Com a necessidade cada vez maior de produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais, é impossível não pensar na importância de se monitorar hashtags e usá-las de maneira correta nas publicações.

Afinal, esses termos que vêm acompanhados do famoso símbolo de “jogo da velha” (#), ganharam muita força ao longo do tempo, principalmente no Instagram e no Twitter, e hoje são uma das formas mais práticas de buscar conteúdos relevantes sobre um determinado assunto.

Porém, apesar de serem simples de adotar, as hashtags precisam ser definidas com sabedoria, para que ao invés de popularizar suas postagens, elas não gerem prejuízos para o seu perfil.

E além de definidas e utilizadas, elas precisam ser acompanhadas para que você continue apostando nas tendências certas e atraindo mais usuários para o seu conteúdo.

Por isso, neste artigo, reunimos os principais motivos para apostar nesse recurso das redes sociais e quais são as 5 ferramentas que podem ajudar a monitorar hashtags com praticidade. Continue a leitura para conferir!

Por que monitorar hashtags nas redes sociais?

Monitorar hashtags nas redes sociais é essencial para ser estratégico na hora de criar suas publicações para o Twitter, Facebook ou Instagram, por exemplo.

Apesar de ser uma técnica simples, que consiste em adicionar o sinal de # a um termo específico, acrescentar hashtags demais ou palavras-chave que não estejam alinhadas ao seu negócio pode mais prejudicar do que ajudar o seu conteúdo.

Portanto, esse processo de monitoramento auxilia a buscar tendências, entender o que os usuários mais pesquisam e definir os termos mais relevantes para o seu perfil.

Além disso, o acompanhamento também deve levar em consideração as hashtags proibidas pelo Instagram, que são termos usados de forma indevida e que podem levar ao famoso shadowban.

Para quem não está familiarizado com o termo, shadowban é um mecanismo que o Instagram usa para diminuir o alcance de perfis que cometem pequenas infrações. Esse banimento não é explícito e é temporário, então, em muitos casos, o usuário nem sabe que aconteceu.

Além da utilização exagerada de hashtags ou de termos proibidos (como é o caso do #followforfollow ou #likeforlike), outros comportamentos também causam o shadowban, como o uso de automações ou interações em excesso. Então é preciso ficar de olho!

5 ferramentas de monitoramento de hashtags

Mas para ajudar você a não ser banido de forma alguma e a ter sucesso na sua estratégia, reunimos abaixo 5 ferramentas para monitorar hashtags não só no Instagram, como também no Twitter, Facebook e outras mídias. Confira!

1. Instagram

A primeira e mais prática ferramenta para monitoramento de hashtags no Instagram é, sem dúvidas, a própria rede social.

No campo “Explorar”, representado pelo símbolo de lupa, você consegue pesquisar os termos mais alinhados ao seu negócio e entender quais deles realmente são relevantes, já que é possível saber quantas pessoas já usaram essas hashtags.

Apesar de não oferecer informações tão completas quanto outras ferramentas externas, esse é um excelente começo para conhecer a popularidade das palavras-chave e começar a defini-las. 

2. Twitter 

Assim como no Instagram, o Twitter também tem uma aba de pesquisa muito importante para quem deseja conhecer as hashtags que são tendência no momento. 

Na versão web da rede social, inclusive, é possível fazer uma pesquisa mais avançada e descobrir informações completas de cada termo que pode ser relevante para o seu conteúdo. 

Você pode conhecer não só as palavras-chave, como também os tipos de perfis que as usaram, locais e aprofundar sua busca em períodos de tempo específicos.

Em sua tela inicial, além de visualizar os termos mais populares do momento, você pode trocar a localidade para descobrir o que está sendo falado em outras regiões do mundo e clicar nas hashtags para saber o que está sendo dito sobre cada assunto.

3. Top Hashtags

A Top Hashtags é uma ferramenta bem simples de usar, mas bastante interessante para quem quer explorar os termos mais utilizados no mundo todo e em diversas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.

Ao realizar uma pesquisa e clicar em uma opção de hashtag, você consegue ver a quantidade de publicações feitas com ela, medir sua popularidade e encontrar termos relacionados.

Além disso, você também pode encontrar dicas a partir de temas específicos alinhados ao seu negócio, como marketing, esportes ou carros. 

4. Social Searcher

Tanto para monitorar hashtags quanto para saber o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca ou produto, o Social Searcher também pode ser uma ferramenta facilitadora para o seu dia a dia.

Em seu mecanismo de busca, que é totalmente gratuito, você consegue encontrar menções públicas em redes sociais como o Instagram, Twitter e outras mídias. 

Sendo assim, é possível monitorar as hashtags mais populares para o seu negócio e, inclusive, identificar se elas estão sendo usadas de maneira positiva ou negativa, a fim de evitar qualquer problema com o seu conteúdo.

5. TweetDeck

O TweetDeck já apareceu aqui em nosso blog uma vez como uma ferramenta gratuita de agendamento no Twitter. Porém, suas funcionalidades vão muito além e ele permite também o monitoramento de hashtags.

Com isso, você pode buscar com mais facilidade o que faz sentido para o seu público e criar conteúdos mais estratégicos para essa rede especificamente.

Além disso, o TweetDeck permite que você gerencie várias contas, o que pode ser uma excelente maneira de centralizar as informações e ter mais controle na hora de monitorar as hashtags de cada projeto no Twitter.E aí, gostou das nossas dicas de ferramentas para monitorar hashtags nas redes sociais? Então aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como aumentar a sua taxa de engajamento no Instagram!

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *