Gerenciar várias mídias sociais de diversos clientes não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e muita organização. No entanto, os profissionais de social media podem contar com diversas ferramentas gratuitas para facilitar a rotina, como plataformas de agendamento de posts. 

Quando oferecidas no plano “free”, essas ferramentas costumam contar com algumas limitações, mas agilizam e muito o trabalho do social media e colaboram para que ele poupe recursos para investir em outras ferramentas, como plataformas que geram relatórios das redes sociais.

Além disso, agora o Instagram também permite o agendamento de posts sem a necessidade de uma ferramenta externa. 

A programação é feita de forma simples e diretamente pelo Estúdio de Criação do Facebook. Ou seja, esta pode ser uma excelente opção caso você tenha mais de um cliente e não queira evitar as limitações de outras plataformas.

Confira a seguir a lista que fizemos com indicações de sete ferramentas gratuitas para agendar posts nas redes sociais. 

1) Estúdio de Criação do Facebook

Em 2019, o Estúdio de Criação do Facebook ganhou uma nova funcionalidade e passou a permitir que os posts do Instagram também fossem agendados pela plataforma, de maneira gratuita.

Além de programar publicações para o feed, você tem a opção de agendar os vídeos do IGTV e acessar as métricas disponíveis no Instagram Business

Para gerenciar seu perfil pelo Estúdio de Criação, antes de tudo, você deve fazer login na plataforma com a conta do Facebook que gerencia as páginas dos seus clientes. 

Depois disso, você deverá clicar, no topo da página da ferramenta, no ícone do Instagram, que leva para a integração com a rede social. É nessa aba que você irá fazer login nos perfis que gerencia.

Quando tudo estiver certo, você terá a possibilidade, então, de criar e agendar quantos posts quiser, sem pagar nada por isso.

Para conferir o passo a passo completo, acesse o nosso artigo Como agendar posts no Instagram direto da plataforma e veja também nosso tutorial em vídeo com todos os detalhes sobre a plataforma!

 

2) Buffer

A versão gratuita do Buffer permite que você conecte um tipo de conta por rede social, por exemplo, uma conta no Facebook, uma conta no Google+, uma conta no Instagram, etc. 

O Buffer é bem didático e intuitivo, possuindo uma extensão para os navegadores Google Chrome, Firefox e Safari que agilizam ainda mais o uso do software.

Apesar de possuir um limite de programação de 10 postagens para quase todas as redes sociais, o Buffer dá a possibilidade de rastrear o desempenho do seu conteúdo e está disponível para celulares que usam os sistemas operacionais iOS e Android.

3) Social Oomph

No mercado desde 2008, o Social Oomph promete aumentar a sua produtividade nas redes sociais, permitindo a programação de mensagens e postagens, além do monitoramento das redes sociais para saber o que os clientes têm falado sobre a sua marca.

Anteriormente, a empresa, que tinha o nome de TweeterLater.com, era focada em soluções para o Twitter. Com a transição e a ampliação de funcionalidades, o Social Oomph agora permite que você agende e acompanhe postagens no Facebook, Pinterest, LinkedIn, Tumblr etc. 

Mas os recursos do Twitter são os que mais chamam atenção por seus diferenciais e são os únicos oferecidos gratuitamente pela empresa.

A versão gratuita do Social Oomph permite que você: planeje tweets, acompanhe palavras-chave, salve postagens-rascunho, acompanhe links, veja menções, retweets, etc.

4) Everypost

Com o Everypost, além de agendar publicações, você consegue fazer a customização delas e criar conteúdos visuais. 

Na versão gratuita da plataforma, você pode fazer a curadoria do conteúdo, ou seja, pode reunir os conteúdos relevantes de diferentes mídias e fontes e publicá-los, sem dificuldade, em todas as suas redes sociais.

No Everypost gratuito, é possível agendar 10 publicações. Apesar das limitações, essa versão é bem versátil, já que é possível agendar publicações em todas as redes pelo smartphone, computador e tablet.

5) Latergram

Apesar de também estar disponível para Twitter, Facebook e Pinterest, o Latergram costuma ser um dos mais citados quando o assunto é agendar post no Instagram

A plataforma permite que todo o conteúdo seja pré-visualizado, gerando um calendário de postagens para que você consiga analisar melhor a distribuição de conteúdo e também verificar, no Instagram, por exemplo, se o feed está harmônico.

Na versão gratuita do Latergram você consegue gerenciar um perfil por plataforma, inserir mais uma pessoa para ajudá-lo a cuidar das publicações, agendar 30 publicações por mês no Instagram, 50 no Twitter, 30 no Facebook e 30 no Pinterest.

Por fim, essa ferramenta em sua versão gratuita oferece uma análise de nível básico, para o usuário acompanhar as postagens que tiveram um bom desempenho.

6) TweetDeck

O TweetDeck é uma ferramenta gratuita para agendar tweets, que conta com recursos avançados e ideais para quem trabalha especificamente com o Twitter. 

Além de agendar tweets, é possível verificar o engajamento das publicações, acessar as mensagens diretas, menções e outras funcionalidades importantes.

Mas é válido lembrar também que agora o próprio Twitter permite o agendamento de posts, de maneira gratuita, por sua plataforma. Para saber como usar essa função na sua conta, clique aqui!

 

E aí, gostou das sugestões de ferramentas gratuitas para agendar posts? Não deixe de contar para nós e sugerir outras ferramentas para deixarmos essa lista ainda mais completa!

Agora que você vai passar a agendar posts gratuitamente, já pensou em investir em uma plataforma que gera relatórios profissionais para você apresentar os resultados do seu trabalho para o seu cliente de um jeito didático, simples e completo? Conheça o Reportei e teste gratuitamente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *