3 dicas para vencer o algoritmo do Instagram e se destacar na rede

Para quem trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, o algoritmo do Instagram pode ser um verdadeiro pesadelo às vezes. 

Afinal, é por meio desse conjunto de regras e códigos, chamado algoritmo, que a rede define 

quais postagens entregar para cada seguidor, com o propósito de oferecer a melhor experiência possível para todos.

Com isso, um perfil pode ver seu alcance aumentar ou diminuir, assim como seu engajamento e o desempenho da marca como um todo. Se os resultados são positivos, é ótimo. Mas se forem negativos, com certeza se tornam uma dor de cabeça para os profissionais de marketing.

Por isso, neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber para entender como funciona o algoritmo do Instagram e usá-lo a seu favor para se destacar na rede. Continue a leitura para conferir!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Se antes o conteúdo que aparecia no feed do Instagram era definido pela ordem cronológica dos posts, hoje a rede leva em consideração fatores que objetivam levar as melhores experiências para as pessoas.

Isso significa que seu algoritmo foi desenvolvido para entregar para os usuários aquilo que é mais relevante para eles no momento em que eles acessam seus perfis e começam a “rolar” o feed ou visualizar os stories.

Para definir o que é considerado importante, o Instagram trabalha, então, a partir de três pilares principais: o interesse, o relacionamento e o tempo. Vamos conhecê-los?

Interesse

Conforme o usuário utiliza o Instagram, a rede vai registrando seus principais interesses e priorizando perfis e assuntos que sejam mais relevantes para ele. 

Se ele curte postagens relacionadas a viagens ou esportes, por exemplo, é normal que apareçam nos primeiros lugares conteúdos ou contas que estejam relacionados a esses temas. 

Basta passar 5 minutos na seção “Explorar” para ver o quanto o algoritmo do Instagram foi desenvolvido para tentar entregar a mensagem certa para as pessoas certas. 

Afinal, se a pessoa vê em primeiro lugar os conteúdos que realmente lhe interessam, maiores são as chances de ela engajar e passar mais tempo na rede, certo? 

Relacionamento

Falando em engajamento, outro ponto que é levado em consideração pelo algoritmo do Instagram é o quanto o usuário interage com os conteúdos de um determinado perfil.

Não é à toa que, quando abrimos a rede, logo de cara aparecem postagens de amigos, familiares e pessoas próximas. O objetivo é continuar a fortalecer os relacionamentos por meio do Instagram e prolongar o tempo de interação por lá.

Para que isso aconteça, a rede leva em consideração o que você curte, seus comentários, pesquisas, compartilhamentos com amigos e com quem você conversa por mensagens diretas. 

Tempo

Ué, mas não tinham falado no início do texto que a ordem cronológica havia sido abandonada no desenvolvimento do novo algoritmo do Instagram? Sim, isso é verdade, mas também não significa que a temporalidade não seja levada em consideração junto aos outros fatores.

Mesmo que as postagens não sejam apresentadas em ordem cronológica, a rede ainda segue a regra de que os seguidores desejam ver conteúdos novos a cada vez que visitam o feed ou stories.

Porém, é válido lembrar que esse critério anda de mãos dadas com o engajamento: se o post tiver uma taxa de interação boa logo nas primeiras horas, ele provavelmente vai continuar relevante por um período maior.

Como usar o novo algoritmo do Instagram a seu favor?

Agora que já entendemos como funciona o algoritmo do Instagram, é hora de descobrir como usá-lo a seu favor, para que a sua marca ou cliente ganhe mais destaque na rede. Abaixo, selecionamos três dicas alinhadas a cada um dos critérios elencados acima. Confira!

1. Desperte o interesse

Para despertar o interesse dos seus seguidores, o primeiro passo (e mais importante) é saber alinhar muito bem o conteúdo que você compartilha às suas personas.

Entender a dor do seu público, suas necessidades e, inclusive, a linguagem ideal para utilizar com ele é essencial para fazer com que as pessoas engajem e vejam a sua marca como relevante.

Além disso, há diversas ferramentas que o próprio Instagram oferece para criar postagens mais interativas e que sejam interessantes para os usuários.

Os stories, por exemplo, possuem recursos como enquetes, testes e caixas de perguntas. Já o Reels permite a gravação de vídeos curtos e mais dinâmicos, enquanto o feed possibilita a publicação de carrosséis com conteúdos mais densos e o IGTV, o compartilhamento de vídeos com durações maiores. 

Outra funcionalidade que também é muito relevante para ajudar a aproximar das pessoas certas são as hashtags. Elas devem estar alinhadas ao seu conteúdo e ao seu tipo de negócio para ajudarem seus posts a serem encontrados. 

2. Construa relacionamentos

Quando o assunto é construir relacionamentos no Instagram, existem diversas práticas que podem ajudar o seu perfil a se tornar mais relevante para os seguidores.

Além das dicas de interação que demos acima (como usar a caixa de perguntas ou enquetes nos stories), é importante também sempre finalizar suas postagens do feed e Reels com uma chamada para ação (CTA) clara. 

Você pode sugerir para que o usuário marque um amigo, conte sua experiência com o assunto ou compartilhe o conteúdo com alguém que também vai gostar de vê-lo.

Porém, é importante lembrar que mais importante que incentivar uma ação é dar continuidade a uma conversa que foi iniciada em suas publicações. 

Ou seja, nunca deixe de responder comentários, dar atenção e criar uma conexão com os seguidores. Isso fará com que eles se sintam mais próximos da marca e mais à vontade para fortalecer o relacionamento.

3. Compartilhe conteúdos novos sempre

Em nosso último tópico, não poderíamos deixar de falar sobre a questão da temporalidade, é claro! Para despertar o interesse e criar relacionamentos, é essencial manter a constância das publicações.

Isso não significa que você precisa postar a todo momento, mas deve estabelecer uma frequência e respeitá-la na hora de compartilhar suas novidades com o público.

Outro ponto que também ajuda é saber quais são os melhores dias e horários para fazer publicações. Descobrir os momentos em que a maioria do seu público está online e interagindo é uma ótima forma de fazer com que seu conteúdo engaje logo nas primeiras horas em que estiver no ar.

Como essa etapa exige o conhecimento do comportamento dos seus seguidores na rede, é necessário realizar testes e análises para que você consiga adotar uma estratégia mais eficiente.

Juntando todas essas dicas e sabendo como aplicá-las na realidade da sua marca, dá para perceber que vencer o algoritmo do Instagram não é tão difícil assim, não é mesmo?

 Quer saber outras informações sobre como usar o novo algoritmo do Instagram a seu favor? Então leia também o artigo: Engajamento no Instagram: 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento da sua marca.

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *