Os testes A/B no Facebook Ads podem melhorar (e muito) os resultados das suas campanhas

A criação de testes A/B no Facebook Ads é um método bastante valioso para quem deseja comparar os resultados dos anúncios veiculados com a finalidade de desenvolver campanhas mais estratégicas no futuro.

Se você tem dúvidas sobre qual posicionamento é melhor para os seus anúncios ou qual público-alvo gera mais engajamento, por exemplo, o ideal é apostar nessas comparações para tornar o seu trabalho mais eficaz.

Com isso, os seus investimentos se tornam mais promissores e você consegue construir um caminho mais certeiro para alcançar a sua audiência com o tipo de conteúdo que ela deseja receber.

Portanto, além de aumentar o engajamento, você também melhora o seu custo-benefício e aprimora o desempenho de acordo com o objetivo de campanha escolhido.

Abaixo, você confere como funcionam os testes A/B e qual é o passo a passo para criá-los no Gerenciador de Anúncios. Vamos lá?

Como funcionam os testes A/B?

Os testes A/B no Facebook permitem que você crie vários conjuntos de anúncios e realize comparações a partir de variáveis diferentes.

No entanto, ao elaborar um novo teste, você só pode definir uma variável para acompanhar, uma vez que é preciso saber, de fato, o que foi alterado e quais resultados essa mudança gerou para a sua campanha.

Durante a veiculação, o público é distribuído em grupos aleatórios, o que ajuda a garantir o equilíbrio na hora de exibir os anúncios e a aquisição de dados de comparação mais legítimos.

Dessa forma, quando uma campanha chega ao fim, é calculado o custo por resultado de cada conjunto de anúncio e o que obtiver melhor desempenho vence o teste.

O anunciante recebe, então, todas as informações por e-mail e pode utilizá-las para planejar campanhas mais estratégicas e eficazes a partir dessas análises.

Objetivos de campanha disponíveis

Para realizar testes A/B no Facebook, a sua campanha deve estar atrelada a um dos seguintes objetivos disponíveis na plataforma:

  • objetivos de reconhecimento: reconhecimento da marca e alcance;
  • objetivos de consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens;
  • objetivos de conversão: conversões e vendas do catálogo.

Variáveis para testes A/B

Como dissemos anteriormente, ao criar testes A/B no Facebook, você pode realizar comparações a partir de apenas uma variável por vez. Com isso, é possível analisar:

  • posicionamentos: faz comparações tanto entre plataformas (Facebook e Instagram) quanto entre posicionamentos (feed ou stories) para descobrir quais são os mais eficazes para uma campanha;
  • público-alvo: testa público distintos para entender qual deles está mais inclinado a interagir com seus anúncios e melhorar o desempenho do seu engajamento;
  • otimizações de veiculação: realiza uma comparação entre diferentes eventos de otimização para definir qual deles é mais eficaz para a campanha. Se o seu objetivo for gerar tráfego, por exemplo, você pode direcionar um grupo de anúncios para cliques na página de destino e outro para cliques no link;
  • criativo: é possível criar entre duas e cinco versões do anúncio para testar imagens, textos, vídeos, títulos e/ou Call-to-Actions (CTAs). Para conseguir enxergar com clareza qual alteração obteve melhores resultados, o ideal é mudar apenas um elemento criativo por campanha;
  • conjuntos de produtos: ajuda a entender qual conjunto de produtos do seu catálogo no Facebook apresenta um melhor desempenho nas campanhas direcionadas para o objetivo de vendas do catálogo.

Como criar um teste A/B no Facebook Ads?

O passo a passo para criação de testes A/B no Facebook Ads é muito simples e rápido. Veja, a seguir, o que deve ser feito em cada etapa:

  1. A partir da primeira lista que disponibilizamos acima, defina qual será o objetivo da sua campanha.
  2. Ainda na página inicial da campanha, selecione a opção de criar um teste A/B, escolha a variável que irá mensurar e clique em “Continuar”.
  3. Levando em consideração o seu objetivo e a sua variável, este é o momento de configurar a sua campanha para saber exatamente o que irá comparar em cada grupo de anúncios.
  4. Determine qual será o orçamento e o período de veiculação da sua campanha. O próprio Facebook recomenda, em seu artigo sobre testes A/B, a definição de um período entre três e 14 dias para gerar resultados mais confiáveis e precisos.
  5. Por fim, é só escolher as imagens, textos e CTAs para os seus anúncios e enviá-los para análise.

Ao fim do período de testes, você deve aproveitar os dados disponibilizados pelo próprio Facebook para extrair as informações mais relevantes sobre custo-benefício, engajamento e desempenho de acordo com o objetivo escolhido.

Esse acompanhamento é essencial para que você tenha base para elaborar novas comparações e crie campanhas mais eficazes para o desenvolvimento do seu negócio.

Quer ir além dos testes A/B e obter resultados ainda melhores para seus anúncios? Então não deixe de conferir também nossas 6 dicas incríveis para otimizar suas campanhas de Facebook Ads!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *