Confira os detalhes do novo relatório de Google Search Console do Reportei

Agora, o Reportei conta com mais uma novidade incrível para auxiliar nas análises de desempenho e otimizações do seu site ou do seu cliente: o relatório de Google Search Console.

Essa ferramenta, que tem se tornado cada vez mais essencial para o trabalho de um profissional de marketing digital, oferece informações importantes sobre o tráfego de um site, sua performance nas pesquisas do Google e como os usuários chegam até ele.

Com as métricas fornecidas pelo Search Console, é possível entender como o Google enxerga suas páginas e implementar melhorias técnicas que ajudam a potencializar os resultados orgânicos.

Em nosso relatório, por exemplo, você encontra os principais dados relacionados ao tráfego de pesquisa (Search Traffic), que mostra o que as pessoas estão procurando que as fazem clicar – ou não – nos seus links.

Ou seja, você consegue se aprofundar e extrair informações relevantes sobre questões relacionadas a palavras-chave, páginas que mais se destacam e de onde vêm esses usuários.

Junto ao relatório de Google Analytics, esta nova funcionalidade do Reportei permite que você tenha uma visão completa para criar estratégias de marketing mais eficazes para o seu negócio ou o do seu cliente.
Abaixo, nós iremos apresentar tudo o que você encontra no relatório de Search Console. Continue a leitura e fique por dentro de cada detalhe!

As 4 principais métricas do relatório de Search Console

Para auxiliar você na identificação do tráfego orgânico do seu site, o nosso relatório exibe quatro métricas principais para a execução das suas análises e otimizações. Confira:

1. Cliques: trata-se do número total de cliques na página de resultados do Google que levaram usuários para o seu site.

2. Impressões: quantas visualizações os links para o seu site receberam na página de resultados do Google.

3. Taxa de cliques (CTR): a Click-Through Rate mostra o número de cliques dividido pela quantidade de impressões. Quando o seu CTR é alto, isso significa que o seu site está despertando o interesse dos usuários.

4. Posição média: apresenta a posição média do principal resultado do seu site no ranking do Google.

Mas os dados recolhidos pelo relatório não param por aí. Essas métricas são a base utilizada para reunir outras informações importantes para o profissional de marketing. Vejamos quais são elas!

Tabelas de palavras-chave e páginas em destaque

A partir dos cliques, impressões, CTR e posição média, nós desenvolvemos duas tabelas relevantes para análise do seu desempenho nas pesquisas: a de palavras-chave em destaque e a de páginas em destaque.

A primeira é um compilado de termos que retornaram o seu site como resposta de uma busca no Google.

Ela é ordenada pelo número de cliques, mas apresenta todas as outras métricas para que você consiga entender se, de fato, essas palavras-chave estão gerando resultados positivos para o seu site e como elas podem ser utilizadas a seu favor.

A segunda tabela mostra os principais links que são exibidos e acessados após uma pesquisa. Assim como a de palavras-chave, ela também é ordenada por cliques e exibe os outros dados para ajudar você a identificar quais performam melhor.

Gráficos de acesso e tabela de países em destaque

Além das métricas e dessas duas tabelas, o relatório de Search Console ainda mostra outras informações importantes sobre o desempenho do seu site.

Uma delas apresenta, por exemplo, gráficos sobre os acessos às páginas, identificando quantos cliques e impressões vieram de dispositivos desktop, mobile e tablet.

Com as pessoas utilizando cada vez mais smartphones para as tarefas do dia a dia, essa é uma boa forma de avaliar se o seu site é responsivo e como você pode gerar melhorias para atender as preferências do seu público.

Há, ainda, a tabela de países em destaque, que reúne uma lista com os principais locais que acessaram suas páginas (ordenada por cliques), as impressões, CTR e posição média em cada um deles.

Se houverem acessos consideráveis em lugares fora do Brasil e isso for interessante para o seu negócio, por que não otimizar o seu site para outros idiomas também?

Como o relatório pode auxiliar na estratégia do meu site?

Como vimos neste artigo, o relatório de Search Console apresenta uma série de dados sobre como o Google enxerga o seu site e os usuários chegam até ele.

Agora, com as informações em mãos, é preciso arregaçar as mangas e começar a trabalhar na construção de uma estratégia mais eficaz para que as pessoas não só vejam suas páginas no ranking, mas também cliquem nelas.

Antes de tudo, dê uma atenção especial às palavras-chave que aumentam o seu tráfego. Elas podem ser um investimento e tanto para tornar os seus resultados ainda melhores.

Em segundo lugar, veja se as páginas que você considera relevantes têm um bom desempenho. Se não estiverem performando do jeito esperado (com CTR e posição média baixos), é hora de otimizá-las e torná-las mais atrativas para o seu público, não é mesmo?

Por fim, entenda o comportamento dos usuários do seu site e adapte o seu conteúdo para facilitar o acesso deles, independentemente do dispositivo utilizado.

Isso não só torna a experiência deles muito melhor, como também facilita na hora de realizar as otimizações identificadas a partir das suas primeiras dicas.

Gostou de conhecer os detalhes do nosso relatório de Search Console? Então acesse a sua conta ou faça o seu cadastro no Reportei para testar esta nova funcionalidade da nossa plataforma!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *