Confira 6 tipos de ferramentas de marketing digital essenciais para a sua rotina de trabalho

Com uma rotina atarefada e diversas decisões a serem tomadas na comunicação de uma empresa, poder contar com ferramentas de marketing digital é fundamental para otimizar o tempo, tornar a equipe mais produtiva e reduzir custos.

Seja para analisar a performance do seu site, automatizar processos repetitivos ou gerenciar seus conteúdos com mais praticidade, essas plataformas têm ganhado cada vez mais destaque entre os profissionais de marketing.

Por isso, neste artigo, nós te apresentamos não só os benefícios das ferramentas de marketing digital, como também listamos seis opções que podem atender seus objetivos. Confira!

Por que as ferramentas de marketing digital são necessárias?

Que o marketing digital oferece diversos recursos e canais para alavancar uma marca, você já sabe. Mas junto a essas inúmeras possibilidades, existem ferramentas que auxiliam na produtividade e em um melhor retorno das ações realizadas no meio online.

Independentemente de qual for seu objetivo — se é para ampliar a visibilidade da marca, gerar leads ou aumentar as vendas —, sempre há uma ferramenta de marketing digital adequada para acelerar o processo e fazer com que a equipe seja mais eficiente.

Entretanto, esses não são os únicos benefícios entregues por essas plataformas. Dentre os principais, podemos listar:

  • automatização dos processos, eliminando tarefas repetitivas e liberando a equipe para ter mais tempo para tomar decisões relevantes para o negócio;
  • integração entre as ferramentas utilizadas, para que todas as ações do funil de vendas estejam devidamente alinhadas;
  • maior proximidade entre as equipes de marketing e vendas, fazendo com que todo o processo de nutrição dos leads e abordagem das oportunidades seja mais estratégico;
  • e com isso, além de todos serem mais produtivos, a empresa ganha com ações mais precisas e, é claro, redução dos custos com marketing e vendas.

Viu como são muitos os benefícios entregues pelas ferramentas de marketing digital? Abaixo, nós te apresentamos os principais tipos disponíveis no mercado para facilitar sua escolha.

6 principais ferramentas de marketing digital para investir

Antes de definir as ferramentas de marketing digital ideais para a sua empresa, é necessário que você defina o objetivo que deseja atingir, conforme falamos no tópico anterior.

Então, a partir desse objetivo, poderá escolher entre as diversas plataformas disponíveis no mercado. A seguir, você confere os seus tipos mais utilizados.

1. Análise de sites

Analisar o desempenho do seu site, seja ele institucional ou e-commerce, é essencial para entender o comportamento dos usuários que o acessam, os canais (pago, orgânico e de referência) que geram mais tráfego e conversões, páginas mais visitadas, entre muitos outros dados relevantes. 

Sendo assim, se o seu negócio tem um site, uma ferramenta de análise é primordial para acompanhar a performance e obter insights valiosos. 

Uma das mais populares disponíveis no mercado é, sem dúvidas, o Google Analytics. Seu principal benefício é que, além de apresentar resultados de uma maneira muito completa, também é gratuito e integra com a maioria das outras ferramentas de marketing digital.

2. SEO e planejamento de palavras-chave

Caso você invista em estratégias de SEO para obter uma melhor performance nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, é importante buscar ferramentas que auxiliem no planejamento de palavras-chave e ranqueamento. 

O Google, por exemplo, oferece o Search Console, uma plataforma completa para acompanhar o desempenho das suas páginas e otimizações necessárias em cada uma delas.

Já em relação às palavras-chave, há ferramentas que são ideais para auxiliar tanto no orgânico quanto em campanhas pagas, como é o caso do Keyword Planner do Google Ads, Ubersuggest e o SEMRush.

3. Redes sociais

Para marcas que apostam nas redes sociais para aumentar sua visibilidade, existem ferramentas de marketing digital que ajudam a gerenciar os conteúdos e acompanhar seus resultados. 

As mais buscadas por profissionais que trabalham com mídias sociais são voltadas para agendamento de posts. Muitas redes oferecem essa funcionalidade em suas próprias plataformas, como é o caso do Facebook/Instagram e do Twitter.

Porém, também há diversas opções no mercado, inclusive algumas ferramentas gratuitas, que auxiliam na programação de postagens, monitoramento de hashtags, entre outros recursos. 

4. Automação de marketing

Uma ferramenta de automação é essencial para quem trabalha com Inbound Marketing e precisa captar e nutrir leads até que estes estejam preparados para se tornarem clientes.

Normalmente, esses softwares possuem diversos recursos para auxiliar em cada etapa do funil de vendas, como criação de Landing Pages, disparo de campanhas de e-mail, fluxos de automação e integração com CRMs. 

Duas das ferramentas de automação mais famosas e utilizadas no mercado são o RD Station Marketing e a Hubspot.

5. CRM (Customer Relationship Manager)

Pensando no alinhamento entre marketing e vendas, ter uma ferramenta de CRM é essencial para conhecer seus clientes a fundo, mapear oportunidades perdidas e traçar estratégias mais eficazes para cada etapa do funil.

Afinal, muito mais que gerar leads, é preciso garantir a qualidade desses contatos, respeitar seu momento na jornada de compra e planejar ações de fidelização para aqueles que já fecharam negócio.

A boa notícia é que existem vários sistemas de CRM que possuem versões gratuitas, o que facilita o teste e a adaptação ao software, como é o caso do RD Station CRM e do CRM da Hubspot. Há, ainda, outras soluções pagas, como o Pipedrive e o Exact Spotter.

6. Relatório de Marketing Digital

A análise da sua performance digital não pode ficar de fora da sua estratégia. Por isso, uma ferramenta de automação de relatórios também é essencial para otimizar o tempo da sua equipe e permitir que ela direcione sua atenção a decisões mais eficazes.

Com o Reportei, por exemplo, você gera relatórios profissionais e personalizados de diversas mídias em apenas três segundos, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Google Analytics, Google Ads, RD Station e muito mais. 

Além disso, pode complementar seus relatórios com análises em texto, imagens e vídeos, e criar uma Linha do Tempo com todo o histórico do projeto. 

Gostou de conhecer as nossas indicações de ferramentas de marketing digital? Então não deixe de compartilhar com sua equipe e testar as que mais se adequam à sua agência ou negócio!

Reportei-Automacao-de-Relatorios-de-Marketing-Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *