Entenda como os seus clientes interagem com você por meio do Google Meu Negócio

Sim, o Reportei não para de lançar novidades incríveis! Nós já falamos aqui sobre o relatório de Search Console e agora é a hora de mostrar tudo que você precisa saber sobre o novíssimo relatório de Google Meu Negócio.

Essa ferramenta gratuita, que está presente no buscador desde 2014, ajuda a fornecer informações importantes sobre a sua empresa para potenciais clientes e facilita a interação e conexão com eles.

Sendo assim, quando um usuário pesquisa sobre o seu negócio no Google, aparece para ele uma ficha com horários de funcionamento, endereço, telefone, site, fotos e avaliações de outras pessoas que adquiriram o seu produto ou serviço.

Quanto mais completo for o perfil, mais chances a empresa terá de atrair e conquistar novos clientes, seja por meio de pesquisas mais específicas ou descobertas no Google Maps, por exemplo.

Por se tratar de uma ferramenta tão relevante, principalmente para quem está focado em marketing local, nós reunimos todos os dados do Google Meu Negócio em um novo relatório, com o objetivo simplificar ainda mais as suas análises e comunicação com seu cliente/decisor.

Continue a leitura para conferir todas as métricas que você encontra no Reportei e saiba como utilizar essas informações a seu favor!

Conheça as 8 métricas do relatório de Google Meu Negócio

O nosso relatório é composto pelas oito métricas que demonstram a forma como as pessoas foram alcançadas e interagiram com o perfil da sua empresa. Confira quais são elas:

1. Total de visualizações: número de vezes em que a sua empresa foi visualizada no Google Meu Negócio.

2. Visualizações de pesquisa: total de vezes em que a empresa foi visualizada no Google Search.

3. Visualizações no maps: número de vezes em que a empresa foi visualizada no Google Maps.

4. Total de ações: apresenta a quantidade de interações com o seu perfil, seja com cliques em seu site ou número de telefone, visualização de fotos e solicitação de rotas.

5. Cliques em websites: exibe o total de cliques recebidos pelo seu site.

6. Ligações para você: mostra quantos cliques o seu número de telefone recebeu.

7. Visualizações de fotos: é o número de vezes em que visualizaram as fotos da sua empresa.

8. Solicitações de rotas: aponta o total de solicitações de rota para chegar até a sua sede.

O relatório de Google Meu Negócio conta, ainda, com gráficos importantes que mostram os resultados diários de visualizações (comparando as totais com as vindas de pesquisas e do Maps), pesquisas (diretas e por descoberta) e ações realizadas pelo seu cliente em potencial.

Por fim, você também pode conferir uma tabela com as principais informações sobre os posts (anunciando promoções, eventos, novos produtos ou horários especiais) que você fez durante o período analisado.

Utilize os dados para tornar esta ferramenta a sua maior aliada

De acordo com informações divulgadas pela própria página do Google Meu Negócio, o mundo todo realiza pesquisas no Google e, com isso, gera oportunidades para empresas venderem mais. Mensalmente, são:

  • 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
  • 3 bilhões por hotéis;
  • 1 bilhão por lojas de roupas;
  • 600 milhões por salões de beleza;
  • e 5 milhões por cafeterias.

São números bastante expressivos, não é mesmo? O melhor de tudo é que você pode (e deve) fazer parte dos resultados apresentados para essas buscas.

Mas, para que os seus esforços gerem retorno, é preciso não só ter um perfil, como também acompanhar seu desempenho para realizar as otimizações necessárias e se destacar no buscador.

Com as métricas do relatório do Reportei e as comparações entre os períodos analisados, é possível identificar, por exemplo, se a sua empresa tem um bom alcance e como ela se conecta com potenciais clientes.

A partir disso, é possível iniciar um processo de atualização de fotos, dados principais e fazer postagens que mantenham o seu público informado sobre as novidades do seu negócio.

Viu como é fácil transformar essa ferramenta em uma aliada? Pode ter certeza que ela fará toda a diferença tanto para os seus resultados orgânicos no Google quanto para a experiência dos seus clientes em potencial.

Agora que você já conhece o relatório de Google Meu Negócio, que tal testá-lo em nossa plataforma? É só acessar a sua conta ou fazer seu cadastro no Reportei!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *