Saiba como usar o dashboard para redes sociais a favor da sua estratégia de marketing digital

Trabalhar com o desenvolvimento de conteúdo para mídias online vai muito além de ter ideias boas e criativas. É preciso fazer uma análise contínua para entender o que funciona, como o público engaja com as postagens e quais são as principais tendências para a sua marca.

Nesse contexto, o dashboard para redes sociais se torna uma ferramenta muito útil para usar os dados para acompanhar os resultados das estratégias e orientar as ações de marketing digital.

Se não conhece ou não está totalmente familiarizado com esse recurso, nós contamos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os dashboards e como eles são vantajosos para a rotina de um social media. Acompanhe!

O que é o dashboard para redes sociais?

O dashboard para redes sociais nada mais é que um relatório em formato de painel, responsável por reunir as principais métricas dos seus conteúdos e campanhas de uma maneira dinâmica, ágil e fácil de interpretar.

Com ele, você pode fazer análises em tempo real das mídias que utiliza para a sua empresa ou cliente, reunindo dados e realizando comparações entre diferentes períodos. Tudo isso em um só local, sem precisar pular de canal em canal para buscar os resultados.

Sendo assim, o dashboard para rede social se destaca por ser o parceiro ideal para o dia a dia do profissional de marketing, que precisa se manter atualizado sobre o desempenho de suas contas e tomar decisões mais rápidas para aprimorar suas estratégias.

5 vantagens de usar dashboard para redes sociais

São várias as vantagens de utilizar o dashboard para acompanhar os resultados de ações nas redes sociais. Além de possibilitarem uma análise em tempo real, eles são ferramentas excelentes para ajudar na centralização de informações e na comunicação com os decisores.

Abaixo, reunimos os 5 principais benefícios de utilizar esse recurso na sua agência ou empresa, e detalhamos como ele pode ajudar em sua rotina de social media. 

1. Análise em tempo real

Ao trabalhar com redes sociais, os profissionais de marketing sempre precisam ter a consciência de que tudo pode mudar a todo minuto. Às vezes um conteúdo que funcionava e engajava o público anteriormente não o faz mais, e outras tendências ou recursos surgem para ampliar as possibilidades de estratégia.

E são os dados os responsáveis por te contar quando você está tendo sucesso ou não em suas ações. Dessa maneira, o dashboard se torna uma ferramenta essencial para facilitar essa análise no dia a dia.

Como são muito dinâmicos e demandam uma atualização recorrente, é possível verificar, em tempo real, o andamento da sua estratégia e mudar ou aprimorar sua rota para alcançar os objetivos do projeto.

2. Centralização de informações 

Um projeto de marketing digital para redes sociais normalmente envolve um ou mais canais para os quais você cria o conteúdo e que precisa acompanhar os resultados para desenvolver novas estratégias.

Coletar os dados de cada uma dessas mídias manualmente, para ter uma visão completa do desempenho, pode consumir muito tempo do analista e ser, portanto, muito trabalhoso.

Ao utilizar um dashboard para redes sociais que consiga captar automaticamente essas informações, a situação muda de figura. Os resultados passam a ficar centralizados em um mesmo painel, o que auxilia o social media a ser mais produtivo em suas interpretações e tomada de decisão.

3. Facilidade para visualizar os dados 

Normalmente, dashboards também se destacam por facilitar a visualização dos dados por meio de destaque de métricas, gráficos, tabelas e outros recursos que deixam todo o processo muito mais simples.

Com isso, é possível que analistas, ao bater os olhos nas métricas e informações mais relevantes, consigam entender, em menos tempo, o cenário de seus projetos e extrair os insights necessários para tomar suas decisões.

4. Extração de insights

Muito além de entender o presente, o dashboard para redes sociais é uma excelente ferramenta para ajudar a pensar no futuro e antecipar tendências para o seu conteúdo.

Dados são essenciais para a extração de insights em um projeto de marketing digital. Então, não há por que esperar até o fim do mês para gerar um relatório e começar a replanejar as suas ações a partir dele, não é mesmo?

As mídias sociais, assim como os dashboards, são muito dinâmicas. Portanto, quanto mais você tiver facilidade para acompanhar as principais métricas, maiores serão as chances de ter acesso a ideias que ajudem a mudar as suas ações e as tornem mais eficazes para o alcance das suas metas. 

5. Comunicação de resultados com os clientes

No relacionamento com um cliente ou decisor do projeto, nem sempre ele se sentirá 100% satisfeito ao receber relatórios a cada quinze ou trinta dias. Muitos deles, quando têm uma afinidade maior com o meio digital, gostam de estar mais próximos dos resultados e até da tomada de decisão.

Dessa maneira, um dashboard que permita o acompanhamento recorrente dos dados e a comparação com diferentes períodos é uma forma interessante de manter o decisor sempre atualizado sobre o desempenho do projeto.

Com uma comunicação mais próxima, o cliente pode se tornar mais parceiro da equipe de marketing, cooperar com as estratégias e desenvolver maior confiança em seu trabalho.

Conheça o dashboard de redes sociais do Reportei

Agora que você já conhece os benefícios de ter um dashboard para redes sociais, deve estar se perguntando como montar e atualizar o seu, não é mesmo?

A boa notícia é que, com o Reportei, você tem acesso não só a relatórios estáticos, como também a dashboards completos e ilimitados dos principais canais, como Facebook e Facebook Ads, Instagram, LinkedIn e LinkedIn Ads, YouTube e diversas outras mídias. 

Ao integrar os canais na plataforma, é possível acessar as métricas em tempo real e navegar por diferentes períodos para extrair os melhores insights para a sua estratégia de marketing digital.

Além disso, você consegue criar um template personalizado com as informações mais relevantes para o projeto e compartilhar um link com seu cliente para que ele tenha a liberdade de navegar pelos resultados e se aproximar mais do plano de ações.

Aproveite nosso teste com três dias grátis para conhecer o dashboard para mídias sociais do Reportei e aprimorar a rotina de análise de dados da sua equipe. Clique aqui e faça seu cadastro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *