O shadowban no Instagram influencia negativamente a sua presença na rede social. Saiba como!

Você certamente já ouviu falar do shadowban no Instagram, termo que ganhou maior atenção nos últimos anos quando falamos de gestão e produção de conteúdo para essa mídia. 

Esse método de “punição” gera muito receio para os usuários, uma vez que afeta de forma negativa os resultados do perfil, incluindo alcance e engajamento. Mas você sabe por que isso acontece?

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o shadowban no Instagram e as principais formas de evitá-lo. Vamos lá?

O que é o shadowban no Instagram?

O termo shadowban acende um alerta quando falamos de perfis que produzem conteúdo para o Instagram. Isso porque ele está associado a uma “punição” dada pela rede àqueles que a utilizam de maneira inadequada. 

O objetivo do shadowban no Instagram é gerar um bloqueio temporário e “invisível”, que prejudica os alcance das postagens e da conta, mesmo que nada disso seja informado de um jeito claro para quem foi bloqueado. 

Isso não significa, é claro, que o conteúdo deixará de ser recebido pelos seguidores do perfil. Mas haverá grande dificuldade de alcançar e engajar os usuários fora desse grupo, pois as postagens vão parar de aparecer na aba Explorar, nas páginas de pesquisas de hashtags, entre outras opções.

Quais motivos levam ao shadowban?

Depois de conferir o que é o shadowban no Instagram, com certeza você deve estar se perguntando quais são as pequenas infrações que levam a esse “bloqueio” no alcance do perfil.

O primeiro ponto para entender o que leva à punição é saber que o Instagram tem como objetivo gerar a melhor experiência possível para seus usuários

Sendo assim, tudo o que pode prejudicar a interação dessas pessoas é visto com maus olhos pela rede social. Dentre os principais motivos que merecem atenção especial, listamos três abaixo:

  1. Uso indevido de hashtags: seja por adicioná-las em excesso na legenda/comentário ou usar algumas que não tenham relação com o conteúdo somente para aumentar o alcance. O bloqueio também acontece para quem usa hashtags banidas pelo Instagram, como as que possuem conotação sexual ou forçam o engajamento (#followforfollow, por exemplo).
  2. Uso de automações e compra de seguidores: comprar ou usar robô para aumentar a base de seguidores e as interações em postagens leva ao bloqueio temporário, uma vez que gera engajamento e resultados que não são reais. 
  3. Denúncias: caso outros usuários façam denúncias sobre o conteúdo publicado por um perfil, por o considerarem indevido, o shadowban pode ser aplicado à conta.

Leia também: 5 ferramentas para monitorar hashtags nas redes sociais.

Mas, se o Instagram não notifica quando esse bloqueio acontece, como é possível identificar o shadowban no Instagram? Basta seguir dois passos:

  • observar suas métricas de alcance e engajamento, para saber se elas estão caindo;
  • checar se suas postagens aparecem nas pesquisas das principais hashtags utilizadas por você. Caso não estejam aparecendo, isso pode significar um bloqueio temporário.

Quanto tempo dura o shadowban no Instagram?

Não existe um tempo determinado para que o shadowban no Instagram termine. O bloqueio pode durar de 24 horas a algumas semanas, dependendo do momento em que você começa a utilizar o perfil corretamente, sem hashtags indevidas, automações ou um dos outros problemas listados acima.

É possível reverter um shadowban?

A boa notícia é que o shadowban pode ser revertido com mais agilidade se você não só se você parar de cometer pequenas infrações às políticas da rede social, mas também:

  • ficar pelo menos 24 horas sem realizar novas postagens e, posteriormente, diminuir o número de postagens na plataforma (caso faça muitas por dia);
  • remover os aplicativos de terceiros, principalmente aqueles que podem estar relacionados a automações. Para isso, basta ir em “Editar perfil”, depois em “Aplicativos autorizados” e clicar em “Revogar acesso”;
  • fizer uma edição em suas postagens para excluir as hashtags que são banidas ou que não se relacionam diretamente com seu conteúdo;
  • fez de tudo e mesmo assim a conta não voltou? Então o ideal é entrar em contato com o suporte do Instagram para informar sobre a questão. Basta acessar as Configurações e depois clicar em “Relatar um problema”.

Saiba como evitar o shadowban no Instagram

Depois de reverter o shadowban no Instagram (ou para não correr esse risco no futuro), algumas boas práticas devem ser adotadas. Veja abaixo quais são elas:

  1. Cheque a lista de hashtags banidas para fugir delas e use apenas aquelas que realmente são relevantes para o seu público — sem pecar também pelo excesso.
  2. De forma alguma aposte em automações para fazer seu perfil ganhar mais seguidores ou interações. O objetivo da rede é que o engajamento venha junto à qualidade do conteúdo, e não com métricas enganadoras.
  3. Atenção ao que você publica: conteúdos indevidos podem ser denunciados ou rastreados pela plataforma (dependendo das hashtags utilizadas, por exemplo). No Instagram, deve permanecer o bom senso e, acima de tudo, o respeito pelos outros usuários.
  4. Evite interagir de forma excessiva na rede (curtir ou comentar, por exemplo) em um curto espaço de tempo, pois essas ações podem ser associadas ao uso de um robô. 

Gostou deste post? Aproveite para ler também nosso artigo com 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento da sua marca sem correr o risco de ser vítima do shadowban no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.