O marketing de afiliados auxilia empresas a alcançarem mais clientes e venderem mais. Conheça os detalhes da estratégia!

Com certeza você já deve ter ouvido falar do marketing de afiliados, uma estratégia digital que amplia as oportunidades de vendas de uma empresa por meio de parceiros.

Vários e-commerces grandes, como a Amazon e a Americanas, utilizam desse meio para aumentar o alcance dos mais diferentes públicos. Sendo assim, pessoas físicas e jurídicas podem participar de seus programas de fidelidade para divulgar produtos e receber comissões a partir de vendas ou outras interações dos usuários, como veremos abaixo.

Dessa maneira, tanto as empresas quanto os parceiros ganham, uma vez os primeiros aumentam suas possibilidades de vender, enquanto os segundos recebem parte do dinheiro da venda quando obtêm sucesso na divulgação.

Se você tem interesse em aplicar o marketing de afiliados na sua estratégia ou na de seus clientes, então está no lugar certo! Neste artigo, contamos todos os detalhes e vantagens que essa estratégia oferece. Acompanhe!

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia em que empresas adotam programas para recompensar parceiros que divulgam seus produtos em seus blogs, sites ou redes sociais.

Para isso, os parceiros criam links personalizados na plataforma de afiliados usada pela empresa e os utilizam para anunciar em seus próprios canais. Cada vez que um usuário clica em um desses links, é redirecionado para o e-commerce anunciado e o produto que procura.

Se uma venda — que é um dos objetivos mais comuns dos programas de afiliados — for realizada, o parceiro recebe uma porcentagem do valor (que pode chegar até cerca de 15%, dependendo do site) que corresponde à sua comissão.

Por conta disso, o marketing de afiliados é conhecido como uma estratégia “ganha-ganha”, visto que tanto a empresa quanto o parceiro lucram com esse método de divulgação.  

Além disso, são vários os tipos de negócio que podem aproveitar o marketing de afiliados, como e-commerces, prestadores de serviços, sites de cursos, portais de turismo e hospedagem ou softwares, como é o caso do Programa de Afiliados Reportei.

Vantagens do marketing de afiliados

Para as empresas que desenvolvem um programa de afiliados, as principais vantagens são:

  • criação de uma rede de parceiros, que utilizam seus próprios canais para aumentar a divulgação do site, produtos ou serviços;
  • maior oportunidade de crescimento das vendas;
  •  e, por fim, o pagamento da comissão aos parceiros só é feito se for realizada uma compra ou ação importante. Sendo assim, não há prejuízos para a empresa e os parceiros se sentem mais incentivados a divulgar os links.

No caso dos afiliados, a estratégia beneficia por meio de:

  • monetização do site, blog ou outros canais que os parceiros utilizam na divulgação;
  • possibilidade de ter um ótimo retorno com as comissões, uma vez que, como dissemos antes, diversos sites grandes possuem seus próprios programas — basta escolher o que mais se adequa ao conteúdo produzido. 

Tipos de programas de afiliados

Os programas de afiliados podem ter diferentes formatos de acordo com os objetivos que a empresa deseja alcançar. Abaixo, destacamos os quatro principais:

  1. Custo por Clique (CPC): a remuneração acontece de acordo com os cliques nos anúncios — sejam eles banners, pop-ups ou links — disponibilizados no site ou blog do afiliado.
  2. Custo por Ação (CPA): a recompensa vem quando os usuários realizam alguma ação na página de destino da empresa, seja realizar um cadastro ou solicitar um orçamento, por exemplo.
  3. Custo por Mil Impressões (CPM): o afiliado recebe toda vez que um anúncio em seu site ou blog alcança mil impressões. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para quem tem muitos acessos. 
  4.  Custo por Venda (CPV): esse é um dos formatos mais usados pelas empresas, visto que remunera somente quando uma venda é realizada por meio do link exclusivo do afiliado. O link registra a venda no momento em que o pedido é realizado.

Como iniciar uma estratégia de marketing de afiliados?

Agora que você já conhece como funciona o marketing digital de afiliados, há duas maneiras de implementar a estratégia: criando a própria plataforma ou se associando a uma já existente, como é o caso da Lomadee, Hotmart e Afilio.

Mas, para que dê certo, deve-se conhecer muito bem o mercado, público a ser atingido pelos parceiros e o perfil da sua persona. Somente assim é possível atrair os afiliados certos para a sua divulgação, além de escolher o melhor formato de recompensa. 

Após realizar todo esse processo, é importante também incentivar os afiliados por meio de conteúdos que orientem sobre boas práticas, a sua marca e o seu público-alvo. 

Além disso, é essencial fazer, continuamente, sua própria divulgação do programa de afiliados. Por meio dela, novos parceiros chegarão e haverá mais chances de expandir o negócio.

Gostou do nosso artigo sobre marketing de afiliados? Então não deixe de compartilhar com sua equipe ou clientes para aproveitar essa estratégia e aumentar as vendas ou alcance da marca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *