O histórico de seguidores é um dos dados que apresentam a força do seu perfil. Veja maneiras de monitorar essa métrica!

Quando falamos sobre mídias sociais, uma das maiores preocupações dos clientes é o crescimento dos perfis nas redes utilizadas e o acompanhamento do histórico de seguidores – principalmente no Instagram.

Ou seja, monitorar de perto quantos usuários chegam à conta e, é claro, o engajamento dessas pessoas com os conteúdos divulgados. Afinal, trata-se de uma métrica que ajuda a avaliar a força do perfil no alcance do público-alvo, não é mesmo?

Mas é possível ter acesso a um histórico de seguidores do Instagram de forma detalhada? E como essas informações ficam disponíveis para os analistas? 

Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre a métrica de seguidores e damos dicas de maneiras práticas para acompanhar o desenvolvimento do perfil. Continue a leitura e confira!

É possível acompanhar o histórico de seguidores direto no Instagram Insights?

Com certeza você deve conhecer (ou pelo menos já ter ouvido falar) do Instagram Insights, ferramenta de analytics da maior rede social de fotos do mundo. 

Por meio da plataforma, que fica disponível para contas comerciais, as marcas e produtores de conteúdo têm acesso às mais diversas métricas sobre suas contas, como alcance, engajamento com as postagens e público.

No entanto, por mais que você consiga visualizar o total de usuários que seguem sua conta e informações demográficas sobre eles, o Instagram Insights ainda não entrega uma maneira detalhada de monitorar o histórico de seguidores.

Sendo assim, a única forma de acompanhar esses dados ao longo do tempo, usando apenas o analytics da rede social, é por meio de um registro manual – algo que demanda tempo e bastante atenção dos analistas.

Como gerar relatórios do histórico de seguidores

A boa notícia é que, mesmo não sendo possível ver o histórico de seguidores do Instagram ao longo do tempo pela ferramenta nativa de analytics, você tem a oportunidade de usar outras plataformas externas para fazer isso, como é o caso do Reportei

Por meio da integração com o perfil comercial, você acessa métricas que mostram todas as informações obtidas a partir do Instagram Insights, além de comparações importantes com períodos anteriores, como mostraremos abaixo.

Mas antes, é preciso ter atenção a um ponto: como o Instagram não tem esse histórico salvo nos perfis, ele só pode ser construído após a conexão entre o Reportei e a conta. Ou seja, recomendamos que a integração nunca seja feita apenas no momento de gerar o primeiro relatório. Dito isso, vamos aos dados sobre os históricos de seguidores?

Número e variação de seguidores

O número de seguidores do perfil é uma das primeiras métricas que você vai ver assim que o relatório for gerado. Ao escolher o período de análise e o de comparação (se houver), o Reportei retornará com o dado concreto sobre o total naquele momento, mostrando se houve crescimento ou não.

A outra métrica é de variação de seguidores, que mostra quantos foram ganhos/perdidos entre o primeiro e o último dia do período escolhido para análise. A comparação também é feita em relação ao período anterior.

Crescimento de seguidores ao longo do tempo

O monitoramento de histórico de seguidores pelo Reportei também pode ser visualizado por meio de um gráfico chamado “Crescimento de seguidores”, que mostra a evolução do perfil ao longo do período escolhido para análise.

O gráfico fica disponível logo abaixo das duas métricas listadas acima e, com ele, você pode ver com clareza as curvas de crescimento ou diminuição de usuários seguindo ao longo do tempo.

Quais outros dados históricos do Instagram posso ver pelo Reportei?

Além de mostrar o histórico de seguidores, o Reportei também gera relatórios completos sobre o alcance e engajamento do perfil

Dessa forma, você tem acesso a impressões totais da conta, visualizações, interações feitas com a publicação ou com o perfil, e postagens mais populares do período de análise, algo que ajuda a produzir os conteúdos certos para os usuários que seguem a conta.

Inclusive, por falar neles, ainda é possível analisar gráficos e outros dados sobre a audiência, como idade, gênero, cidades de origem e informações sobre comportamento, como melhores dias e horários para postagens. 

Não só as métricas de posts de feed ficam disponíveis nos relatórios de Instagram, como também os dados de vídeos do Reels e conteúdos divulgados nos Stories.

Acesse agora mesmo a nossa ferramenta e comece a gerar relatórios sobre seu histórico de seguidores e engajamento no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.