Confira a comparação que preparamos entre TikTok e Instagram, em termos de recursos, audiência e engajamento
Cada vez mais, o TikTok e o Instagram têm se destacado como duas das principais redes sociais para produção de conteúdo e desenvolvimento online de marcas.
Embora ambas sejam plataformas bastante populares, existem diferenças significativas em termos de formato de conteúdo, algoritmo de exibição, audiência e outros recursos que influenciam na experiência dos usuários.
Por isso, neste artigo, faremos uma comparação detalhada entre o TikTok e o Instagram, destacando suas semelhanças e diferenças, para que você possa entender melhor qual delas é a mais adequada para as necessidades e interesses dos seus clientes. Acompanhe!
Audiência nas duas plataformas
Para começar, vamos falar sobre as audiências do TikTok e do Instagram, que se diferem, principalmente, em relação à faixa etária e ao comportamento dos usuários.
O TikTok é conhecido por sua base de usuários mais jovem, com uma grande popularidade entre a Geração Z e os Millennials. Inclusive, segundo o Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, divulgado pelo DataReportal, a plataforma é especialmente atraente para adolescentes e jovens adultos, sendo que 43% dos usuários acima de 18 anos estão na faixa de até 24 anos.
Sendo assim, por ter esse viés mais jovem, ele é valorizado por sua cultura de tendências, desafios virais, humor e criatividade, que geram conteúdos diversos em formato de vídeo.
Por outro lado, o Instagram tem uma base de usuários mais diversificada em termos de faixa etária, uma vez que a plataforma é popular entre um público amplo, desde adolescentes até adultos mais velhos. Um dos pontos que influencia nisso é que se trata de uma rede de lifestyle, onde são compartilhados momentos da vida pessoal, bem-estar e muito mais.
Formatos de postagens
Inclusive, um dos pontos que influenciam nas audiências das duas redes são os formatos existentes em cada uma. No TikTok, o conteúdo é divulgado por meio de vídeo curto, vertical e que pode incluir elementos interativos como música, dublagens, efeitos visuais, texto e muito mais.
Por outro lado, o Instagram é uma plataforma mais diversificada em termos de formatos de post. Os principais são as fotos, stories – que ficam disponíveis por 24h –, vídeos longos do IGTV e vídeos curtos do Reels, que é uma funcionalidade semelhante ao TikTok.
Recursos para produção de conteúdo
No TikTok, os recursos de edição são projetados para serem rápidos, fáceis de usar e criativos. Dessa maneira, ele oferece uma ampla gama de ferramentas, incluindo cortes, efeitos especiais, adesivos, texto, dublagens e muito mais.
Além disso, os usuários podem adicionar trilhas sonoras populares diretamente da biblioteca de música ou usar áudios próprios, aproveitar efeitos especiais e recursos de realidade aumentada (RA).
Já o Instagram também oferece recursos de edição voltados para fotos e vídeos mais longos, como filtros, ajustes de brilho, contraste, saturação e corte. As pessoas podem adicionar, ainda, texto, adesivos, desenhos e músicas – mesmo que a biblioteca de áudio seja mais limitada que a do TikTok.
Algoritmo de recomendação
De forma geral, ambas as plataformas utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o comportamento do usuário e fornecer conteúdo relevante, mas existem diferenças notáveis em como esses mecanismos funcionam.
Em uma ponta, o TikTok é conhecido por seu algoritmo de recomendação altamente eficaz, que é baseado principalmente no comportamento de rolagem do usuário e analisa os vídeos que o usuário assiste, curte, compartilha, comenta e segue, bem como o tempo que gasta assistindo a cada vídeo, para fazer as recomendações.
Enquanto isso, o algoritmo do Instagram tem base em interesses e relacionamentos. Sendo assim, ele analisa o comportamento, perfis que o usuário segue, curtidas, comentários, posts salvos, interações dentro da plataforma e temporalidade – seguindo a regra de que as pessoas gostariam de ver conteúdos novos quando visitam o feed.
Mídia paga
Tanto o TikTok quanto o Instagram oferecem opções de mídia paga para os anunciantes alcançarem uma audiência mais ampla e promoverem seus conteúdos. No entanto, existem algumas diferenças notáveis entre as duas plataformas.
Por meio do TikTok Ads, é possível criar anúncios que são exibidos nos feeds “Para Você” dos usuários e em toda a família de apps do TikTok, que incluem plataformas de entretenimento, notícias e descoberta de conteúdo.
Com isso, você pode apostar em diferentes formatos, como vídeos e imagens horizontais, verticais ou quadrados, contar com ferramentas que ajudam no processo de edição dos criativos e segmentação precisa do público, levando em consideração critérios geográficos, demográficos e comportamentais.
Enquanto isso, o Instagram oferece opções mais diversificadas, incluindo fotos, vídeos, carrosséis, stories, e até mesmo anúncios de compras no aplicativo.
Com gerenciamento pelo Meta Ads, é possível ampliar as configurações de segmentação, inclusive considerando as conexões (seguidores de perfis específicos), listas de clientes, remarketing e remarketing dinâmico.
Oportunidades de monetização
A monetização é um aspecto importante para os criadores de conteúdo tanto no TikTok quanto no Instagram, uma vez que as parcerias pagas têm se mostrado cada vez mais atrativas para as marcas.
Por exemplo, no TikTok isso é tão importante, que a plataforma conta com uma ferramenta específica para gerenciar essa relação, o TikTok Creator Marketplace (TTCM), conectando empresas e potenciais influenciadores.
Além disso, seu programa de parcerias permite a monetização por meio do recebimento de parte da receita dos anúncios e presentes virtuais enviados pelos seguidores durante as transmissões ao vivo.
Já no Instagram, a monetização é mais voltada para os criadores de conteúdo que têm um perfil de negócios e podem utilizar recursos como o Instagram Shopping – que permite a venda de produtos diretamente no aplicativo – e os anúncios de parcerias patrocinadas com marcas, para promover produtos ou serviços nas postagens.
Métricas e insights
Por fim, não podemos deixar de falar sobre as métricas e insights oferecidos pelo Instagram e TikTok, que são pontos importantes para avaliar o desempenho de seus conteúdos e compreender o envolvimento de sua audiência.
A boa notícia é que ambas as plataformas têm ferramentas de analytics que permitem a análise completa sobre o perfil, as principais postagens e o comportamento do público, ajudando a ter uma visão mais clara sobre quais caminhos seguir para obter sucesso nas redes sociais.
Aliás, tanto o Instagram Insights quanto o TikTok Analytics integram com o Reportei, tornando a captação de dados e criação de relatórios personalizados muito mais prática.
TikTok vs Instagram: qual usar na sua estratégia de marketing digital?
Ao analisar todas essas informações sobre TikTok vs Instagram, você deve estar se perguntando qual plataforma vale mais a pena, não é mesmo?
A verdade é que ambas têm suas características específicas e, como toda mídia social, a escolha por produzir conteúdos para esses canais vai depender de quais são seus objetivos de marketing, a audiência que deseja atingir e onde ela está inserida.
Juntamente com isso, deve-se considerar o tipo de conteúdo que deseja produzir, já que o TikTok é 100% focado em vídeos, enquanto o Instagram tem um leque maior de possibilidades para as postagens.
Caso o público esteja presente nas duas redes, você pode desenvolver estratégias que se complementem e expandam ainda mais a presença online do cliente. Inclusive, é muito comum que marcas e creators aproveitem os vídeos do TikTok no Reels – sempre removendo a marca d’água da rede chinesa primeiro, é claro.
Gostou de conferir a comparação entre TikTok e Instagram? Então não deixe de ler também os artigos abaixo: