Saiba como mensurar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing

Uma das principais ferramentas de e-mail marketing chegou ao Reportei e, para que você não perca nenhum detalhe, nós preparamos este artigo com todas as informações sobre o nosso novo relatório de Mailchimp.

A plataforma, que foi desenvolvida em 2001, simplifica e torna mais acessível o processo de criação de campanhas e disparo de e-mails, o que ajuda, especialmente, no crescimento de pequenos negócios.

Com isso, um profissional de marketing, por exemplo, pode utilizá-la para configurar e-mails personalizados, criar listas de contatos segmentadas, gerenciar o relacionamento com clientes por meio de ferramentas de CRM, automatizar envios, realizar testes A/B e criar landing pages, entre diversos outros serviços.

Já deu para perceber que o Mailchimp é um grande facilitador o dia a dia de quem aproveita seus recursos, não é mesmo?

Mas, assim como em qualquer estratégia de marketing digital, seus dados precisam ser constantemente estudados para entender se eles de fato geram resultados para o cliente/decisor e saber como suas campanhas podem ser aprimoradas.

Sendo assim, para descomplicar essa etapa de análise de desempenho, o Reportei criou um relatório completo de Mailchimp para quem deseja obter ainda mais sucesso com a ferramenta.

Em apenas três segundos, você tem acesso a todos os dados sobre os seus e-mails enviados. Quer saber quais são eles? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Veja quais métricas você encontra no relatório de Mailchimp do Reportei

O nosso relatório de Mailchimp reúne os dados completos das suas campanhas de e-mail marketing para que você consiga fazer uma análise detalhada e criar estratégias de sucesso.

Confira quais são as 12 métricas que você irá encontrar:

1. Emails enviados: número de emails que foram enviados pelas campanhas no período de tempo analisado.

2. Total de aberturas: apresenta a quantidade de destinatários que abriram seus e-mails uma ou mais vezes.

3. Aberturas únicas: são os destinatários únicos que abriram seus e-mails.

4. Taxa de abertura: exibe a porcentagem de campanhas entregues e registradas com sucesso.

5. Total de cliques: trata-se do número de destinatários que clicaram em qualquer link rastreado uma ou mais vezes.

6. Cliques únicos: é a quantidade de destinatários únicos que clicaram em qualquer link rastreado.

7. Taxa de cliques: mostra a porcentagem de campanhas entregues com sucesso que registraram um clique.

8. Cancelamentos de assinaturas: apresenta o total de destinatários que clicaram no link de “Cancelar Assinatura”, levando em consideração todas as suas campanhas do período analisado.

9. Número de campanhas: total de campanhas que enviaram um e-mail no período analisado.

10. Devoluções permanentes: indica um motivo permanente pelo qual um e-mail não pôde ser entregue.

11. Devoluções temporárias: normalmente, indicam um problema temporário com as entregas.

12. Total de encaminhadas: número de vezes em que a campanha foi encaminhada usando o formulário “Encaminha para um Amigo”. Essa estatística considera somente os encaminhamentos por meio do formulário citado e não é capaz de detectar quando um destinatário usa a função de encaminhamento no programa de e-mail dele.

Gráficos de performance

Além dessas 12 métricas com informações completas sobre o desempenho das campanhas, você também confere dois gráficos:

  • o de aberturas por dia, que agrupa todas as aberturas pelo dia em que aconteceu a ação;
  • e o de performance por hora, que agrupa todos números de cliques pelo horário em que a ação aconteceu.

Mas o relatório não termina aí. Você também consegue conferir as principais informações das suas melhores campanhas e das suas listas de e-mails, como mostraremos a seguir.

Tabelas de resultados das campanhas e listas

Logo abaixo dos gráficos de performance, você pode verificar as métricas de duas tabelas importantes: a de melhores campanhas e a de resumo das listas.

A primeira é um compilado de dados das campanhas que tiveram melhor desempenho durante o período analisado.

Elas são ordenadas pela métrica de “aberturas únicas”, mas você também pode conferir outras informações essenciais, como o total de e-mails enviados, a taxa de abertura, os cliques únicos, a taxas de cliques e as devoluções.

A segunda tabela mostra as estatísticas das listas de contatos. Ela é ordenada pela taxa de abertura e, além disso, apresenta o número de membros, a taxa de cliques e a data de último envio da campanha.

Dados completos para estratégias de e-mail marketing mais eficazes

Já imaginou tudo o que você pode aprimorar com todas essas informações fornecidas pelo relatório de Mailchimp do Reportei?

Nenhum esforço vale a pena se você não conseguir mensurar o retorno que ele dá para o seu negócio. Então, com os dados em mãos, um leque de oportunidades se abre para tornar as suas campanhas de e-mail marketing mais eficazes.

Sua taxa de abertura e de cliques têm muito a dizer sobre o conteúdo dos seus e-mails (desde o título até o CTA presente no texto), enquanto os cancelamentos de assinaturas podem revelar que a sua lista de contatos está mal segmentada, por exemplo.

Cada caso precisa ser estudado de maneira individual, é claro, mas as métricas serão sempre a melhor base para direcionar as suas ações e melhorias futuras.

Mais que isso, o relatório também foi pensado com o objetivo de simplificar a comunicação com o cliente/decisor e a apresentação dos resultados para ele.

Junto aos relatórios de redes sociais, Google Analytics, Google Ads e os também novíssimos Search Console e Google Meu Negócio, você consegue mostrar com mais clareza o que está dando certo, o que precisa ser otimizado e qual será o planejamento dos próximos meses, de forma individual ou integrada.

Com isso, seu cliente se torna mais participativo e consciente dos caminhos a serem seguidos para obter mais sucesso com as estratégias de marketing digital desenvolvidas para a marca dele.

Gostou de conhecer os detalhes do nosso relatório de Mailchimp? Então acesse sua conta ou faça seu cadastro agora mesmo para testar a nova funcionalidade do Reportei!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *