Chatbots, UGC e experiência por voz: veja estas e outras grandes tendências de marketing digital para 2022

Um novo ano está chegando e, junto a ele, as tendências de marketing digital que vão direcionar os esforços e ações das marcas no meio online.

Do conteúdo ao relacionamento com clientes, vimos muitas mudanças acontecerem no digital ao longo dos últimos anos — principalmente após a pandemia da Covid-19. Em 2022, isso não será diferente. 

Diversas estratégias, como os chatbots e conteúdos gerados pelos usuários (UGC), seguirão firmes, enquanto outras, como a experiência por voz e a busca visual, têm a previsão de ganhar mais força. 

Por isso, preparamos este artigo para te apresentar as 10 tendências de marketing digital mais relevantes para o próximo ano. Será que alguma delas já está em seu planejamento? Continue a leitura para conferir! 

1. User Generated Content (UGC)

Quem disse que apenas empresas e influenciadores devem ser os responsáveis por gerar conteúdos na internet? Hoje, mais do que nunca, os usuários estão mais ativos na produção de conteúdo e têm muito a dizer sobre suas experiências com marcas e produtos.

Afinal, quando um amigo faz uma indicação de algo que foi positivo para ele, ficamos muito mais inclinados a consumir o mesmo produto ou serviço, certo?

Sendo assim, acompanhar e interagir com o conteúdo gerado pelo usuário (user generated content, UGC, em inglês) é essencial para incentivar o engajamento de outros clientes e tornar a marca mais humana.

2. Chatbots

O uso de chatbots no relacionamento com clientes não é uma novidade. Porém, esse recurso tem ganhado cada vez mais destaque não só na otimização do atendimento, como também na geração e qualificação de leads. 

Porém, não se trata apenas de implementar um bot no seu site, é preciso fazer isso de forma inteligente, com o objetivo de garantir uma boa experiência para o usuário e auxiliar em todas as suas necessidades.

3. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial não é uma novidade no marketing digital, mas tem recebido mais destaque por ser uma aliada importante no aprimoramento da experiência do usuário. 

Um dos exemplos mais comuns do investimento em IA são os chatbots, que falamos com mais detalhes no tópico anterior. Porém, ela não se atém somente aos recursos de atendimento ao cliente.

A Inteligência Artificial é focada em automatizar diversos processos, sejam eles de captação de dados, otimização de campanhas de anúncios, uso de assistentes virtuais, entre outros. Por isso, ela ganha mais relevância como uma tendência de marketing digital com o passar dos anos. 

4. Estratégias Omnichannel

Outra tendência de marketing digital que se fortalece ao longo do tempo são as estratégias omnichannel. Com a integração entre canais de relacionamento e vendas, os consumidores têm facilidade de escolher onde desejam ser atendidos e efetivar a compra.

Sendo assim, as empresas conseguem oferecer tanto um atendimento personalizado quanto aumentar as conversões, melhorar o posicionamento da marca, reduzir custos de aquisição de novos clientes e, por fim, ter mais chance de garantir a satisfação dos consumidores.

5. Busca visual

Em 2022, a tendência é que as buscas visuais ganhem espaço para tornar as pesquisas mais práticas na internet. Sendo assim, ao invés de usar palavras-chave para encontrar uma resposta para suas dúvidas, utiliza-se uma imagem, seja ela um print ou foto tirada pelo próprio usuário.

Alguns aplicativos, como o Google Lens, auxiliam nesse processo. Por meio deles, é possível descobrir produtos, traduzir textos de imagens ou identificar animais e plantas apenas com uma imagem.

Portanto, se você ainda não utiliza de boas práticas de SEO para o seu site e as imagens inseridas nele, é hora de adotar essas técnicas. Elas serão essenciais para ajudar a marca do seu cliente ou empresa a ser encontrada nesse novo formato de busca. 

6. Experiência por voz

Assim como a busca visual, a experiência por voz também se destaca como uma das tendências de marketing digital mais importantes para 2022. Mas muito além da pesquisa, toda a jornada de compra é facilitada com esse recurso.

Ou seja, com a popularização dos assistentes virtuais, é possível pesquisar informações, encontrar soluções e até mesmo enviar comandos para outros aplicativos voltados para o consumo de produtos ou serviços.

7. Social Selling

Outra tendência de marketing digital relacionada à melhoria da experiência de compra é o Social Selling, que corresponde ao uso de redes sociais para aumentar as vendas

Desde o ano passado, por exemplo, o Instagram Shopping ganhou mais destaque na plataforma e inúmeras marcas utilizam o recurso para anunciar seus produtos e ajudar usuários em suas jornadas de compra. 

Mas além do Instagram, outras redes sociais também possuem canais de vendas, como é o caso do LinkedIn, Facebook e Twitter.

8. Produção audiovisual

A produção audiovisual, principalmente em redes sociais, também é uma tendência que ganha muito destaque no marketing digital. Os vídeos curtos, por exemplo, se tornaram uma febre com a chegada do TikTok, o Reels do Instagram e o YouTube Shorts.

Com estratégias de vídeo marketing, as marcas acabam aumentando tanto o alcance quanto o engajamento com seus seguidores. Ou seja, se ainda não utiliza vídeos em seus conteúdos, pode estar perdendo uma grande oportunidade de aprimorar seus resultados.

9. Marketing de influência

O marketing de influência, utilizado por marcas há alguns anos, tem passado por mudanças importantes. Uma delas, por exemplo, é a aposta em microinfluenciadores no lugar de influenciadores maiores, que possuem milhões de seguidores.

Isso acontece porque as empresas perceberam que esses influenciadores menores têm mais apelo com o público, visto que se tornaram mais confiáveis aos olhos de seus seguidores. 

No entanto, antes de contratar qualquer influenciador, é preciso ter o cuidado de convidar alguém que esteja alinhado(a) à sua persona. Além disso, deve-se aproveitar também a tendência do user generated content (UGC), como falamos no primeiro tópico deste artigo.  

10. Personalização da experiência

Todas as tendências de marketing digital que listamos aqui estão ligadas a uma outra que se renova a cada ano: a personalização da experiência do usuário.

Hoje, mais do que nunca, os clientes desejam ter personalização em todas as etapas da jornada de compra. Eles desejam receber conteúdos alinhados a seus perfis e necessidades, além de opções que facilitem o atendimento e a compra.  

Ou seja, a palavra de ordem é segmentação — seja para ofertas, anúncios ou conteúdos de e-mail marketing, por exemplo — com a finalidade de conquistar o público e oferecer a solução certa para a pessoa certa.

Quer ter sucesso na adoção das tendências de marketing digital para 2022? Aproveite para baixar nosso Checklist de Marketing, um template essencial para definir e aplicar estratégias para seus clientes ou sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *