Se bem aplicada, a curadoria de conteúdo pode gerar mais valor para a sua marca. Veja como aproveitar seus benefícios!

Em uma era em que a informação ganha cada vez mais importância para os consumidores, muitas marcas têm optado não só por produzir conteúdos originais, como também por fazer a replicação de conteúdos de terceiros em suas mídias sociais. 

No entanto, para que esse caminho não se torne uma armadilha para a empresa, é preciso prezar pela qualidade do que será replicado e de suas fontes. Para isso, é importante fazer uma curadoria de conteúdo.

Neste artigo, nós te contamos o que é curadoria de conteúdo, suas vantagens e dicas de como aplicar com sucesso essa estratégia. Vamos lá? 

O que é a curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é uma estratégia de grande valor para marcas que trabalham com marketing de conteúdo e desejam fortalecer o relacionamento com seus públicos por meio de informações de qualidade. 

Isso porque ela permite que você complemente a produção de conteúdos originais com dados divulgados por terceiros, mas sempre prezando por fontes confiáveis e pelo que realmente é interessante para a sua audiência.

Ou seja, trata-se de um processo de pesquisa e seleção dos materiais mais relevantes que estão disponíveis na internet para replicação em suas mídias, como redes sociais e e-mail marketing. 

A curadoria de conteúdo leva em consideração os mais diferentes formatos, como texto, vídeo, infográficos, áudios, entre outros. 

Dessa maneira, há bastante liberdade para levar essas informações ao seu público, desde que sejam realmente relevantes para as necessidades dele e seja dado o devido crédito às fontes utilizadas.

Vantagens de fazer a curadoria de conteúdo para mídias sociais

Com uma boa estratégia de curadoria de conteúdo para mídias sociais, é possível obter diversas vantagens. Vejam as principais delas:

  • manter a frequência de publicações nas redes sociais (sempre prezando pela qualidade, é claro) sem precisar aumentar a produção de posts originais;
  • recomendar conteúdos de terceiros que realmente sejam úteis para os seguidores, o que aumenta a confiança em sua marca e a torna uma referência do seu segmento;
  • desenvolver o relacionamento com o público, uma vez que, ao entregar conteúdos relevantes e de qualidade, você incentivará o acompanhamento de suas páginas e campanhas de e-mail.

Como fazer a curadoria de conteúdo: veja 3 dicas

Mas, para obter sucesso em sua estratégia de curadoria de conteúdo, não basta só pesquisar as informações e distribuir nas mídias sociais. Por isso, separamos três dicas essenciais para ajudar você nesse processo:

1. Pesquise de forma aprofundada

O primeiro momento da curadoria de conteúdo exige pesquisa e acompanhamento das principais informações que estão disponíveis na internet sobre a sua área de atuação.

Esteja por dentro de quais são os principais portais de notícias e canais que podem interessar seu público. Mas lembre-se: devem ser fontes confiáveis, porque a credibilidade da sua empresa também depende disso. 

Por fim, aproveite algumas ferramentas que auxiliam no processo de curadoria de conteúdo. As próprias redes sociais oferecem recursos que ajudam nesse sentido, como as Guias do Instagram, e você ainda pode criar alertas no Google para ser notificado sempre que algo novo sobre um determinado tema aparecer nas pesquisas do buscador. 

2. Filtre os conteúdos pesquisados

A internet está cheia de informações sobre as mais diferentes áreas de negócios, mas isso não significa que tudo sobre o seu segmento seja relevante para o seu público. 

Sendo assim, o processo de filtragem deve existir não só para garantir a confiabilidade da fonte, como também para entregar as informações certas para auxiliar a sua persona em seus desafios.

Questione-se se os conteúdos estão alinhados às necessidades do público e, na hora de replicar, preocupe-se em contextualizar esses dados, para que eles sejam complementares às suas produções originais.

3. Encontre os formatos e canais certos

Como dissemos anteriormente, a curadoria de conteúdo pode render postagens nos mais diversos formatos (como texto e vídeo) e funciona muito bem para redes sociais, e-mails, blogs e outros canais.

Portanto, essa etapa final consiste em definir o que é mais atrativo para o seu público e em qual canal será feito esse compartilhamento. Para isso, é válido realizar testes para determinar o que funciona melhor e gera mais engajamento. 

Curadoria de conteúdo x produção de conteúdo

Por tudo que já falamos aqui, é possível perceber que a curadoria de conteúdo tem um valor enorme tanto para quem cria quanto para quem consome, certo?

No entanto, precisamos reforçar que ela deve ser um complemento para a produção de conteúdos originais. Ou seja, por mais que seja relevante, a sua empresa ainda deve demonstrar autoridade por meio das informações e dados que ela mesma gera. 

Dessa maneira, você pode aproveitar outras fontes confiáveis enquanto se torna uma referência para seu público, sempre prezando pelo equilíbrio entre as partes e a qualidade do que é compartilhado.

Se você gostou das nossas dicas sobre curadoria de conteúdo e quer obter sucesso com essa estratégia e as produções originais, não deixe de baixar nosso template de planejamento de mídias! Com ele, você poderá planejar cada etapa do processo de forma eficaz e obter os melhores resultados com uma boa estratégia de marketing de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *