Saiba tudo sobre o mercado de afiliados e por que esta é uma boa opção para você ganhar mais dinheiro
Com certeza você já deve ter ouvido falar do mercado de afiliados e sua possibilidade de aumentar os ganhos de influenciadores, produtores de conteúdo e outros profissionais que têm audiências significativas em suas áreas.
Seja para grandes e-commerces ou outras plataformas de infoprodutos, o marketing de afiliados vem ganhando grande visibilidade enquanto uma estratégia ganha-ganha, favorecendo tanto a empresa quanto as pessoas responsáveis por divulgá-la.
Por isso, neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o mercado de afiliados. Continue a leitura e confira até o final do artigo as seguintes informações:
- O que é e como funciona o mercado de afiliados?
- 7 vantagens do mercado de afiliados
- Tipos de afiliados
- Como os afiliados ganham dinheiro?
- Participe do Programa de Afiliados Reportei!
O que é e como funciona o mercado de afiliados?
O mercado de afiliados surgiu a partir das oportunidades de negócio criadas com a relação entre produtores – que ofertam produtos digitais, físicos ou serviços – e afiliados – que trabalham como um dos canais de vendas para essas soluções.
Os produtores (ou infoprodutores) podem ser tanto empresas que possuem seus próprios e-commerces ou fazem parte de marketplaces, como é o caso da Amazon, quanto empreendimentos que usam plataformas de terceiros para divulgarem seus outros produtos, como a Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Já na outra ponta estão os afiliados, que se associam a esses sites e divulgam esses produtos em blogs, redes sociais ou outros canais. Toda vez que uma venda é realizada a partir dessa divulgação, uma comissão é contabilizada para o autor dela.
Ou seja, trata-se de um processo simples e que pode ser uma boa fonte de renda, desde que o afiliado tenha ou construa uma audiência interessada nos produtos ofertados.
Para que essa relação dê certo, existem os programas de afiliados, que regem como funciona a parceria, definem os valores das comissões e geram os links personalizados que serão adicionados aos conteúdos de divulgação.
Quando o cliente final clica nesse link e efetua uma compra, o programa registra a comissão ganha e, posteriormente, disponibiliza esse dinheiro para saque.
Sendo assim, de uma forma geral, podemos avaliar o marketing de afiliados como uma estratégia barata e benéfica para os dois lados, com possibilidade de expansão para as empresas e de uma renda extra para quem divulga.
5 mitos sobre o mercado de afiliados
1. É muito trabalhoso
As ferramentas modernas tornam fácil criar um link de afiliado. Blogueiros podem começar a postar links de afiliados e ganhar dinheiro com eles no primeiro dia.
Programas populares incluem Amazon Associates, ShareASale e Commission Junction. A ideia é conectar os clientes às marcas por meio de conteúdo e ferramentas relevantes, postando links de afiliados que geram vendas.
2. É uma renda passiva de baixo esforço
Enquanto alguns acreditam que o marketing de afiliados dá muito trabalho, outros erroneamente acreditam que ele não requer praticamente nenhum trabalho. Embora implementar esses links seja realmente fácil, os blogueiros precisam trabalhar em seu conteúdo, presença e credibilidade e atrair seguidores para gerar vendas e ganhar dinheiro com o marketing de afiliados.
Além disso, os influenciadores devem estar atentos às conversões, já que são remunerados por ações. Isso significa que serão necessárias chamadas para ação mais ativas, conteúdo de vendas mais persuasivo e apresentação criativa dos produtos.
3. Apenas perfis grandes se beneficiam do marketing de afiliados
Um equívoco comum é pensar que apenas influenciadores com um grande público podem se beneficiar do marketing de afiliados. A verdade é que as conversões desempenham um papel mais importante do que o tamanho do público.
Não apenas os micro-influenciadores (aqueles com 1.000 a 100.000 seguidores) representam pelo menos 90% do sucesso do marketing de influência, 90% das marcas desejam trabalhar ativamente com eles por meio de estratégias de afiliados.
Devido ao seu número menor de seguidores e altas taxas de engajamento, os micro-influenciadores são frequentemente vistos como uma maneira econômica para as marcas alcançarem públicos-alvo específicos e impulsionarem as vendas.
4. Não funciona para mercados muito nichados
Acredite ou não, um nicho geralmente é bom para o marketing de afiliados.
Lembre-se de que você não pode ter sucesso se estiver tentando agradar a todos. Ter um nicho específico é bom porque lhe proporciona um público claramente definido, com preferências, gostos e hábitos de compra confiáveis.
As marcas conhecem essas coisas, então se o seu nicho despertou interesse dos fãs, também pode despertar interesse das marcas.
5. É tarde demais para começar
Sim, é verdade que existe muita concorrência no marketing de afiliados. No entanto, com novas empresas surgindo a cada ano, a variedade de anunciantes para promover está em constante expansão. Blogs que oferecem valor sempre se destacarão e terão acesso a parcerias lucrativas com marcas.
7 vantagens do mercado de afiliados
Para quem trabalha como afiliado, o mercado oferece uma série de vantagens. Abaixo, nós listamos as sete principais que você deve conhecer:
- Monetização de blog, site ou outros canais utilizados para seu conteúdo;
- Não há necessidade de produzir uma solução e arcar com os custos dela;
- Dessa maneira, não precisa de um grande investimento para começar;
- Se já tiver uma grande audiência, fica mais fácil divulgar produtos e serviços que sejam interessantes para ela;
- Inclusive, há maior alcance no mercado digital de afiliados, uma vez que não existem barreiras geográficas;
- Você pode definir como e quando deseja trabalhar, porque a ideia é alinhar sua produção de conteúdo à divulgação;
- E o risco é mais baixo do que outros modelos de negócio.
Mas lembre-se: nem sempre uma estratégia de marketing de afiliados funcionará do dia para a noite. É preciso ter comprometimento com o conteúdo e com a construção do seu público.
Tipos de afiliados
Ao trabalhar com o mercado de afiliados, você vai se deparar com duas alternativas de divulgação dos produtos. Escolher qual delas melhor se encaixa na sua realidade pode definir se você se tornará um afiliado autoridade ou árbitro.
O afiliado autoridade se baseia na produção de conteúdo, em blogs ou redes sociais, para educar o público e oferecer links de soluções que estejam alinhadas às necessidades desse público.
Dessa maneira, quanto mais você demonstra conhecimento sobre um determinado tema, mais fácil é atrair as pessoas certas e maiores são as chances de realizar vendas para esses usuários.
Enquanto isso, o afiliado árbitro utiliza de campanhas de anúncios, em canais como Google ou Facebook Ads, para atrair o público interessado nas soluções. Ou seja, é preciso entender de mídia paga para tornar o negócio rentável.
Como os afiliados ganham dinheiro?
Agora que você já sabe quais estratégias pode seguir no mercado de afiliação, fica a dúvida: como funcionam os métodos de pagamento?
Cada programa de afiliados tem sua própria forma de pagar as comissões, mas existem quatro que costumam se destacar mais nas plataformas. São elas:
- Custo por Clique (CPC): remunera de acordo com os cliques nos anúncios — sejam eles banners, pop-ups ou links — disponibilizados no site ou blog do afiliado;
- Custo por Ação (CPA): vem quando os usuários realizam alguma ação na página de destino da empresa, seja realizar um cadastro ou solicitar um orçamento, por exemplo;
- Custo por Mil Impressões (CPM): o afiliado recebe toda vez que um anúncio em seu site ou blog alcança mil impressões, sendo uma boa oportunidade para quem tem muitos acessos;
- Custo por Venda (CPV): esse é um dos formatos mais usados pelas empresas, visto que remunera somente quando uma venda é realizada por meio do link exclusivo do afiliado.
Sendo assim, ao avaliar as opções de programas de afiliados para se associar, vale a pena conferir o que ele oferta e se a comissão faz sentido para a sua estratégia.
Além disso, também é recomendado que você se inscreva e divulgue links de mais de uma plataforma, pois isso aumenta as chances de gerar conversões e ganhos.
Depois de ler todas as dicas relacionadas ao mercado de afiliados, com certeza você deve estar se perguntando quais plataformas são mais vantajosas, não é mesmo? Então vale a pena aproveitar o embalo e conferir também nosso artigo sobre 6 ótimos programas de afiliados e seus benefícios!
Métricas de sucesso no mercado de afiliados
Em uma pesquisa feita pelo site Referral Rock foram ouvidos profissionais ativos no mercado de afiliados quais métricas eles utilizam para avaliar sua performance.
Informações | Descrição |
---|---|
Total de cliques em links de afiliados | O número total de vezes que os links de afiliados foram clicados |
Total de compras através de links de afiliados | O número total de compras feitas através dos links de afiliados |
Taxa de conversão de afiliados | A porcentagem de cliques em links de afiliados que resultaram em compras |
Receita por clique | O valor médio ganho por cada clique em um link de afiliado |
Valor médio do pedido via links de afiliados | O valor médio das compras feitas através dos links de afiliados |
Receita total proveniente de afiliados | O total de receita gerada a partir dos programas de afiliados |
Retorno sobre o investimento / retorno sobre gastos com anúncios | A eficiência financeira dos programas de afiliados, mostrando o retorno obtido em relação aos gastos com anúncios |
Valor vitalício do cliente dos programas de afiliados | O valor médio que um cliente traz ao longo do tempo através dos programas de afiliados |
Custo por clique | O custo médio para obter um clique em um link de afiliado |
Novos leads do programa de afiliados | O número de novos contatos ou clientes potenciais gerados pelo programa de afiliados |
Novos clientes do programa de afiliados | O número de novos clientes adquiridos pelo programa de afiliados |
Porcentagem de afiliados ativos | A porcentagem de afiliados que estão ativamente promovendo os produtos ou serviços |
Porcentagem de afiliados que alcançam determinada meta de geração de leads ou receita | A porcentagem de afiliados que atingem uma meta específica de geração de leads ou receita |
Envolvimento geral dos afiliados | O nível de envolvimento e participação dos afiliados nos programas de afiliados |
Taxa de compras devolvidas/canceladas de afiliados | A porcentagem de compras feitas através de links de afiliados que são posteriormente devolvidas ou canceladas |
Crescimento da receita do programa de afiliados ao longo do tempo | A taxa de crescimento da receita gerada pelos programas de afiliados ao longo do tempo |
Flutuações nas vendas de afiliados ao longo do ano | As variações nas vendas geradas pelos programas de afiliados ao longo do ano |
Das 17 métricas de marketing de afiliados, 83% dos especialistas em marketing afirmam que a métrica mais popular a ser rastreada é o número total de cliques em links de afiliados.
No entanto, no final das contas, as vendas são mais importantes para o sucesso de um programa de afiliados. Portanto, faz sentido que, após os cliques, os profissionais de marketing meçam as taxas de conversão e acompanhem o número total de compras feitas através de links de afiliados.
Participe do Programa de Afiliados Reportei!
É isso mesmo, o Reportei tem seu próprio programa de afiliados e recompensa as indicações da plataforma com 10% de comissão por venda (com base no plano contratado). Incrível, não é mesmo?
É a sua oportunidade de unir o melhor dos dois mundos: indicar uma ferramenta em que acredita e, ao mesmo tempo, ganhar uma grana extra.
Para fazer parte desse time, basta divulgar o Reportei por meio do seu link personalizado do sistema de afiliados e acompanhar pelo painel as comissões que receber. Tudo isso sem custo algum!
Está esperando o quê? Crie sua conta agora mesmo e entre para o mercado de afiliados com a melhor ferramenta de automação de relatórios!