado sobre qual seria a melhor opção para criar seu próprio conteúdo ou o do seu cliente. 

Mas, mesmo tendo propostas parecidas, a verdade é que as duas possuem algumas diferenças importantes que podem impactar na sua decisão. Confira abaixo a comparação entre TikTok e Reels, e descubra qual se adequa mais à sua estratégia digital.

TikTok x Reels: veja a comparação entre as ferramentas

Antes de tudo, precisamos destacar que as ferramentas apresentam uma diferença crucial já em seus propósitos e na maneira que são disponibilizadas aos usuários.

O TikTok é uma rede social que trabalha exclusivamente com a produção, edição e compartilhamento de vídeos curtos. Isso faz com que o conteúdo seja obrigatoriamente no formato audiovisual, mas abre muitas possibilidades para alcançar, principalmente, o público jovem.

Por outro lado, o Reels, assim como os Stories, é uma funcionalidade pertencente ao Instagram. Ou seja, trata-se de um formato relativamente novo, que é focado no audiovisual e no mesmo formato de conteúdo dinâmico do TikTok — foi criado, inclusive, para concorrer com ele, mas com o objetivo de atingir um público mais extenso.

Sendo assim, para produzir para o Reels, é preciso ter uma conta do Instagram, o que também contribui para ter acesso aos mais diferentes recursos em uma só rede social. 

Além disso, selecionamos abaixo outras comparações importantes para você escolher entre o TikTok ou Reels, como suas ferramentas de edição dos vídeos, biblioteca de músicas, alcance dos vídeos e muito mais. Acompanhe!

Recursos de edição

Quando falamos de ferramentas de edição, tanto o TikTok quanto o Reels apresentam uma grande variedade de recursos, que vão desde o básico (como adicionar textos, emojis e músicas de fundo) até mudança de velocidade do vídeo, inclusão de efeitos animados e criação de transições.

Porém, o TikTok, por ser uma plataforma que investe exclusivamente em audiovisual, acaba saindo na frente do Reels ao lançar novos recursos, como filtros e efeitos especiais de voz. 

Outro ponto que também faz com que a rede social chinesa se destaque é o limite de tempo de gravação, que aumentou de 60 segundos para 3 minutos. Já a funcionalidade do Instagram, que começou com conteúdos de até 30 segundos, agora permite gravações até 60 segundos.

Biblioteca de músicas

Uma funcionalidade bem interessante presente nas duas plataformas é a possibilidade de adicionar músicas de fundo nos vídeos. Ambas têm uma biblioteca bem extensa, o que facilita bastante a vida de quem produz conteúdos, não é mesmo?

No entanto, é preciso ter atenção a apenas um ponto: enquanto o TikTok libera esse recurso para todos os tipos de contas, o Instagram permite seu uso apenas por perfis que não sejam empresariais. 

Isso acontece para evitar problemas relacionados a direitos autorais. Dessa forma, contas comerciais do Instagram que queiram ter vídeos com música de fundo devem utilizar áudios da biblioteca do próprio celular ou fazer uma edição fora da plataforma e depois publicar o conteúdo nela. 

Alcance dos vídeos

Como os vídeos curtos são um sucesso na internet, a chance de conseguir maior alcance do público com bons conteúdos é grande. 

Não existe uma receita de bolo para obter bons resultados em nenhuma das duas plataformas, mas é válido entender que ambas utilizam algoritmos para recomendar vídeos de acordo com os interesses dos usuários. 

Ou seja, quanto mais as pessoas interagem com os seus conteúdos ou publicações parecidas com as suas, maiores são as chances de viralizar e alcançar mais perfis. 

Além disso, vale a pena ficar de olho nas tendências que são constantemente lançadas nas redes, principalmente no TikTok. Elas se tornam rapidamente uma febre entre os usuários e abrem portas para que as contas tenham maior visibilidade.

Quer ir além? Tanto o TikTok quanto o Reels permitem a veiculação de anúncios pelo TikTok Ads e Facebook Ads, respectivamente. Os conteúdos aparecem como patrocinados e ajudam a aumentar o alcance e engajamento dos perfis. 

Interação dos usuários

Por falar em engajamento, os vídeos curtos do TikTok ou Reels, quando bem produzidos, podem ser uma grande fonte de interação com o seu público

Os vídeos são apresentados em um feed vertical e basta arrastar para cima para seguir e acessar os próximos. Isso é, inclusive, um fator que ajuda o algoritmo a mapear seus interesses e mostrar conteúdos semelhantes.

Na lateral direita, estão os botões de curtir, comentar e compartilhar com outros usuários. Quanto mais os seus vídeos são visualizados e geram engajamento, maior a chance de aumentar o alcance deles. 

Outro ponto interessante é que o TikTok permite que os vídeos sejam baixados em qualquer celular e compartilhados em outras mídias sociais. O Reels, por outro lado, possibilita apenas o download dos seus próprios conteúdos ou que você salve publicações de terceiros dentro da plataforma para assistir posteriormente.

Análise de resultados

Para entender como suas ações geram resultados no TikTok ou Reels, é preciso ficar de olho nas métricas de alcance e engajamento que essas duas plataformas entregam. 

Com o TikTok Analytics, recurso que fica disponível para contas Pro, você acompanha tanto uma visão geral do desempenho da conta quanto relatórios detalhados de cada conteúdo. 

É possível ter acesso a dados de visualizações e interações dos usuários, além de vídeos que se tornaram tendência na rede. Tudo isso com detalhes de tempo assistido, países com maior sucesso e informações da audiência.

Já os dados do Reels podem ser acompanhados pelo Instagram Analytics, com foco em alcance, visualizações e interações realizadas pelos perfis. 

Sem dúvidas, ter esse retorno nas duas redes é essencial para obter insights sobre os conteúdos que você compartilha e o que pode ser aprimorado para gerar maior engajamento com o público.

TikTok ou Reels: qual utilizar?

Agora que você já viu a comparação entre TikTok e Reels, chegou o momento de definir qual é a melhor opção para a sua estratégia digital. 

O primeiro passo para isso é pensar que, apesar de terem recursos muito parecidos, as duas plataformas alcançam públicos diferentes, e se a sua audiência não estiver em uma delas (ou em nenhuma delas), não adianta tentar usar apenas para seguir a tendência, não é mesmo?

Portanto, tenha em mente que o público do TikTok é majoritariamente jovem e está em busca de dinamismo e diversão, enquanto o Instagram possui públicos mais amplos e diversos recursos para marcas e influenciadores trabalharem. 

No mais, vale a pena pensar na opção de investir tanto no TikTok quanto no Reels caso a sua audiência esteja presente nos dois. 

Muitas pessoas, inclusive, aproveitam conteúdos e tendências de uma ferramenta na outra, o que faz com que ganhem maior alcance sem, necessariamente, dobrar a quantidade de trabalho.

O mais importante é saber como se comunicar em cada uma para fazer do TikTok e Reels aliados essenciais na sua estratégia de marketing digital. 

planejamento de mídias sociais modelo gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.