Adaptar-se às boas práticas de SEO vai muito além de focar nas melhorias técnicas que encontramos em cursos e conteúdos da internet.

Não existe uma receita de bolo que melhore o posicionamento orgânico de sites no Google de um dia para o outro e garanta o sucesso das nossas estratégias.

Mas descobrimos, por meio de testes e experiências, que algumas ações simples e cotidianas podem fazer toda a diferença para o aprimoramento dos nossos resultados.

Neste artigo, iremos compartilhar quatro boas práticas de SEO que implementamos em nosso site e funcionaram muito bem para o Reportei.

Quem sabe algumas delas não podem ser o segredo do seu sucesso também, não é mesmo?

1. Invista primeiro na autoridade da marca

Por mais que a preocupação com a parte técnica do SEO seja extremamente importante, há uma questão que nunca pode ser deixada de lado e deve ser nossa maior prioridade: a autoridade da marca.

A reputação e credibilidade de uma empresa é sempre um diferencial para conseguir um bom posicionamento orgânico no Google.

Isso acontece porque o crescimento de um site começa pelo ganho de autoridade e pelo valor que ele é capaz de gerar para o seu público.

Assim, a preocupação com a nossa identidade e o trabalho feito junto aos canais que cooperam para o acesso ao nosso site se transformaram em uma prioridade para a equipe do Reportei.

A partir dessa forma de nos enxergar e do foco em nosso branding, nos tornamos uma referência para usuários que buscam informações sobre relatórios para redes sociais.

Não é à toa que, por exemplo, o termo “Reportei” conseguiu superar, em um ano, a média de pesquisas para palavras-chave diretamente relacionadas ao nosso produto.

Período de análise: agosto de 2017 a agosto de 2018.

Por isso, se você quer melhorar a performance no Google e aumentar o número de visitas qualificadas dos sites que gerencia, é preciso, primeiramente, investir em branding e na autoridade da marca.

2. Valorize a sua home por meio do copywriting

Com os nossos esforços para adoção de boas práticas de SEO em nosso site, descobrimos que nada supera a valorização da marca e do produto em nossa própria homepage.

Não estamos falando apenas de imagens atrativas ou um layout agradável e convidativo. O segredo do sucesso está, acima de tudo, no copywriting.

Pare e pense por um minuto: a descrição dos produtos e das páginas principais dos sites que você gerencia são interessantes o suficiente para reter visitantes? Elas sabem trabalhar adequadamente as palavras-chave pesquisadas para o seu nicho?

Se a resposta for não para pelo menos uma das perguntas, então você precisa investir em copywriting agora mesmo.

O conteúdo não precisa ser longo e cheio de detalhes, mas deve apresentar a proposta do seu negócio de uma forma objetiva e atrativa para o seu público.

Mais que isso, ele tem que responder às dúvidas da persona de uma maneira mais específica, deixando-a satisfeita ao descobrir que aquele determinado produto ou serviço pode solucionar seus problemas.

A partir de textos bem escritos, títulos atraentes, CTAs convidativos e das palavras-chave certas, essa prática consegue refletir positivamente tanto nos resultados orgânicos do site quanto na experiência do usuário.

Explore as palavras-chave nas páginas principais

Para que a sua estratégia de copywriting funcione de fato, é preciso que você saiba como explorar as palavras-chave certas na sua página principal e na descrição de seus produtos.

Ao longo da sua pesquisa, avalie quais realmente são relevantes para o seu público e as que têm maiores chances de melhorar seu posicionamento no Google.

Uma boa dica para se destacar é focar nas palavras-chave de cauda longa que estão relacionadas ao seu segmento e que, normalmente, não são aproveitadas pelas concorrência.

Essa combinação entre um conteúdo bem elaborado e a utilização dos termos certos fez com que a nossa visibilidade aumentasse em mais de 20% nos buscadores ao longo de três meses, segundo as análises de concorrência feitas no SEMrush.

3. Transforme os seus blog posts em landing pages

Uma das boas práticas de SEO mais importantes que testamos recentemente pode ser um dos maiores segredos para melhorar o posicionamento no ranking do Google.

Em alguns testes que fizemos a partir de experiências anteriores da nossa equipe, resolvemos retirar informações que podem refletir na performance dos nossos artigos.

O objetivo era transformar as nossas postagens em conteúdos que são interpretados pelo Google como evergreen, deixando-os sem data, autor, categorias, e, em alguns casos, sem comentários.

Com isso, as publicações, basicamente, passaram a ser landing pages e ganharam mais destaque nos buscadores por serem consideradas conteúdos bem elaborados que possuem uma durabilidade maior.

Isso significa que artigos que possuem data de publicação não vão ranquear bem? De forma alguma. Os resultados da sua estratégia de SEO dependem de muitos outros fatores também, como ainda listaremos a seguir.

Por isso, é importante lembrar: essa não é uma regra obrigatória que garante o sucesso. Pelo contrário, trata-se de uma hipótese que ainda estamos testando.

Mas, de acordo com os nossos experimentos e análises, tem funcionado para o Reportei e pode ser útil para os blogs que você gerencia também.

Inclusive, se optar por fazer o teste, compartilhe conosco os seus resultados depois! Nós adoraríamos saber como a prática foi implementada na sua realidade e outras dicas que também auxiliam no aprimoramento do conteúdo.

4. Analise o site frequentemente para identificar e corrigir problemas

Proporcionar uma boa experiência para o usuário deve ser uma prioridade quando o assunto é boas práticas de SEO.

Ninguém merece entrar em uma página e ter que esperar muito tempo para visualizar seu conteúdo, não é?

Por isso, nós nos preocupamos constantemente em oferecer a melhor experiência para os usuários que acessam o site do Reportei.

Por meio de ferramentas práticas, como a GTmetrix, conseguimos identificar os problemas de carregamento da página e otimizá-la para aumentar sua rapidez em todos os dispositivos.

Com o monitoramento e as melhorias contínuas, a sua página certamente será vista com outros olhos pelo Google e ganhará mais autoridade no buscador.

Bônus das boas práticas de SEO: atualize e enriqueça seu conteúdo sempre!

Essa é uma dica de ouro para quem deseja alcançar ou se manter na primeira página do Google.

Afinal, quem não se preocupa com a atualização do conteúdo está mais propenso a perder relevância e, consequentemente, desaparecer dos resultados no buscador.

Por isso, vale a pena visitar publicações antigas do seu blog e aprimorar aquelas que podem obter uma performance melhor ou crescer ainda mais no ranking do Google.

Nem todas elas precisam de atualização, então defina critérios para que isso aconteça e lembre-se sempre de voltar naqueles conteúdos que estão relacionados a novidades, tendências e mudanças constantes no mercado em que seus clientes atuam.

Se os seus blog posts antigos ou os dos seus clientes ainda não estão adequados às boas práticas de SEO, está aí mais uma missão para colocar em ação já!

Reescreva-os, enriquecendo e otimizando o conteúdo. Esse será um bom primeiro passo para analisar como essa estratégia funciona e os resultados que ela pode gerar para os blogs que você gerencia.

Mais uma vez, vale ressaltar que essa dica, assim como as outras, não é uma garantia de sucesso para a performance de sites ou blogs.

Mas, por meio de ações bem definidas e alinhadas aos seus objetivos, todas as práticas citadas acima podem funcionar muito bem para você, assim como funcionaram para nós.

Basta adaptá-las à sua realidade e realizar o acompanhamento constante, focando sempre no aprimoramento das suas estratégias.

Se você gostou do nosso artigo sobre as boas práticas de SEO que implementamos aqui no Reportei, então vale a pena conferir também as ferramentas de SEO que podem ajudar você a alavancar seus resultados!

  1. No ponto 3, vocês teriam mais informações que ajudam a embasar a informação de tirar os autores, categorias e datas no processo de melhoria para ganhar mais destaque nos indexadores?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *