Saiba como fazer uma análise de performance digital em 5 passos

Todo mundo sabe que boas estratégias de marketing digital devem vir acompanhadas de métricas de desempenho. Por isso, a análise de performance digital é essencial para obter sucesso em seus projetos.

Mais do que coletar e avaliar os dados de cada canal utilizado, deve-se compreender como cada um coopera com os objetivos da empresa e a evolução do negócio como um todo.

Afinal, uma boa análise de performance de marketing digital precisa ser profunda e levar em consideração as etapas do funil de vendas, desde o topo até o fechamento da compra. Além, é claro, das especificidades da empresa e de cada canal em que ela investe. 

Por isso, preparamos um guia para ajudar você a realizar uma análise de performance digital completa. Acompanhe para conferir nossas dicas!

5 passos para a análise de performance digital

Para fazer uma análise de performance digital eficaz, há 5 passos que devem ser seguidos, levando em consideração desde o entendimento do negócio e objetivos do cliente até ferramentas que auxiliem no processo. Confira!

Passo 1: Definição de metas e indicadores

Toda análise de performance digital deve ser guiada pelo objetivo de marketing da empresa. E, para garantir que esse objetivo seja alcançado, é preciso definir metas e indicadores que ajudem a apontar se o projeto está no caminho correto ou não.

Se uma empresa tem o objetivo de aumentar suas vendas, por exemplo, sua agência ou equipe de Inbound Marketing deve direcionar seus esforços para auxiliar a equipe comercial a receber mais oportunidades de negócio.

Sendo assim, essa seria a meta que precisaria ser constantemente acompanhada para saber se estão no caminho certo ou não. Mas ela, sozinha, pode não dizer muito sobre o que está levando ao resultado final, certo?

Por isso, os principais indicadores de performance também devem ser frequentemente avaliados para que os profissionais de marketing redefinam suas estratégias e ações para alcançar a meta. 

Leia também:

Passo 2: Acompanhamento de funil de vendas

Quando falamos sobre métricas e indicadores na análise de performance digital, é necessário acompanhar cada uma das etapas do funil de vendas e os resultados que elas geram

Afinal, cada fase é importante para alcançar o objetivo final do negócio. Vamos pensar que uma determinada empresa queira gerar 50 vendas por mês. A partir de seu histórico de taxa de conversão ou do segmento em que está inserida, é preciso definir as quantidades de:

  • oportunidades que o comercial deve abordar para gerar esse número de vendas;
  • leads a serem nutridos para se tornarem, futuramente, oportunidades;
  • visitantes que devem chegar ao site para se converterem em leads ou oportunidades.

A análise dessas e outras métricas associadas ao funil de vendas é primordial para encontrar possíveis lacunas que atrapalham o desenvolvimento do projeto e o alcance da meta.

Passo 3: Análise de resultados dos canais digitais

O terceiro passo para a análise de performance digital é avaliar, de maneira específica, os canais envolvidos em sua estratégia e como eles impactam no desempenho do projeto.

Cada canal terá um papel com maior ou menor relevância nas etapas do funil de vendas, mas todos eles são importantes para o sucesso dos resultados de marketing digital. 

Portanto, sempre faça uma avaliação sobre o desempenho do seu site a partir da busca orgânica, campanhas pagas e tráfego de referência. Analise também o retorno de seus esforços em redes sociais e de outras ferramentas de relacionamento, como é o caso do e-mail marketing. 

Esses resultados são essenciais para determinar quais são os canais mais importantes para alcançar suas metas e encontrar oportunidades de melhorias para suas estratégias. 

Passo 4: Olhar para o futuro

Por falar em encontrar oportunidades de melhorias, não podemos deixar enfatizar a importância de usar a análise de performance digital como a maneira mais eficiente de olhar para o futuro.

Muitos profissionais, ao fazerem a análise de dados de marketing, enfrentam uma dificuldade muito comum: costumam focar muito mais no passado do que nos próximos passos do projeto. Ou seja, se prendem ao que já aconteceu, mas nem sempre extraem bons insights de seus relatórios.

Um dos grandes segredos de uma boa análise de marketing digital é saber propor, a partir dos dados, ações eficazes para alcançar as metas e, aos poucos, fazer com que o projeto evolua ainda mais.

Leia também:

Passo 5: Investimento de tempo no que realmente importa

Agora que você já passou pelos quatro primeiros passos, é hora de pensar em como otimizar todo esse processo para investir tempo no que realmente importa: as análises e o planejamento do futuro.

Pelo que pudemos ver anteriormente, uma boa análise de performance digital leva em consideração tanto as metas do projeto quanto os indicadores específicos de cada canal utilizado na estratégia.

Imagine, então, que você precisa coletar manualmente todos esses dados para depois analisá-los e, por fim, extrair os insights necessários? Parece bastante trabalhoso, não é mesmo?

Porém, como uma boa ferramenta de automação de relatórios, como o Reportei, é possível reduzir consideravelmente o tempo da captação dos resultados de todos os canais e direcionar seus esforços para uma interpretação mais profunda e conclusiva das métricas. 

Além disso, você pode criar um histórico do projeto para acompanhar seu desempenho ao longo do tempo e entender o que funciona antes de definir os próximos passos. 

Gostou de ler nosso guia sobre análise de performance digital? Então confira também o artigo a seguir: Cultura Data Driven: o que é e quais seus benefícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *