CPM (Custo por mil impressões)

CPM é a sigla para Custo por Mil Impressões. Essa métrica representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio. Ou seja, o número de vezes que determinada publicidade foi exibida ao público na internet.

O CPM é muito utilizado em campanhas de branding, por exemplo, que têm como objetivo aumentar a consciência de marca de uma empresa ou produto.

O cálculo dessa métrica é feito dividindo o Valor Investido/Número de Impressões x 1000.

CPM no marketing digital é uma métrica comum para indicar o custo-benefício de uma campanha de anúncios. E é frequentemente usada para comparar performance entre diferentes campanhas.

Como analisar o CPM nos seus relatórios de marketing digital

Agora que você sabe o que significa CPM, é hora de entender como analisá-lo. Afinal, essa métrica pode ser observada em diversos relatórios de Ads.

Como o CPM analisa o custo por mil impressões, podemos presumir que, quanto mais qualificado for o seu público, menor será o valor pago pela impressão dos seus anúncios. 

E, consequentemente, o aproveitamento da verba disponível será maior. Ou seja, tanto o CPM no YouTube, quanto o CPM no Facebook e no Google Ads, podem ser usados para monitorar a assertividade da sua segmentação.

Apesar de ser uma métrica importante, suas análises ficam mais completas ao combinar os insights do CPM com os números obtidos no seu CPC, CPL ou ROAS.

Gostou do conteúdo? Confira aqui 7 dicas para ter mais resultados com Ads.

 

analista data driven de marketing digital