Shadowban no Instagram: o que é, como evitar e como reverter

Shadowban no Instagram: o que é, como evitar e como reverter
O shadowban no Instagram influencia negativamente a sua presença na rede social. Saiba como!

O shadowban no Instagram influencia negativamente a sua presença na rede social. Saiba como!

Você certamente já ouviu falar do shadowban no Instagram, termo que ganhou maior atenção nos últimos anos quando falamos de gestão e produção de conteúdo para essa mídia. 

Esse método de “punição” gera muito receio para os usuários, uma vez que afeta de forma negativa os resultados do perfil, incluindo alcance e engajamento. Mas você sabe por que isso acontece?

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o shadowban no Instagram e as principais formas de evitá-lo. Vamos lá?

O que é o shadowban no Instagram?

O termo shadowban acende um alerta quando falamos de perfis que produzem conteúdo para o Instagram. Isso porque ele está associado a uma “punição” dada pela rede àqueles que a utilizam de maneira inadequada. 

O objetivo do shadowban no Instagram é gerar um bloqueio temporário e “invisível”, que prejudica os alcance das postagens e da conta, mesmo que nada disso seja informado de um jeito claro para quem foi bloqueado. 

Isso não significa, é claro, que o conteúdo deixará de ser recebido pelos seguidores do perfil. Mas haverá grande dificuldade de alcançar e engajar os usuários fora desse grupo, pois as postagens vão parar de aparecer na aba Explorar, nas páginas de pesquisas de hashtags, entre outras opções.

Quais motivos levam ao shadowban?

Depois de conferir o que é o shadowban no Instagram, com certeza você deve estar se perguntando quais são as pequenas infrações que levam a esse “bloqueio” no alcance do perfil.

O primeiro ponto para entender o que leva à punição é saber que o Instagram tem como objetivo gerar a melhor experiência possível para seus usuários

Sendo assim, tudo o que pode prejudicar a interação dessas pessoas é visto com maus olhos pela rede social. Dentre os principais motivos que merecem atenção especial, listamos três abaixo:

  1. Uso indevido de hashtags: seja por adicioná-las em excesso na legenda/comentário ou usar algumas que não tenham relação com o conteúdo somente para aumentar o alcance. O bloqueio também acontece para quem usa hashtags banidas pelo Instagram, como as que possuem conotação sexual ou forçam o engajamento (#followforfollow, por exemplo).
  2. Uso de automações e compra de seguidores: comprar ou usar robô para aumentar a base de seguidores e as interações em postagens leva ao bloqueio temporário, uma vez que gera engajamento e resultados que não são reais. 
  3. Denúncias: caso outros usuários façam denúncias sobre o conteúdo publicado por um perfil, por o considerarem indevido, o shadowban pode ser aplicado à conta.

Leia também: 5 ferramentas para monitorar hashtags nas redes sociais.

Mas, se o Instagram não notifica quando esse bloqueio acontece, como é possível identificar o shadowban no Instagram? Basta seguir dois passos:

  • observar suas métricas de alcance e engajamento, para saber se elas estão caindo;
  • checar se suas postagens aparecem nas pesquisas das principais hashtags utilizadas por você. Caso não estejam aparecendo, isso pode significar um bloqueio temporário.

3 sinais que você está sofrendo shadowban no Instagram:

Sente que pode estar sofrendo Shadowban no Instagram? Aqui estão alguns sinais que podem indicar que você realmente está:

1. Queda repentina no engajamento

Uma queda repentina no engajamento pode ser um sinal de que sua conta está passando por um shadowban no Instagram. Você pode perceber menos curtidas, comentários, seguidores ou compartilhamentos em suas postagens mais recentes.

2. Você não aparece nos resultados de busca ou sugestões da plataforma

Os usuários não podem acessar seu conteúdo como antes. Você sempre esteve no topo de seus feeds e agora não é encontrado em lugar algum.

Além disso, seus seguidores também podem dizer que não veem mais suas postagens como costumavam, ou que seus stories não aparecem mais para eles.

3. Você não consegue mais acessar certos recursos

Se você está tendo problemas com a plataforma ou de repente não consegue acessar certos recursos, pode ser um bug ou uma atualização no algoritmo. Mas também pode ser por postar conteúdo de baixa qualidade ou violação das diretrizes da comunidade (pelas quais você pode ser responsável).

Reconheceu esses sinais na sua conta? Não se preocupe! Ao longo desse artigo vamos abordar como sair do shadowban no Instagram!

Quanto tempo dura o shadowban no Instagram?

Não existe um tempo determinado para que o shadowban no Instagram termine. O bloqueio pode durar de 24 horas a algumas semanas, dependendo do momento em que você começa a utilizar o perfil corretamente, sem hashtags indevidas, automações ou um dos outros problemas listados acima.

Apesar de a rede social não ter confirmado, também é possível que o Instagram imponha diferentes níveis de shadowbans. Alguns usuários relatam que voltaram aos seus níveis normais de engajamento e crescimento dentro de alguns dias, enquanto outros dizem que suas contas nunca se recuperaram e permanecem paradas quase um ano depois.

É possível reverter um shadowban?

A boa notícia é que o shadowban pode ser revertido com mais agilidade se você não só se você parar de cometer pequenas infrações às políticas da rede social, mas também:

  • ficar pelo menos 24 horas sem realizar novas postagens e, posteriormente, diminuir o número de postagens na plataforma (caso faça muitas por dia);
  • revise suas postagens em busca de conteúdo que possa ser considerado ofensivo ou que viole as diretrizes da comunidade do Instagram. Se encontrar alguma postagem que possa ser considerada inadequada, remova-a ou edite-a para torná-la compatível com as políticas da plataforma;
  • remover os aplicativos de terceiros, principalmente aqueles que podem estar relacionados a automações. Para isso, basta ir em “Editar perfil”, depois em “Aplicativos autorizados” e clicar em “Revogar acesso”;
  • fizer uma edição em suas postagens para excluir as hashtags que são banidas ou que não se relacionam diretamente com seu conteúdo;
  • fez de tudo e mesmo assim a conta não voltou? Então o ideal é entrar em contato com o suporte do Instagram para informar sobre a questão. Basta acessar as Configurações e depois clicar em “Relatar um problema”.

Saiba como evitar o shadowban no Instagram

Depois de reverter o shadowban no Instagram (ou para não correr esse risco no futuro), algumas boas práticas devem ser adotadas. Veja abaixo quais são elas:

  1. Cheque a lista de hashtags banidas para fugir delas e use apenas aquelas que realmente são relevantes para o seu público — sem pecar também pelo excesso.
  2. De forma alguma aposte em automações para fazer seu perfil ganhar mais seguidores ou interações. O objetivo da rede é que o engajamento venha junto à qualidade do conteúdo, e não com métricas enganadoras.
  3. Atenção ao que você publica: conteúdos indevidos podem ser denunciados ou rastreados pela plataforma (dependendo das hashtags utilizadas, por exemplo). No Instagram, deve permanecer o bom senso e, acima de tudo, o respeito pelos outros usuários.
  4. Evite interagir de forma excessiva na rede (curtir ou comentar, por exemplo) em um curto espaço de tempo, pois essas ações podem ser associadas ao uso de um robô. 
  5. Evite postar conteúdo duplicado ou reciclado. Isso pode ser considerado spam pela plataforma, o que prejudica o alcance do seu perfil.
  6. Não use softwares que violam os termos de serviço do Instagram, como bots ou geradores automáticos de comentários.
  7. Não faça uso excessivo de emojis em suas legendas e comentários. Embora sejam uma forma de expressão bastante comum na rede social, o uso excessivo pode ser considerado como spam e prejudicar o alcance do seu perfil.
  8. Não compre seguidores ou curtidas. Além de ser uma prática desonesta, essa estratégia é facilmente identificada pela plataforma, o que pode levar ao shadowban e até mesmo à exclusão do seu perfil.
  9. Esteja sempre atento às atualizações das políticas de uso da plataforma e siga as diretrizes da comunidade. Assim, você evita postar conteúdo que possa ser considerado ofensivo ou que viole as regras do Instagram.

Aproveite para ler também nosso artigo com 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento da sua marca sem correr o risco de ser vítima do shadowban no Instagram

Shadowban no Instagram: principais pontos

A melhor maneira de evitar o shadowban é ser um usuário responsável e seguir as diretrizes do Instagram. Ser “shadowbanned” nas redes sociais pode trazer os seguintes riscos para sua conta:

  • Declínio no engajamento;
  • Acesso limitado aos recursos da plataforma;
  • Baixa exposição devido a restrições nos resultados de pesquisa;
  • Potencial perda de seguidores devido à diminuição das atividades nas redes sociais.

Você já foi vítima de shadowban no Instagram? Como gerenciou as restrições em sua conta? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

 

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe