As Guias do Instagram facilitam a curadoria de conteúdo e já estão disponíveis para contas selecionadas

Mais uma novidade chegou às redes sociais recentemente para mudar a maneira de consumir conteúdo: as Guias do Instagram

Lançado em maio, esse recurso visa reunir dicas e recomendações em uma aba que já está disponível em alguns perfis selecionados, mas com foco direcionado para o bem-estar.

Dessa forma, a nova funcionalidade facilita a curadoria de conteúdo na rede social. Ou seja, as contas podem criar Guias com temas específicos para reunir postagens próprias ou de outros perfis que gerem informações relevantes para o seu público.

Esses grupos de publicações podem ser feitos com posts do feed (em imagem ou vídeo), IGTV e também stories

Além disso, é possível adicionar títulos e textos que ajudem a complementar as dicas e recomendações, e as Guias do Instagram podem ser compartilhadas tanto via stories quanto direct.

Para saber mais detalhes sobre uma postagem específica, basta tocar nela para ser redirecionado ao perfil onde ela foi publicada originalmente.

Por que o foco inicial em conteúdo voltado para bem-estar?

A iniciativa surgiu com a necessidade de gerar informações confiáveis e inspiradoras durante este período de pandemia e quarentena. 

Segundo o próprio anúncio feito pela plataforma, no lançamento da ferramenta, a intenção é auxiliar pessoas que estão passando por dificuldades e precisam se sentir mais acolhidas neste momento de luta contra a Covid-19.

Por isso, inicialmente, as Guias do Instagram estarão disponíveis apenas para perfis selecionados, que já trabalham com foco em bem-estar e saúde mental

“Ajudaremos os criadores de conteúdo a se conectar com organizações especialistas para compartilhar recursos durante este período, incluindo dicas de como cuidar do seu bem-estar, preservar a conexão com as outras pessoas ou lidar com a ansiedade ou o luto.”, afirma a rede social. 

Poucas contas estão habilitadas a utilizar o recurso, mas todos os usuários já podem visualizá-lo nos perfis. O ícone das Guias fica entre o ícone do IGTV e o de marcações. 

Abaixo, nós mostramos alguns dos perfis (indicados pelo próprio Instagram) que já fazem a curadoria de conteúdos sobre bem-estar na rede social. 

Perfis habilitados para as Guias do Instagram

No Brasil, a primeira conta a ter acesso às Guias foi a do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio (@vitaalere). 

Em seu conteúdo, é possível encontrar temas sobre saúde mental, dicas sobre como manter a mente sã e o corpo saudável, informações sobre solidariedade e recomendações para quem tem crianças em casa. 

 

Mas, além disso, ainda há outros perfis internacionais de criadores de conteúdo e organizações que foram indicados pelo próprio instagram. Dentre eles estão:  @afspnational, @heads_together, @klicksafe, @sudahdong e @eenfance.

Para visualizar a aba Guias nas contas citadas acima, é preciso fazer isso pelo aplicativo do Instagram. Por enquanto, a funcionalidade não está visível na versão web. 

Ainda não sabemos exatamente quais serão os próximos passos em relação a este recurso e se ele estará disponível para todas as contas em algum momento. 

Mas em seu comunicado, a rede social afirma que está “em busca de novas maneiras de apoiar a nossa comunidade, especialmente em momentos desafiadores” e promete novidades em breve.

E aí, o que você achou das Guias do Instagram? Conte para a gente nos comentários deste artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *