A automação de marketing otimiza processos e facilita o relacionamento com leads/clientes. Confira seus benefícios e ferramentas mais populares!

Para quem trabalha com estratégias no meio digital, a automação de marketing é essencial para otimizar processos repetitivos, melhorar o relacionamento com leads e clientes, além de ajudar a escalar o negócio por meio do Inbound Marketing.

Isso porque ela reúne tecnologias para tornar todas as etapas mais simples, desde o agendamento em redes sociais até o disparo de e-mails, desenvolvimento de fluxos e criação de relatórios. 

O objetivo é gerir e otimizar a jornada de compra, de forma que os leads sejam nutridos e recebam os estímulos certos nos momentos certos.

Quando esses processos, que são essenciais no dia a dia do marketing digital, se tornam automáticos, isso significa que os profissionais ganham mais tempo para focar em estratégia e no aprimoramento dos resultados.  

Ainda não sabe qual é a ferramenta ideal para usar em sua estratégia de automação de marketing? Então aproveite para conhecer os benefícios das automações para Inbound Marketing, nossas 6 principais indicações e como escolher a melhor para seus objetivos!

Por que investir em automação de marketing?

Em um primeiro momento, pode ser que muitas empresas, independentemente de serem clientes de agências, não entendam o valor da automação para seus processos de marketing digital. 

Afinal, dependendo de quais forem os objetivos, as ferramentas utilizadas podem exigir um investimento maior para entregar uma gestão completa de leads, criação de fluxos de e-mail, disparo de campanhas, entre outras ações. 

Porém, quando colocamos os benefícios na balança, é possível ver o quanto a automação entrega eficiência aos profissionais de marketing e vendas. Confira algumas das vantagens:

  • otimização do tempo gasto em tarefas repetitivas;
  • controle de todas as etapas da jornada de compra;
  • nutrição dos leads captados, sem deixar de lado a personalização;
  • melhor direcionamento dos leads ao longo das etapas do funil de vendas;
  • abordagem mais eficaz das oportunidades de negócio;
  • melhor relacionamento e mais chances de fidelizar os clientes;
  • equipe com foco direcionado para entregas que realmente estão alinhadas às necessidades do negócio.

Com a aplicação correta, tudo isso resulta em uma última vantagem para quem investe em automação de marketing: a redução dos custos da empresa, já que todo o processo se torna muito mais estratégico.

Confira 6 ferramentas de automação de marketing

Agora que você já sabe por que é importante investir em automação de marketing, é hora de conferir a nossa lista com 6 indicações de ferramentas focadas em Inbound. Vamos lá? 

1. RD Station

O RD Station Marketing é uma das maiores ferramentas de automação de marketing utilizadas no Brasil. Seu objetivo é auxiliar seus clientes na captação e nutrição de leads, além de criação de oportunidades de negócios a serem abordadas pelo time comercial de seus clientes.

Para isso, a ferramenta oferece recursos como criação de Landing Pages e Pop-ups, disparo de campanhas de e-mail, segmentação de leads e criação de fluxos de automação, que auxiliam na nutrição dos leads e em todas as etapas do funil de vendas.

Ao todo, o RD Station oferece quatro planos que podem se adequar aos mais diversos tipos de empresas e seus objetivos: o Light, Basic, Pro e Enterprise. O preço inicial é R$59,00/mês para 1.000 contatos.

Outro ponto positivo do RDSM é a facilidade de integração com outros canais e ferramentas, como redes sociais, site da sua empresa, softwares de Customer Relationship Management (CRM) e com o Reportei. 

2. Hubspot

O Hubspot Marketing Hub tem funcionalidades bastante parecidas com o RD Station Marketing, focando em uma automação que auxilia na implementação completa de estratégia de Inbound.

O objetivo é que você tenha todas as ferramentas e dados disponíveis em apenas um canal. Sendo assim, é possível captar leads a partir de formulários, desenvolver fluxos de automação, disparar campanhas de e-mail, qualificar e gerenciar leads, além de diversos outros recursos que são liberados de acordo com a evolução de cada plano: Grátis, Starter, Professional e Enterprise.  

Assim, como o RD, o Hubspot também integra com ferramentas de terceiros (são mais de 500 opções no total), como plataformas de sites, CRMs, ERPs, entre outros.

3. leadlovers

A leadlovers também é uma ferramenta bastante popular de automação de marketing, que oferece todos os recursos necessários para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital em um só lugar.

A plataforma permite que seus clientes construam desde Landing Pages e sites (a partir de indicação de modelos prontos) até o desenvolvimento de campanhas de e-mails, fluxos de automação e uso de chatbots para agilizar o atendimento. 

A integração com outras ferramentas do mercado também está disponível, o que facilita a gestão de todas as etapas do funil até a conclusão de vendas e fidelização de clientes.

4. Mailchimp

Muito popular como ferramenta de disparo de campanhas de e-mail marketing, o Mailchimp cresceu bastante ao longo dos anos e ganhou recursos completos para estratégias de marketing e vendas

Com quatro tipos de planos disponíveis (sendo o primeiro deles gratuito), a plataforma possibilita desde a criação de formulários, Landing Pages e acesso a CRM até segmentações avançadas, testes multivariados de campanhas e relatórios comparativos. 

Além disso, o Mailchimp permite que você crie um site com um domínio personalizado (levando em consideração o objetivo do negócio), desenvolva campanhas de anúncios para redes sociais e, inclusive, utilize a ferramenta de estúdio de criação para produzir as peças.

Assim como as plataformas anteriores, o Mailchimp também possui integração com as mais diversas ferramentas, sejam elas mídias sociais, suporte ao cliente, e-commerce ou de geração de relatórios — como é o caso do Reportei.

5. Marketo Engage

Solução que agora faz parte da Adobe, a Marketo Engage é uma ferramenta que visa entregar maior facilidade e eficácia na automação de marketing

Dentre suas principais funcionalidades, podemos destacar a fomentação e gerenciamento de leads, a personalização de conteúdos de acordo com as etapas do funil de vendas, a integração entre canais e com aplicativos de vendas, além de medição e atribuição de marketing.

Com isso, seu objetivo é entregar uma inteligência de marketing maior para que empresas possam crescer a partir de processos automatizados e ações mais estratégicas. 

6. LAHAR

Assim como o RD Station, a LAHAR é uma plataforma brasileira de automação de marketing que tem se destacado bastante no mercado. Tanto que, por dois anos (2017 e 2019), ela foi eleita a melhor ferramenta de Marketing Digital pelo Prêmio ABComm.

Com mais de 700 clientes no Brasil e no exterior, ela oferece recursos para criar materiais de captação, nutrir e qualificar leads, automatizar o envio de e-mails e SMS, entre muitos outros.

O foco é simplificar o processo de atração e de desenvolvimento de relacionamentos, aumentando, assim, as oportunidades de venda. 

Estão disponíveis três tipos de planos — básico, profissional e enterprise — e você pode adequá-los ao volume da sua base de contatos. Um plano básico para cinco mil contatos, por exemplo, sai a partir de R$221,00/mês na opção anual. 

Como escolher a ferramenta ideal para a minha empresa?

Diante de tantas opções interessantes de ferramentas de automação de marketing, fica até difícil escolher a melhor para atender as necessidades do seu negócio, não é mesmo?

Todas as que listamos acima são bastante completas, mas é importante avaliar se o que elas entregam está realmente alinhado a seus objetivos de marketing e estratégias que planeja desenvolver. 

Analise também a facilidade de uso dos seus recursos, se ela permite uma integração simples com outras ferramentas que você utiliza e se é oferecido um suporte ágil no caso de dúvidas ou dificuldades.

Por fim, mas não menos importante, leve em consideração o investimento que deverá ser feito e qual delas tem um custo mais alinhado ao seu orçamento. 

Gostou da nossa lista com as principais ferramentas de automação de marketing? Não deixe de conferir então nosso artigo com 6 tipos de ferramentas de marketing digital essenciais para a sua rotina de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *