Relatório e Dashboard são a mesma coisa? Saiba tudo sobre esses dois recursos e como eles podem te ajudar!

De cara, já podemos dizer que, apesar de reunirem métricas e proporcionarem a análise mais eficiente de resultados, relatório e dashboard são recursos bem diferentes. 

Os dois costumam ser utilizados em projetos de marketing digital, mas com finalidades distintas e complementares. Ou seja, o ideal é que um não substitua o outro no cotidiano da sua equipe.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para explicar o que significam os conceitos de relatório e dashboard, dar exemplos do uso de cada um e, é claro, apresentar como funcionam essas duas funcionalidades dentro do Reportei. Confira a seguir!

O que é Relatório?

De uma maneira resumida, podemos definir que o relatório de mídias sociais é um documento estático que reúne todas as métricas e análises de um determinado período do projeto.

Por meio dos relatórios, é possível registrar o histórico de resultados das suas estratégias de marketing e obter insights valiosos para determinar as ações que serão realizadas no futuro.

Sendo assim, caso a equipe seja trocada ou entre alguém novo para fazer parte do time, os relatórios, com seus dados e análises mais profundas, serão a fonte perfeita de informações para que qualquer pessoa acompanhe a evolução de um projeto.

O que é Dashboard?

Já o dashboard, apesar de também ser precioso na hora de oferecer insights e ajudar a acompanhar os resultados, é um painel de métricas mais dinâmico. Ele permite que você gere dados, analise e faça comparações de diferentes períodos sem precisar sair da mesma página.

Com isso, o controle por meio desse recurso acaba se tornando mais ágil, principalmente para quem procura por respostas mais rápidas para dúvidas ou alguma situação mais específica do projeto.

O dashboard também facilita que os decisores acompanhem de perto os resultados, podendo verificá-los em tempo real e não apenas quando chega o relatório final do mês, por exemplo. 

Diferenças entre Relatório e Dashboard

Agora que já sabemos quais são os conceitos de relatório e dashboard, chegou o momento de entender com mais detalhes quais são as diferenças entre os dois recursos e como eles podem auxiliar na evolução das estratégias de marketing digital e na comunicação com seus clientes.

Saiba quando usar o Relatório

O relatório é uma aliado importante que pode (e deve) fazer parte da rotina da sua equipe em várias situações, como:

  • oferecer ao cliente ou decisor uma análise mais aprofundada dos resultados do projeto, complementando as métricas com informações em texto, vídeo ou imagens relevantes sobre suas estratégias;
  • extrair insights sobre um determinado período e aproveitá-los para definir as ações que serão realizadas em seguida;
  • criar um histórico sobre os resultados para facilitar a análise da evolução do projeto ao longo do tempo.

Saiba quando usar o Dashboard

O dashboard deve sua principal fonte de informações sobre os resultados quando você:

  • precisa se manter atualizado sobre as métricas e atividades em tempo real, buscando informações com mais agilidade;
  • deseja interpretar os dados e tomar decisões de uma maneira mais dinâmica, já que permite que você acesse diferentes períodos em um mesmo painel de controle;
  • quer compartilhar as informações com sua equipe, cliente ou decisor para que eles também se mantenham atualizados sobre os resultados a todo momento, sem precisar aguardar pela análise mais aprofundada do relatório.

A partir dessas duas listas, podemos perceber que, apesar de suas diferenças, relatório e dashboard são recursos complementares e que podem trabalhar em conjunto para oferecer uma visão mais completa sobre os resultados do projeto.

Relatório ou Dashboard? Com o Reportei, você tem os dois!

Com o Reportei, você não precisa escolher apenas um desses recursos. Aqui, relatório e dashboard estão disponíveis para que todos os nossos clientes definam a melhor maneira de comunicar os resultados de marketing digital aos seus decisores. 

Ambos podem ter templates personalizados e receber análises complementares com textos, vídeos ou imagens. Porém, enquanto o relatório é entregue ao cliente em um formato estático, o dashboard pode ser compartilhado para que ele tenha total liberdade para navegar em diferentes períodos do projeto.

Sendo assim, enquanto o dashboard facilita o acompanhamento das principais métricas de mídias sociais no dia a dia, o relatório auxilia na análise mais profunda de determinados períodos.

O melhor de tudo é que, com o Reportei, os dois recursos otimizam a captação de dados de diversas ferramentas, como Facebook e Facebook Ads, Instagram, YouTube, LinkedIn e LinkedIn Ads, Google Ads e Analytics, RD Station, Search Console e muito mais!

Assim, fica muito mais prático vencer os desafios das análises de dados e focar no que realmente importa: o desenvolvimento de estratégias de marketing que sejam realmente eficazes para seu cliente ou empresa.

  • Conheça também outras duas funcionalidades que tornam o Reportei a ferramenta mais completa de captação e análise de métricas de mídias sociais: a Linha do Tempo e a Automação de Relatórios.

E aí, gostou de conhecer como funcionam esses dois recursos no Reportei? Então não perca mais tempo com a elaboração manual de relatórios e dashboards: cadastre-se em nosso site e teste grátis as funcionalidades por 3 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *