Conheça o Mailchimp e suas principais vantagens para as campanhas de e-mail

Criado em 2001, o Mailchimp é, até hoje, uma das plataformas mais acessíveis e simples de utilizar para criação e disparo de campanhas de e-mail marketing.

Por meio de uma interface intuitiva, ele não só auxilia no dia a dia de profissionais da área, como também facilita o desenvolvimento de pequenos negócios que precisam de uma ferramenta gratuita ou com um bom custo-benefício.

Além disso, o Mailchimp também é conhecido por suas grande quantidade de recursos (como mostraremos abaixo) e por suas integrações com sites, redes sociais e outros aplicativos.

Ou seja, ele possibilita a união de várias estratégias e ações em apenas um lugar, o que torna seu uso ainda mais prático.

Neste post, nós selecionamos as principais funcionalidades que o Mailchimp oferece e cinco dicas para você obter sucesso com as suas campanhas. Continue a leitura para conferir!

Funcionalidades da ferramenta

Com o propósito de facilitar o dia a dia de seus usuários e ajudar na evolução de seus resultados, o Mailchimp desenvolveu, ao longo de sua trajetória, uma série de recursos que tornam a criação de campanhas de e-mail marketing mais prática e acessível.

Por meio da ferramenta (e de acordo com o plano escolhido), é possível:

  • segmentar sua lista de contatos e criar públicos semelhantes (lookalike);
  • personalizar os e-mails e enviá-los manualmente ou de forma automatizada;
  • realizar testes A/B;
  • acessar uma enorme variedade de templates para e-mail marketing e landing pages.

Muito além de e-mails, o Mailchimp conta, ainda, com outras funcionalidades que auxiliam em uma estratégia mais completa de marketing digital. Você pode, por exemplo:

  • utilizar a ferramenta de CRM da plataforma;
  • criar landing pages e formulários de cadastro;
  • desenvolver publicações direcionadas para as redes sociais;
  • editar imagens para as suas campanhas;
  • integrar sua conta a outras plataformas de marketing e gestão.
  • e, é claro, acessar relatórios de desempenho com os resultados das suas ações.

Porém, como nem tudo é perfeito, há um ponto de atenção que precisamos enfatizar: a ferramenta só funciona na sua versão em inglês, o que pode acabar gerando alguns obstáculos para quem não tem domínio da língua.

Mas, se este não for seu caso, essa pode ser a plataforma ideal para alavancar sua estratégia de e-mail marketing.

Configuração de conta

Agora que você já conhece as principais vantagens e funcionalidades do Mailchimp, chegou a hora de falarmos sobre as campanhas de e-mail marketing e os pontos mais importantes na hora de criá-las.

Se você ainda não tem uma conta na plataforma, o primeiro passo é acessar a página de cadastro dela e preencher as informações de e-mail, nome e senha, além de escolher o plano que mais se adéqua às suas necessidades. Feito isso, haverão duas etapas importantes:

  1. Realizar algumas configurações relacionadas ao seu negócio e as integrações com o seu site e redes sociais;
  2. Importar a lista de contatos que você já tem ou criar formulários e landing pages para captação de novos e-mails. Por ser muito intuitivo, o Mailchimp facilita (e muito) essa parte inicial para quem está começando a utilizá-la.

Com esse estágio completo, é hora de direcionar sua atenção para o que é mais importante: a definição de estratégias e criação de campanhas de e-mail marketing. Vamos lá?

Criação de campanhas de e-mail

Ao acessar a página de configuração da campanha, você deve definir qual é o seu tipo (automatizada ou regular, por exemplo) e um nome que facilite o gerenciamento da mesma.

Depois disso, é preciso observar alguns pontos essenciais, como:

  • a escolha adequada da lista de contatos que irão receber seu e-mail;
  • a edição do campo “from”, que determina quem enviará a mensagem. A personalização deste espaço pode fazer toda a diferença para que os usuários se interessem pelo seu conteúdo;
  • a adição de um título que seja objetivo, informativo e, ao mesmo tempo, incentive o leitor a clicar no e-mail. Esse é um item essencial para atrair seus contatos e aumentar sua CTR;
  • a definição de um tema ou personalização de layout para a sua mensagem. Assim como tudo na ferramenta, essa parte também é muito simples e pode deixar a sua campanha muito mais interessante!

Viu como é fácil começar a usar esse canal de relacionamento com leads e clientes? Há, ainda, outras dicas que podem alavancar suas estratégias e torná-las mais eficazes. Abaixo, você confere cinco delas!

5 dicas para otimizar seus resultados com e-mail marketing

1. Segmente a base de e-mails

Nós falamos sobre a escolha da lista no começo da elaboração da campanha e aqui vai uma dica importante: sempre segmente seus contatos de acordo com os perfis deles.

Nem todo mundo está na mesma etapa do funil de vendas e se interessa pelos mesmos assuntos, então a falta de segmentação pode impactar de forma negativa nos seus resultados.

Sendo assim, para ajudar você a entregar a mensagem certa para a pessoa certa, o Mailchimp permite a divisão dos contatos em três categorias:

  • grupos que reúnem interesses em comum;
  • segmentos organizados por características em comum, como localização e gênero;
  • e tags que auxiliam na identificação dos tipos de contato cadastrados.

2. Crie de campanhas automatizadas

Além de simplificar o processo de criação para algumas campanhas, a automatização auxilia bastante na estratégia de interação com clientes.

Por meio dela, você pode configurar e-mails personalizados para diversas situações recorrentes, mas que iriam gerar uma certa carga de trabalho se você tivesse que criar tudo manualmente, como mensagens de boas-vindas para novos leads ou um pedido de avaliação sobre o seu produto/serviço.

3. Faça testes A/B

Pequenos detalhes fazem toda a diferença para as suas taxas de abertura e de cliques. Um determinado título, uma oferta ou Call to Action (CTA) podem ser muito mais atraentes quanto escritos de um jeito em vez de outro.

Mas, como tudo no marketing digital, não há como saber o que funciona se você não testar primeiro. Exatamente por isso, os testes A/B são muito importantes para entender como gerar sucesso para as suas campanhas.

Portanto, ao configurar seus e-mails, faça modelos diferentes para o mesmo conteúdo (mudando sempre uma variável de cada vez) para analisar qual se adéqua mais ao perfil e comportamento do seu público.

4. Revise os e-mails antes de enviá-los

Ninguém gosta de enviar uma mensagem e depois perceber que cometeu um errinho aqui ou ali, não é mesmo?

Então, antes de disparar suas campanhas, sempre revise as informações de envio, o conteúdo, links e o layout que escolheu para cada uma delas.

Para evitar qualquer dúvida, você pode enviar um e-mail de teste para si mesmo antes de mandar para a sua lista segmentada. Quanto menor o risco, maior a chance de gerar bons resultados, não é?

5. Acompanhe o desempenho das campanhas

Como nós citamos lá no começo deste artigo, o Mailchimp também é muito valorizado por seus relatórios de desempenho das campanhas.

Neles, é possível conferir métricas importantes sobre as aberturas dos e-mails, cliques, cancelamentos de assinaturas, devoluções e até encaminhamentos.

Ou seja, tudo o que remete ao comportamento dos seus contatos em relação ao conteúdo que você envia a eles. Nem precisamos dizer que esta é uma mina de ouro para reavaliar suas estratégias e torná-las mais eficazes, certo?

Esse acompanhamento deve ser feito para cada campanha realizada e se tornar o começo de um novo ciclo de produção de conteúdo relevante para o seu público.

É por isso que, sabendo da importância dessa etapa, o Reportei fez a integração entre o Mailchimp e os nossos relatórios.

Assim, você consegue ter uma análise completa de todos os dados oferecidos pela plataforma (gerando um relatório em apenas três segundos) e ter mais tempo para o que realmente importa: o planejamento de campanhas de e-mail marketing que sejam o sucesso da sua empresa ou cliente.

Ficou curioso(a) para conhecer os detalhes do nosso relatório de Mailchimp? Então acesse sua conta ou faça seu cadastro agora mesmo para testar esta nova funcionalidade do Reportei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *