Saiba como usar o Instagram Analytics para obter os melhores insights para sua estratégia

Com o Instagram Analytics, também conhecido como Instagram Insights, é possível acompanhar de perto como o público interage com os seus conteúdos e tornar as suas ações na rede social muito mais estratégicas.

A ferramenta está disponível, de forma gratuita, para as contas comerciais ou de criadores de conteúdo, e pode ser acessada com facilidade pelo aplicativo.

Mas, muito além de ter acesso a métricas importantes, como alcance ou engajamento, é preciso saber como analisá-las e usar esses resultados como insights para aumentar o sucesso do perfil. 

Abaixo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Analytics e como alavancar sua conta por meio dos dados disponíveis na ferramenta. Acompanhe!

Conheça o Instagram Analytics e saiba por que usar a ferramenta

A grande proposta do Instagram Analytics é oferecer os insights certos para que você acompanhe a performance da sua conta na rede e direcione suas estratégias para o que realmente importa para seu público.

Acessar a ferramenta é bastante simples, desde que sua conta seja Business. Basta entrar no perfil pelo app, clicar no menu principal (que fica disposto no canto superior direito da tela) e depois selecionar a opção Insights

Você entrará em uma área com a visão geral dos resultados da conta e poderá explorar também as métricas relacionadas aos conteúdos publicados, sejam eles de feed, stories, Reels ou IGTV. 

A visualização é por período (última semana, quinzena ou mês, por exemplo) e você pode acessar dados de até dois anos no passado para algumas funcionalidades. 

Ou seja, é possível entender de maneira bem detalhada quais são as postagens que mais geram interações na sua conta, qual é o perfil dos seguidores que interagem e traçar as melhores ações para se destacar cada vez mais na rede.

Métricas disponíveis no Instagram Insights

Ao entrar no Instagram Insights, você terá tanto uma visão mais ampla dos resultados quanto as informações individuais dos conteúdos compartilhados no período selecionado. 

Na visão geral, estão disponíveis informações de alcance, impressões e atividades na conta (como visualizações no perfil e cliques no link da bio, telefone, e-mail, entre outros), interações com o conteúdo (por tipo), quantidade de seguidores e dados demográficos sobre o público — como faixa etária, localização, gênero e horários de interação.

Já nos dados específicos das publicações, podemos ver não só métricas de alcance e impressões (separadas por hashtags, feed e perfil), como também de engajamento. Você pode acompanhar:

  • número de curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • posts salvos pelos seguidores;
  • e visualizações (em caso de vídeos).

No caso dos stories, que são mais interativos, algumas outras métricas também ficam disponíveis. Veja só:

  • encaminhamentos;
  • cliques no link (se você tiver essa função liberada);
  • cliques em voltar (ao story anterior);
  • saídas;
  • respostas;
  • e visitas ao perfil.

Essas métricas de engajamento também estão disponíveis para outros formatos de conteúdo do Instagram, como Reels, IGTV e Transmissões ao Vivo.

Como usar os dados a favor da sua estratégia

Ufa! Agora que você descobriu tudo que o Instagram Analytics pode oferecer para suas análises de resultado, é o momento de saber como usar todas essas informações a favor da sua performance na rede.

Antes de tudo, é preciso aproveitar as informações gerais do seu público para entender com quem você está conversando e como pode personalizar seu conteúdo para essas pessoas.

Dados de localização, idade e gênero, podem e devem influenciar na sua linguagem e na forma como você transmite as informações. Um público majoritariamente jovem, por exemplo, vai se interessar muito mais pelos assuntos se eles vierem acompanhados de tendências de sua geração.

Além disso, essas métricas revelam quais são os melhores horários para interagir com os seguidores e compartilhar as novidades em seu perfil. 

Em relação a dados de conteúdos, aproveite o Instagram Analytics para obter insights sobre os temas que geram debates positivos e formatos que mais fazem sucesso. Se os usuários interagem melhor com os seus stories e vídeos, não adianta insistir o tempo todo em publicações estáticas no feed, não é mesmo?

Lembre-se sempre que a proposta do Instagram é criar diálogos e não só entregar conteúdos. Invista em qualidade e, sempre que possível, chame o seu público para a conversa. Em pouco tempo, temos certeza de que você verá o retorno no Instagram Insights.

Gere relatórios completos do Instagram Analytics em poucos segundos

Por mais simples que seja navegar no Instagram Analytics e obter as métricas entregues por esse recurso, há ferramentas disponíveis no mercado que entregam, em poucos segundos, os mesmos resultados de forma ainda mais prática e bastante visual.

Esse é o caso do Reportei, software que gera relatórios completos de Instagram Business e outras redes sociais importantes, como Facebook, LinkedIn e YouTube.  

Com uma automação de relatórios, é possível captar as informações mais relevantes com rapidez e direcionar o seu tempo para o que realmente importa: a análise precisa dos resultados e desenvolvimento de estratégias mais eficazes para o seu perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *