Ao utilizar os espaços de análise do relatório de mídias sociais do Reportei, você se depara com dúvidas sobre como complementar as informações que já são fornecidas automaticamente pela plataforma?

Ou não sabe muito bem como comunicar os resultados para um determinado cliente mais exigente?

Se a resposta for “sim” para as perguntas acima, é bom você saber que, na verdade, essa é uma situação bastante comum. E não há nenhuma necessidade de se desesperar com isso.

Afinal, cada cliente entende os dados e se envolve de uma forma diferente com o projeto, demandando uma personalização na hora de comunicar as especificidades de cada mídia.

Por isso, separamos 4 dicas essenciais para ajudar você a organizar as ideias e a desenvolver as suas anotações de uma forma objetiva, comunicando os resultados da maneira mais simples possível para os seus clientes!

Como a análise do relatório de mídias sociais auxilia na comunicação com o cliente?

A análise aberta do relatório de mídias sociais é o espaço que o analista possui para incorporar a sua visão sobre o projeto e os resultados que ele apresenta ao cliente.

Cada mídia examinada pelo Reportei disponibiliza as métricas mais importantes, mas é a análise que carrega a interpretação desses dados.

Com os resultados em mãos, é a oportunidade que o profissional tem de esclarecer para o cliente/decisor quais são as informações mais relevantes do relatório e quais melhorias elas podem oferecer para as futuras ações.

Dessa forma, como consequência, as análises geram maior aproximação entre as partes envolvidas e abrem portas para a construção de uma comunicação mais efetiva com os clientes.

Mais que isso, as observações dos analistas também podem ser usadas para a criação de um histórico do projeto.

No caso do Reportei, basta incorporar os relatórios à Linha do Tempo para acessar todos os registros que quiser, sem precisar, obrigatoriamente, consultar e-mails, planilhas ou outras plataformas para pesquisar alguma informação.

4 dicas para tornar suas análises mais completas e claras para o cliente

Já entendemos que a análise do relatório de mídias sociais é um fator muito importante para gerar melhorias na comunicação com o decisor, certo?

Mas agora precisamos saber como estruturá-la para que ela atinja esse objetivo e consiga, de fato, transmitir as informações relevantes.

Continue a leitura e confira, abaixo, as quatro dicas que separamos para deixar as suas análises mais completas e objetivas para o cliente!

1. Mantenha a objetividade nas suas análises

A objetividade é o principal ponto de partida para o acréscimo de informações importantes na análise do relatório de mídias sociais.

Afinal, no Reportei, todas as métricas já são apresentadas de uma maneira visualmente atrativa e de leitura fácil, algo que simplifica bastante a verificação por parte do profissional e do cliente.

Mas é sempre bom lembrar que cada decisor tem um nível de conhecimento diferente sobre marketing digital e pode precisar de um suporte maior para entender os resultados que são apresentados a ele.

Sendo assim, cabe a você dar o toque final com uma interpretação que inclua as metas e as necessidades do cliente a partir desses dados, envolvendo-o em todos os detalhes do andamento do projeto.

Para deixar a sua análise ainda mais completa, também é válido inserir outros dados, prints e vídeos que personalizem as informações e tornem o relatório mais dinâmico.

2. Evite repetir as informações do relatório

A análise do relatório de mídias sociais é um espaço que permite a complementação dos dados que já são importados automaticamente e exibidos no template do Reportei.

Portanto, ao desenvolver as suas anotações, evite repetir os números e foque em dar informações que expliquem o porquê desses resultados.

Se as métricas revelaram que o alcance ou o engajamento da página do Facebook não foram tão bons no fim do ano, por exemplo, então você pode aproveitar para esclarecer, com as suas palavras, quais fatores foram os responsáveis por essa queda e o que pode ser feito para melhorar esse resultado no próximo mês.

3. Gere engajamento com o seu cliente

Uma das principais propostas da análise do relatório de mídias sociais do Reportei é gerar um diálogo com o cliente e fazê-lo refletir sobre as informações apresentadas.

O relatório funciona não só como um meio de reportar dados, mas também como uma ferramenta de relacionamento que gera o debate entre as partes envolvidas e as torna mais próximas.

Portanto, ao construir a sua análise, insira informações ou questionamentos que engajem o decisor a participar mais ativamente e a continuar a conversa com você.

Se ele demonstrar interesse em dialogar sobre os principais pontos elencados na sua avaliação, isso significa que o relatório foi efetivo e conseguiu cumprir com a sua função de aprimorar a comunicação com o cliente!

Para ir além na interatividade, você também pode criar uma Linha do Tempo no Reportei com os principais marcos do projeto, permitindo que o cliente visualize com ainda mais clareza e profundidade o que aconteceu ao longo de todo o período de análise.

4. Foque também nos próximos passos do projeto

Após apresentar todas as informações complementares de uma forma objetiva, o ideal é acrescentar à sua análise os planos traçados para o futuro do projeto.

Nós sabemos que o marketing digital exige que estejamos dispostos a testar, analisar e reformular as ações para alcançar os melhores resultados dentro da estratégia proposta.

Sendo assim, o relatório não só existe para nos mostrar o status atual do projeto, mas também funciona como um guia para entendermos as melhorias que precisam ser feitas nas próximas fases para alcançar o objetivo principal que foi alinhado com o cliente.

A partir desse panorama traçado na análise, você deve, então, planejar o que será feito no próximo ciclo e comunicar, de forma clara e sucinta, as novas metas que irão nortear as ações e serão estudadas nos relatórios seguintes.

O que muda nas análises abertas da nova versão do Reportei?

Como vocês já devem ter acompanhado por aqui, o Reportei lançou neste ano a sua Versão 3, que oferece um formato de relatório totalmente customizável.

Assim como as métricas, que você pode escolher quais usar e onde adicionar, as análises também podem ser direcionadas para qualquer local do relatório, complementando os grupos de dados que você achar mais relevantes para o seu projeto.

O mais interessante é que esses novos templates, personalizados por você, podem ser salvos e utilizados novamente para relatórios da mesma conta ou de outros clientes.

Com toda essa liberdade, ficou muito mais fácil criar relatórios totalmente orientados para os objetivos e as necessidades de cada cliente, não é mesmo? Para testar a nova versão do Reportei, clique aqui!

Agora que você já conferiu as nossas dicas, compartilhe conosco quais são os seus segredos para otimizar a sua análise do relatório de mídias sociais e melhorar ainda mais a comunicação com os clientes!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *