Saber como fidelizar clientes, sendo uma agência ou um freelancer, é um dos grandes desafios que os profissionais de marketing digital enfrentam em suas carreiras.

Afinal, muitos decisores ainda não conseguem entender, de fato, quais resultados os serviços digitais podem proporcionar para suas empresas e, com isso, acabam não enxergando o real valor das entregas feitas pelos profissionais que contratam.

Dessa forma, as agências e freelancers continuam lutando para reter e conquistar esses clientes, de modo que, além de darem continuidade aos projetos, também possam obter futuros promotores da marca.

Neste artigo, você confere quais são os principais fatores que influenciam na retenção de contas e fica por dentro de quatro dicas importantes sobre como fidelizar clientes.

A retenção de clientes é um desafio comum para agências e freelancers

A retenção de clientes é, ainda, uma das grandes dificuldades para quem trabalha com marketing digital e são vários os motivos que podem levar a essa redução no número de contas.

Segundo o Panorama das Agências Digitais 2019, pesquisa desenvolvida pela Rock Content e a Resultados Digitais, as razões estão ligadas tanto ao ambiente interno quanto ao externo.

Veja, abaixo, a lista com os principais motivos apontados pelo estudo, que se adequam tanto à realidade das agências quanto à dos freelancers:

  • 31,8% dos entrevistados apontam a concorrência direta de outros profissionais como um dos fatores que dificultam a retenção de clientes;
  • 25,7% têm dificuldade de apresentar resultados;
  • 25,4% afirmam que a internalização de serviços e atividades da agência pelo cliente é um problema;
  • 22,8% indicam que as demandas dos clientes vão além da capacidade técnica da equipe;
  • e 17,6% relatam que falta proatividade por parte da agência.

Dentre essas razões, podemos perceber que a maioria delas está ligada a um fator comum: a falta de comunicação entre os profissionais e os decisores das empresas que os contrataram.

É essa dificuldade em se comunicar que influencia negativamente no alinhamento de expectativas e acaba fazendo com que o cliente veja na concorrência a solução para seus problemas.

Para contornar essa situação, existem algumas estratégias que auxiliam diretamente na melhoria do relacionamento com os clientes e, consequentemente, na retenção deles, como você verá a seguir.

4 dicas sobre com fidelizar clientes

Se a realidade do seu negócio estiver ligada aos desafios que listamos anteriormente, então é hora de arregaçar as mangas e começar a focar na sua relação com os seus clientes.

Afinal, a fidelização é sempre muito mais fácil que a aquisição de novas contas, certo?

Portanto, para ajudar você a driblar todos esses obstáculos e a melhorar os seus resultados, nós selecionamos quatro dicas essenciais sobre como fidelizar clientes. Confira cada uma delas!

1. Tenha comprometimento com o seu trabalho e os seus clientes

Se você quer que os seus clientes confiem e reconheçam o seu trabalho, é preciso, antes de tudo, ter proatividade e se comprometer a entregar o seu melhor serviço sempre.

Para isso, é necessário conhecer quais são as suas dores, seus objetivos e as metas que eles desejam alcançar com os serviços de marketing digital.

Esse é o primeiro passo para conseguir alinhar as expectativas do cliente com os serviços que você pode oferecer e, assim, iniciar um projeto que seja personalizado e adaptado para todas as necessidades dele.

Uma outra boa forma de reforçar o seu comprometimento e, assim, garantir a retenção é elaborar um contrato que seja justo para as duas partes e assegure todos os direitos e deveres tanto do contratante quanto do contratado.

Dúvidas sobre como fazer isso? Em nossos materiais gratuitos, você encontra o Gerador de Contratos: uma ferramenta que gera contratos completos de serviços de marketing digital em poucos minutos!

2. Eduque o seu cliente sobre a importância do marketing

Como foi apontado na pesquisa do Panorama das Agências Digitais, é normal os clientes tenham dificuldades de entender a profundidades dos resultados que o marketing digital pode oferecer.

Isso acontece porque muitos deles não conseguem enxergar com clareza como os serviços impactam diretamente no crescimento de suas empresas e no aumento das vendas.

Com o objetivo de contornar essa situação e fazer com que os decisores passem a entender a importância do marketing para seus negócios, o estudo aponta que 27,4% das agências entrevistadas têm investido em produção de conteúdo para educar seus clientes.

Ou seja, elas entregam o material necessário para que os clientes entendam o que elas fazem e comecem a enxergar valor nas estratégias que são desenvolvidas para suas empresas.

Para ser mais eficaz, esse processo de instrução também deve envolver a apresentação de resultados, uma vez que as métricas são fatores importantes para entender para onde o projeto está caminhando e de que forma as ações podem ser alinhadas às expectativas dos clientes.

3. Mantenha a comunicação sempre ativa

A comunicação deve ser sempre o principal foco de quem deseja fidelizar clientes e, com isso, criar relações duradouras e produtivas com eles.

Afinal, é por meio de um contato mais próximo com os clientes que você consegue fazer com que o eles entendam o que a sua equipe pode entregar e quais resultados são gerados a partir de um determinado serviço.

A comunicação é, acima de tudo, a ponte para o alinhamento de expectativas. Se o decisor tiver sempre uma visão clara sobre o seu trabalho, nunca poderá se dizer insatisfeito por não alcançar um resultado que não foi prometido.

Esse vínculo de confiança construído pela proximidade é essencial para que uma relação entre cliente e agência/freelancer se estenda por muito contratos e gere bons frutos, como indicações e promoção da marca.

4. Apresente os resultados do projeto

Uma outra solução que as agências têm encontrado para reter clientes é a apresentação frequente dos resultados dos projetos que realizam.

Segundo dados do Panorama, essa estratégia ocupa o primeiro lugar das respostas e é adotada por 64,2% dos entrevistados.

Isso acontece porque o cliente passa a ver as informações em números que ultrapassam as métricas de vaidade e auxiliam no processo de internalização sobre a eficácia dos serviços digitais.

Muito além de apresentar os resultados de cada mês, os relatórios de acompanhamento também são importantes para mostrar ao cliente quais passos serão dados a partir dos cenários analisados.

Quando você insere o decisor nesse ciclo de planejamento, execução e análise, ele passa a vivenciar a realidade do marketing digital e a enxergar que você sabe o que está fazendo e para onde o está levando.

Com isso, você ajuda a efetivar o vínculo de confiança que é construído por meio do comprometimento e reforçado pela comunicação.

No Reportei, nossos relatórios são estruturados com o objetivo de auxiliar na aproximação com o seu cliente por meio de uma comunicação eficaz e baseada nos resultados que você gera para o negócio dele.

Além de conter as métricas das principais mídias sociais, o Reportei também permite que você tenha liberdade para acrescentar análises abertas sobre os dados, adicionando a sua visão sobre o projeto, e para estruturar o relatório da forma que preferir, utilizando a nossa versão customizável.

Gostou das nossas dicas sobre como fidelizar clientes e quer apresentar os seus resultados de uma forma prática e didática para eles? Então acesse a sua conta ou faça o seu cadastro no nosso site para gerar os relatórios mais completos de mídias sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *