Saiba como aumentar o engajamento no Instagram com 7 ações estratégicas

O engajamento no Instagram é, sem dúvidas, uma das métricas mais acompanhadas por quem tem um perfil comercial nessa rede e quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo.

É por meio desse dado que acompanhamos as interações (curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo) que são geradas a partir dos conteúdos publicados e mostram se aquelas postagens fazem sentido para as nossas personas ou não.

Mas como nem sempre o engajamento é conquistado com tanta simplicidade, é importante sempre ter atenção ao que gera aproximação com o seu público e buscar táticas que podem ajudar nesse processo.

Por isso, neste artigo, além de mostrar com mais detalhes por que o engajamento no Instagram é tão valioso, também selecionamos 7 dicas para ajudar a aumentá-lo. Confira!

Por que o engajamento no Instagram é tão importante?

Seja no Instagram ou em qualquer rede social, o engajamento é fundamental para criar uma relação próxima com o público e gerar autoridade para a sua marca.

Por mais que curtidas ou visualizações sejam consideradas métricas de vaidade em uma estratégia de marketing digital, são essas informações que ajudam a entender se o seu conteúdo é atrativo e gera relevância para a sua audiência.

Afinal, não adianta ter milhares de seguidores se o seu conteúdo não se conecta e interage com eles, não é verdade? 

Dessa forma, acompanhar o engajamento no Instagram é uma maneira de entender o que funciona, conectar-se com a sua persona e entregar a ela postagens que realmente a auxiliem no dia a dia.

Além disso, ter um bom engajamento com o seu público facilita a expansão do seu perfil, a chegada de novos seguidores e aumenta a confiança na sua marca, tornando-a uma referência na rede social.

7 dicas para aumentar a sua taxa de engajamento no Instagram

No entanto, nós sabemos que nem sempre é tão simples assim manter altas taxas de engajamento no Instagram e é preciso trabalhar bastante para isso. 

Mas existem dicas que auxiliam no processo e podem funcionar muito bem em seu perfil. Abaixo, você confere 7 que são extremamente relevantes!

1. Publique conteúdo de qualidade para o seu público

Não tem jeito, a primeira e melhor dica para ter um bom engajamento no Instagram é planejar e publicar conteúdos que tenham qualidade e estejam alinhados às necessidades do seu público.

Para isso, é essencial estudar suas personas, entender suas dores e mapear como seu conteúdo e sua marca podem ajudá-las a superar seus desafios. 

Tudo isso levará à criação de postagens informativas, interativas, úteis e que sejam atrativas para os seus seguidores. Quanto maior a qualidade, maior será o engajamento!

2. Crie uma boa identidade visual para o perfil

Junto à qualidade do conteúdo, outro ponto importante é a criação de uma identidade visual atraente, que faça a sua empresa se destacar e gerar engajamento também com apelo visual.

Da escolha das cores e fontes à organização do feed, é importante que o perfil esteja alinhado à marca e transmita sua essência em cada postagem.

Além disso, você também precisa focar em fotos próprias e vídeos que ajudem a deixar seu conteúdo mais humanizado e próximo dos seguidores. Afinal, o Instagram surgiu para criar essa conexão entre pessoas, não é mesmo?

3. Poste com uma frequência certa

Apesar de a qualidade ser sempre melhor que a quantidade, também é relevante manter uma certa frequência de postagens para aumentar o engajamento com o público.

Quando você “some” do Instagram, há maiores chances de as pessoas interagirem menos e pararem de ver sentido em acompanhar seu perfil. A própria rede social, inclusive, pode diminuir o alcance do seu conteúdo e entregá-lo a menos seguidores com o tempo.

Ao contrário, quando você define uma frequência (sem exageros, é claro), as pessoas que seguem sua marca saberão pelo que esperar e você terá maior probabilidade de aumentar o alcance e o engajamento.

4. Interaja com seus seguidores

Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, a interação com os seguidores é tão importante quanto a entrega de conteúdos de qualidade para o público.

Se a sua marca gera engajamento, os seguidores vão comentar, enviar mensagens diretas ou marcar o perfil em suas próprias postagens. 

Portanto, é preciso ter atenção a todas essas interações e criar respostas interessantes para todas elas, sempre pensando na linguagem correta e nas necessidades das suas personas.

5. Aproveite os recursos dos stories

Para aumentar a interação com o público e o engajamento no Instagram, uma das melhores ferramentas, inclusive, são os stories.

Esse formato de postagens temporárias ganhou cada vez mais popularidade desde que foi lançado e, com o tempo, também recebeu vários recursos interativos que são extremamente atrativos para os seguidores, como enquetes, caixinhas de perguntas, marcação de perfis, entre outros.

O melhor de tudo é que essas funcionalidades são fáceis de utilizar (não exigem conhecimentos avançados de edição), então é possível criar stories para manter o engajamento com bastante frequência.

6. Use hashtags que façam sentido para o seu negócio

Outro recurso que pode auxiliar muito na visibilidade das suas postagens (e consequentemente, no engajamento) são as famosas hashtags

Porém, apesar de serem simples de usar e super úteis, uma vez que geram links para os conteúdos relacionados ao termo, deve-se ter um certo cuidado ao selecioná-las e utilizá-las.

Para que as hashtags funcionem e atraiam usuários para os seus posts, é essencial que elas tenham relação com o seu negócio e com o conteúdo que você está publicando. 

Ou seja, não adianta encher os posts com várias hashtags se elas não tiverem relação nenhuma com seu produto ou serviço. Isso pode repelir o público e não o atrair, então escolha com sabedoria.

7. Reposte menções de outros perfis

Se os seus seguidores gostam da sua marca e já interagem com ela, é bem possível que eles também utilizem a ferramenta de mencionar (nos posts de stories ou nas legendas do feed) para mostrar o novo produto ou serviço que adquiriram, a visita à sua loja, entre outras situações.

Assim como todos os outros seguidores, esses clientes merecem uma atenção especial e devem, inclusive, se tornar parte do seu conteúdo

Os reposts são sempre muito valiosos para gerar não só engajamento com seus clientes que fizeram a publicação, como também como todos os outros seguidores que acompanham seu perfil.

Aproveite para escrever uma mensagem carinhosa sempre que tiver uma menção, agradecer pela confiança do seu cliente e aproveitar para gerar uma prova de valor para o seu trabalho.

Como mensurar o engajamento no Instagram?

As dicas para aumentar o engajamento no Instagram são inúmeras, mas além de segui-las, também é preciso mensurar os resultados para entender exatamente o que está funcionando. 

No relatório do Reportei, por exemplo, a métrica de engajamento leva em consideração todas as ações de interação relacionadas às publicações (como curtir, comentar, compartilhar ou salvar) e é uma das mais importantes para entender o relacionamento com o público.

Mas, além de ficar de olho nessa métrica especificamente, também é importante acompanhar o alcance, os cliques nas informações do perfil e as características da audiência, por exemplo.

Para conhecer de perto a métrica de engajamento no Instagram e outros dados relevantes, indicamos nosso artigo “8 métricas do Instagram: como medir o sucesso da sua estratégia”. Clique aqui para conferir e boa leitura!

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *