Será que ainda vale a pena investir no Facebook para a sua empresa?

Com o fortalecimento de várias outras redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok, muitas empresas têm se questionado se ainda vale a pena investir no Facebook para ações de marketing digital.

Apesar de termos uma visão de que a gigantesca mídia social está caindo mais a cada ano, a verdade é que ela ainda movimenta bilhões de usuários pelo mundo e muitas marcas veem resultados, principalmente, na veiculação de anúncios pela plataforma.

Porém, é claro, a avaliação para saber se vale a pena ou não apostar em estratégias para o Facebook deve ir muito além e levar em consideração o seu público. 

Por isso, neste artigo, nós apresentamos a você não só os dados que comprovam que o Facebook ainda se mantém forte na competição com outras redes, como também abordamos as possibilidades para anunciantes e uma maneira de obter insights para a sua marca. Confira!

O Facebook em números

Se alguns anos atrás o Facebook era uma das maiores plataformas para compartilhamento de conteúdo e conexão entre pessoas, hoje nós sabemos que ele já não está mais tão no centro das discussões assim.

Mas isso não significa que ele ainda não seja uma rede social extremamente forte, flexível e importante para o universo do marketing digital, principalmente para empresas que apostam nos anúncios para se aproximarem de seus públicos.

De acordo com o próprio Facebook, atualmente há mais de 2,7 milhões de usuários ativos mensalmente na plataforma, sendo que 1,79 bilhões a utilizam diariamente.

Desse número total, que já é bastante expressivo, estima-se que 130 milhões de contas sejam do Brasil, que é o 4º país no ranking de usuários da rede, ficando atrás apenas da Indonésia, Índia e Estados Unidos,

Além disso, quando falamos do Facebook for Business, a principal rede social de Zuckerberg informa que há mais de nove milhões de anunciantes ativos usando seus serviços pelo mundo. Incrível, não é mesmo?

Só pela avaliação desses dados, nós já podemos ver que esse canal, que possui mais de 17 anos, não está para brincadeira e ainda se mostra bastante relevante.

No entanto, como dissemos anteriormente, ainda é preciso levar outras informações em consideração antes de saber se começar ou continuar a investir no Facebook ainda vale a pena.

As possibilidades para empresas anunciantes

Falando especificamente sobre os anúncios, que são parte essencial das estratégias de marketing digital, o Facebook ainda é uma das plataformas mais completas e que mais geram resultados de empresas que investem nele.

Isso porque a rede social apresenta uma grande quantidade de funcionalidades em seu Gerenciador de Anúncios, permitindo que, dos pequenos aos grandes negócios, todos os empreendimentos consigam encontrar uma forma eficaz de divulgar suas marcas.

Ao criarem suas campanhas, as empresas têm a oportunidade de escolher os melhores objetivos para suas ações, sendo eles divididos entre reconhecimento da marca, envolvimento e conversões.

Além disso, o Facebook Ads é muito conhecido por facilitar a segmentação de públicos e ajudar a entregar os conteúdos certos para as personas certas.

Você pode também escolher entre diferentes formatos (vídeo, imagem única, carrosséis) e, inclusive, realizar testes A/B para entender o que funciona melhor para a sua audiência e aprimorar suas estratégias.

As possibilidades para empresas que anunciam pelo Facebook são enormes e quanto maior for o seu conhecimento sobre a ferramenta, mais útil ela será para o seu negócio. 

Por isso, recomendamos que você leia também o nosso artigo com 6 dicas sobre como otimizar as campanhas do Facebook Ads para conquistar resultados ainda melhores com os seus anúncios!

Como saber se o Facebook vale a pena para a minha empresa?

Por tudo que falamos aqui, já deu para perceber que investir no Facebook ainda vale a pena para as empresas no geral. Porém, a grande questão é: será que ele vale a pena para o seu negócio, especificamente?

Uma dica de ouro para trabalhar com redes sociais é saber que, independentemente das tendências e da popularidade delas, é essencial que seu público esteja ali presente para que você consiga entregar a mensagem certa para as pessoas certas.

Portanto, o Facebook só valerá a pena para o seu negócio se você estiver produzindo conteúdo e anunciando para os usuários que realmente se interessam ou podem se interessar pela sua marca.

Mas como é possível saber disso? A boa notícia é que o próprio Facebook pode te ajudar. Na página Insights to Go, você consegue ter acesso a inúmeras estatísticas do Facebook IQ.

Ao utilizar os filtros, é possível obter dados sobre regiões, setores empresariais, públicos, plataformas mais utilizadas e até sobre a eficácia das campanhas de Ads.

Ou seja, em um só lugar, você pode pesquisar tudo sobre o seu tipo de negócio, o comportamento da sua persona e como o Facebook pode ser útil para a sua estratégia de marketing digital. Já é um excelente começo, não é mesmo?

Mas se ainda tem dúvidas sobre o Facebook e outras mídias, então aproveite para conferir também o nosso artigo com dicas sobre como escolher as redes sociais ideais para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *