Templates de Relatório do Reportei: confira os novos modelos disponíveis

Templates de Relatório do Reportei: confira os novos modelos disponíveis
Além do template de relatório padrão, agora você também conta com templates focados em Inbound e Tráfego Pago.

Além do template de relatório padrão, agora você também conta com templates focados em Inbound Marketing, Tráfego Pago e E-commerce

Se o seu projeto não tem como foco principal as redes sociais, aqui vai uma boa notícia: no Reportei você encontra templates para relatórios focados em projetos de Inbound Marketing, Tráfego Pago ou E-commerce.

Esses três modelos, junto ao nosso relatório clássico (que prioriza resultados de Instagram e Facebook), já está disponível na versão 4 do software e traz uma sequência de canais e métricas mais alinhada ao objetivo e metas do seu cliente. 

Abaixo, nós contamos tudo o que você precisa saber sobre os templates de relatório do Reportei e como fazê-los corresponder ainda mais às expectativas do decisor do projeto. Neste artigo, abordamos os seguintes tópicos:

  • Templates para relatório do Reportei com foco nos objetivos do cliente
  • Template para projetos de Inbound Marketing
  • Template para Tráfego Pago 
  • Template para E-commerce
  • Template para Redes Sociais (Padrão)
  • Como funciona a customização de relatórios no Reportei?

Templates para relatórios do Reportei com foco nos objetivos do cliente

Dentro do universo do Marketing Digital, nós sabemos que existem diversas soluções que podem ser entregues aos clientes, como gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, mídia e performance, ou até mesmo um projeto de Inbound Marketing completo.

Assim como os escopos de cada um deles são diferentes, os indicadores e metas analisados também são distintos, o que muda as prioridades na hora de apresentar relatórios aos clientes.

Foi pensando nisso que, além de dar a possibilidade de você desenvolver os seus próprios modelos, agora nós também disponibilizamos quatro templates para relatórios que auxiliam na hora de definir os canais e métricas que devem estar em destaque para o seu cliente. 

Esses modelos são focados em projetos de Inbound Marketing, Tráfego Pago, E-commerce e Redes Sociais (padrão), mas, em breve, também teremos outros alinhados aos diferentes serviços entregues no meio digital. Você pode escolhê-los logo na primeira etapa de criação de um novo relatório, como mostra o exemplo abaixo:

Templates Reportei
Conheça, a seguir, como funciona a ordem de exibição de cada template:

Template para projetos de Inbound Marketing

O template de Inbound Marketing traz os canais ordenados de forma a facilitar a análise do funil de vendas. Sendo assim, o relatório já começa com a apresentação dos resultados do CRM (se estiver integrado) e do RD Station Marketing.

Enquanto no modelo padrão as métricas de Inbound aparecem no fim do relatório, nessa versão, os dados são exibidos logo no topo do documento, o que já permite ver, de cara, os números referentes a conversões, qualificações, oportunidades e vendas. 

Em seguida, você terá acesso às métricas referentes ao tráfego no site, páginas mais acessadas e origem de tráfego pelo Google Analytics, e ao posicionamento orgânico pelo Search Console.

Depois, é a vez dos canais de mídia paga (Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads), sendo possível analisar o quanto foi investido e os resultados de cada campanha. A lista segue com os principais dados de redes sociais, como ganho de seguidores, evolução do alcance e das impressões, e desempenho de cada postagem.

Por fim, caso também tenha o Mailchimp integrado ao Reportei, você pode analisar as métricas de e-mail marketing entregues pelas ações de relacionamento feitas nesse canal.

Template para Tráfego Pago 

Já o template de tráfego pago dá enfoque para as mídias pagas que podem ser integradas em nossa plataforma, levando em consideração os canais: Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, TikTok Ads e Pinterest Ads.

Esse modelo é bem completo e facilita a análise detalhada dos resultados de cada anúncio. Como métricas de destaque, temos: valor investido, taxa de conversão, Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Impressões (CPM) e Taxa de Cliques (CTR).

A sequência disponibilizada após esses primeiros canais apresenta os dados do Google Analytics, RD Station e, por fim, as métricas completas de redes sociais. 

Ou seja, você não perde nenhuma informação ao utilizar os novos templates de relatório do Reportei, apenas exibe os dados e análises de acordo com o que é mais relevante para o projeto.

Template para E-commerce

Agora, se você tem um cliente ou empresa da área de e-commerce, também criamos um layout específico para este modelo de empresa. No caso, o foco maior fica no site, com o relatório de Google Analytics aparecendo em primeiro lugar. 

Inclusive, as métricas priorizadas neste template são as de comércio eletrônico, colocando em foco a Taxa de Conversão, Receita, Número de Transações e Taxa de Abandono. Ou seja, se houver uma integração completa entre o Analytics e o site, a captação de informações será mais eficiente.

Depois disso, entram os dados de comportamento dos usuários, referentes a Sessões, Tempo de Sessão, Taxa de Rejeição e canais de Origem do Tráfego.

Em seguida, adicionamos os dados vindos de tráfego pago, que são essenciais para entender como o investimento em ads redireciona para a loja virtual. Por fim, temos as métricas de conteúdos veiculados nas redes sociais do negócio e os relatórios das ferramentas de automação de marketing.

Template para relatórios de Redes Sociais (Padrão)

O template Padrão do Reportei é conhecido dessa forma porque ele foi o primeiro a ser desenvolvido pela nossa equipe, quando nosso principal foco eram as métricas de redes sociais. 

Sendo assim, ao gerar esse relatório, você verá em primeiro lugar mídias como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest e TikTok. Seu objetivo é apresentar o desenvolvimento do seu conteúdo e da sua presença nessas redes.

Logo depois, você pode ver os canais de Social Ads, como Facebook e LinkedIn Ads, além das informações do Google Analytics, Google Ads e, por fim, das plataformas de automação.

Sendo assim, o layout clássico é a escolha certa quando o decisor deseja dar prioridade às informações de redes sociais ou se você quiser personalizar relatórios, criando e salvando seu próprio template.

Como funciona a customização de relatórios no Reportei?

Vale a pena ressaltar que os templates para relatórios do Reportei não interferem em uma função que já tínhamos desde a versão 3 da plataforma: a possibilidade de personalizar e salvar templates segundo o que é mais relevante para cada um de seus projetos. 

Sendo assim, ao criar um novo relatório, você pode optar pelos nossos modelos — que incluem o Padrão, Inbound, Tráfego Pago e E-commerce — ou pelos que você criou e ficam disponíveis logo abaixo dessas três primeiras opções.

Ao personalizar relatórios no Reportei, você tem a opção de:

  1. Mudar ordens de canais e métricas de acordo com o que for mais relevante para o negócio do seu cliente;
  2. Adicionar métricas e gráficos manuais, caso sinta falta de algum dado que não foi captado automaticamente;
  3. Acrescentar ou excluir métricas, gráficos ou tabelas;
  4. Incluir análises em textos, imagens ou vídeos para complementar as informações que foram obtidas de forma automática.

Depois disso, basta clicar em “Salvar como template”, criar um título que facilite a identificação do layout e salvá-lo para usar em um ou vários projetos!

Reportei-Automacao-de-Relatorios-de-Marketing-Digital

Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe