Saiba como o dashboard de vendas facilita a tomada de decisão na sua empresa

Acompanhar o desempenho comercial é um passo básico e primordial para o sucesso de qualquer empresa. Mas, para que essa etapa seja mais ágil e eficaz, muitas têm contado com ferramentas como o dashboard de vendas

Neste artigo, nós apresentamos o que é o dashboard de vendas e 7 motivos que provam que esse recurso é ideal para tornar a análise de dados e tomada de decisão mais simples. Acompanhe!

O que é o dashboard de vendas?

Na tradução literal, a palavra inglesa dashboard significa “painel de controle”. Sendo assim, um dashboard de vendas nada mais é que um painel no qual é possível acompanhar e controlar as operações comerciais da sua empresa.

Por meio desse recurso, que está disponível em plataformas como as de CRM (Client Relationship Management), é possível ter acesso, de maneira rápida e simples, aos principais indicadores que informam como anda o desempenho das suas vendas

Para isso, normalmente são utilizadas métricas, gráficos e comparativos entre períodos, que priorizam a facilidade de visualização e, consequentemente, a de interpretação.

O objetivo é que o dashboard de vendas seja atualizado de forma recorrente e, de preferência, automática, para que a equipe responsável consiga identificar possíveis problemas, soluções ou padrões que ajudem a melhorar a performance da empresa. 

Assim, os gestores fogem dos “achismos” e tomam decisões mais eficazes que são baseadas em dados reais, levando em consideração os resultados que a empresa alcança, seu histórico e possibilidades de desenvolvimento. 

7 benefícios do dashboard de vendas

Só pelo resumo acima já é possível ver que um dashboard de vendas faz toda a diferença no dia a dia de um negócio, não é mesmo? Mas existem inúmeros motivos, além dos que citamos acima, para você adotar um.

A seguir, listamos os 7 benefícios principais dessa ferramenta. Confira!

1. Atualização e acompanhamento dos indicadores

Como você sabe, para que seu negócio prospere, é necessário que tenha um acompanhamento frequente de indicadores-chave de performance ou KPIs (Key Performance Indicators) de vendas.

São essas métricas, definidas como as principais para o sucesso das suas ações comerciais, que permitirão que você saiba se está tendo bons resultados ou não, e defina as soluções necessárias para alcançar o melhor desempenho. 

Dessa forma, um dashboard de vendas permite que esses KPIs sejam atualizados com mais agilidade e cheguem de forma consolidada ao gestor, o que torna o acompanhamento de metas e objetivos muito mais simples. 

2. Centralização das informações

Outro ponto que também se destaca em dashboards de vendas é a centralização das informações, uma vez que você tem tudo o que precisa em um só lugar. 

Sendo assim, é possível que o decisor se dedique a analisar as informações e tomar decisões a partir de um só local, ao invés de gastar uma grande quantidade de tempo com a busca de dados isolados a partir do desempenho de cada vendedor. 

3. Tomada de decisão mais rápida

Se o gestor de vendas tem acesso ao dashboard e pode direcionar seu tempo para as análises, isso significa que ele terá mais facilidade de identificar erros ou acertos e, consequentemente, vai poder tomar decisões mais rápidas para melhorar seus resultados e alcançar seus objetivos.

Além disso, o processo também é agilizado pelo fato de que os dashboards são visualmente estruturados para auxiliar na leitura das informações (com gráficos e comparativos entre os dados), sempre priorizando as métricas que realmente fazem sentido para o negócio.

4. Identificação de padrões e tendências

Quando utilizado para a comparação entre períodos do mesmo ou de outros anos, o dashboard de vendas ajuda a identificar padrões e tendências relacionadas a seus resultados comerciais ao longo do tempo. 

Com isso, é possível descobrir quais são os meses com menor desempenho e planejar ações de vendas, como descontos e condições especiais de pagamento, para tentar contornar as dificuldades proporcionadas por esses períodos de escassez.

5. Facilidade de comunicação entre as equipes e gestores

Se todos os vendedores têm acesso ao CRM e atualizam diariamente os status de suas vendas, há maior facilidade de acompanhamento por parte da gestão daquele setor e outras lideranças.

Dessa maneira, tanto decisores quanto a equipe ficam na mesma página. Além disso, torna-se mais fácil passar informações para outros times também, como o de marketing, para proporcionar insights mais estratégicos para todas as ações da jornada de compra do cliente.

6. Otimização dos processos de venda

Quando analisamos os benefícios do dashboard de funil de vendas para o alinhamento entre as equipes de marketing e comercial, é possível perceber, então, que ele é um recurso importante para otimizar todo o processo até o fechamento do negócio.

A avaliação correta dos KPIs permite que o time de vendas sinalize para o marketing quais são suas necessidades e problemas que estão enfrentando. Sendo assim, é possível investigar agilmente onde estão as dificuldades em cada etapa do funil e encontrar soluções em conjunto.

7. Aumento da produtividade

Ao ver todos os seis benefícios acima, não podemos deixar de elencar o aumento da produtividade com uma das maiores vantagens do uso de um dashboard de vendas, não é mesmo?

Afinal, há tomada de decisão mais ágil, facilidade de comunicação e otimização de processos, entre outras ações que podem ser realizadas com mais praticidade, isso significa que a equipe se torna mais produtiva e pode acompanhar mais de perto os resultados de seus esforços.

Quando a empresa não oferece ferramentas que facilitam o desenvolvimento da negociação e a análise de dados referente a elas, é normal que todos se sintam mais perdidos em relação a seus erros e demorem mais para encontrar soluções simples.

Gostou de conhecer os 7 benefícios do uso de dashboard de vendas? Então não deixe de conferir também o nosso artigo sobre a Cultura Data Driven e suas vantagens para uma melhor tomada de decisão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *