Uma das funcionalidades mais aguardadas de todos os tempos em nossa plataforma, a automação de relatórios chegou ao Reportei para ajudar a aumentar ainda mais a sua produtividade.

Agora, você pode configurar seus relatórios para que sejam gerados e enviados automaticamente para o seu cliente, os analistas da sua equipe ou simplesmente para manter um histórico dos dados e acompanhar sempre que precisar.

A automação é, então, uma passo a mais que chega para complementar as três outras formas de captação e registro de informações no Reportei:

 

  • o relatório, a primeira função que criamos, que é uma maneira de ver as métricas de um período específico que, apesar de poder ser editado com análises em texto, vídeo ou imagens, não pode ter suas datas ou resultados alterados depois de gerado;
  • a Linha do Tempo chegou no fim de 2018 para contar a história do projeto a partir do registro de todas as ações realizadas e do retorno obtido com elas;
  • e neste ano, tivemos o prazer de apresentar a você o dashboard, que se destaca pela flexibilidade e possibilidade de captar dados de diferentes períodos, sem precisar gerar um relatório para cada um. 

 

Por fim, temos a automação de relatórios para ajudar agências, freelancers e empresas a ganharem mais tempo na coleta de dados sobre suas mídias sociais, com registros semanais, quinzenais ou mensais.

Mas os benefícios não param por aí. Abaixo, você confere como a nova funcionalidade pode ajudar a aprimorar a comunicação com seus clientes ou decisores.

 

Um passo a mais no relacionamento com seus clientes

Uma das grandes vantagens da automação de relatórios do Reportei é a alternativa de enviar o documento diretamente para seus clientes assim que ele é gerado.

Para quem tem decisores que entendem as métricas e gostam de acompanhar os resultados gerados com frequência, essa é uma ótima maneira de otimizar o processo e garantir constância.

Além disso, ter esse compromisso com o envio de informações para o cliente também é uma forma de mantê-lo atualizado sobre tudo o que está acontecendo e como seu trabalho está cooperando para os resultados do negócio. 

Tudo isso abre portas tanto para a retenção de uma conta pela agência ou freelancer quanto para a tentativa de vendas de outros serviços (upsell) que sejam úteis para esse decisor e façam sentido para o crescimento de sua presença online.

Mas, é claro, por mais que a automação ajude a manter a frequência de envio de informações e seja a maneira mais prática, ele não substitui a importância do contato com o cliente e também precisa vir acompanhado de um diferencial. 

Portanto, além de enviar esses dados, procure sempre marcar reuniões mensais para debater os próximos passos do projeto e use as nossas ferramentas como um suporte para basear as suas análises e estratégias, e manter o alinhamento com a outra parte.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento da automação de relatórios e seus benefícios? Então assista o vídeo de apresentação gravado pelo nosso CMO, Renan Caixeiro, e nosso CTO, Rodrigo Nunes:  Clique aqui para assistir ao vídeo

 

Como usar a automação de relatórios do Reportei?

Para quem quer saber mais detalhes sobre como usar a automação de relatórios no Reportei, nós mostramos o passo a passo completo a seguir. 

Primeiramente, você deve acessar sua conta do Reportei e entrar na página do seu cliente. Lá, você encontrará todos os relatórios gerados e os botões para as demais funcionalidades, inclusive o de “Automações”.

Automação de relatórios do Reportei: conheça a nova funcionalidade

Ao clicar nele, você será redirecionado para a área onde suas automações ficarão registradas e deverá clicar em “Nova Automação”. A partir desse momento, quatro etapas de criação serão seguidas:

 

  1. Defina a frequência com que a sua automação vai acontecer (semanal, quinzenal ou mensal), horário (início, fim do dia ou qualquer outro horário que você preferir) e escolha um nome para identificá-la.

Automação de relatórios do Reportei: conheça a nova funcionalidade

 

 

2. Selecione um template, sendo ele o customizável (que já é entregue automaticamente pelo relatório) ou um dos seus templates salvos.

Automação de relatórios do Reportei: conheça a nova funcionalidade

 

 

  1. Determine o período (mês, semana ou quinzena anterior, por exemplo), as integrações das mídias sociais e os detalhes do relatório (título e subtítulo).

Automação de relatórios do Reportei: conheça a nova funcionalidade

 

 

  1. Escolha o tipo de notificação para avisar que o relatório foi gerado: in-app (envia uma mensagem pelo app do Reportei), e-mail (para você mesmo ou alguém da sua equipe)  ou e-mail para o cliente (na qual é possível adicionar remetente, destinatário, assunto, mensagem personalizada e quem receberá a resposta do e-mail).  Também é possível definir o acesso ao relatório, por link para a versão web ou por link para download em PDF

Automação de relatórios do Reportei: conheça a nova funcionalidade

 

 

Depois disso, basta clicar em “Criar e finalizar a automação” para salvá-la na conta do seu cliente e começar a gerar os relatórios. Para verificar as que foram criadas e suas especificações, basta acessar novamente a aba de “Automações”. 

Nessa página, você encontrará as configurações definidas e algumas possibilidades de ações, como pausar uma automação por um tempo, gerar um relatório naquele momento, editar ou excluir.

É importante lembrar também que essa funcionalidade ainda está em Beta, então ela ainda está passando por alguns processos de melhoria.

Por isso, sempre que lançamos uma função, pedimos que os usuários nos enviem feedbacks sobre erros, acertos e tudo o que podemos aprimorar. Esse retorno é essencial para aproximar ainda mais o Reportei das expectativas de nossos clientes.

Agora que você já conhece a automação de relatórios, que tal começar a testá-la? Acesse ou crie sua conta em nosso site para utilizar todas as nossas funcionalidades em seus projetos!

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *