Lançado em 2010, o Instagram é uma das mídias sociais mais importantes da atualidade, sendo a quarta rede social mais utilizada no Brasil, segundo pesquisa. Mesmo passando por várias mudanças, o Instagram ainda é muito importante e estratégico, quando o assunto é fazer com que os seus seguidores conheçam mais a sua marca, se engajem com ela e, consequentemente, se tornem promotores do seu produto ou serviço. Mas o que fazer quando você percebe que está perdendo seguidores no Instagram rapidamente?

Confira a seguir os fatores que podem estar colaborando para que você perca seguidores no Instagram:

 

  • Falta de conteúdo:

 

É normal e compreensível que você não tenha uma bela imagem ou vídeo para postar todos os dias. No entanto, esse problema pode ser sanado se você elaborar um planejamento de postagens, se antecipando na produção do conteúdo e da legenda, além de escolher o melhor horário para realizar a postagem.

Afinal, se os seus seguidores nunca veem uma postagem sua na linha do tempo, por que eles deveriam continuar te seguindo?

 

  • Excesso de conteúdo, principalmente comercial:

 

Se a falta de conteúdo é um motivo que pode fazer você perder seguidores, o excesso de postagens também não é nada estratégico. A experiência do usuário no Instagram ficará extremamente prejudicada, caso ele role a linha do tempo e só veja imagens do seu perfil. Esse excesso de posts pode desagradar os seus seguidores, que não terão outra escolha a não ser dar unfollow.

Conteúdos demasiadamente comerciais também não agradam muito, tornando o seu feed apelativo. A dica aqui é mesclar o estilo de conteúdo que você posta e pensar em uma frequência de postagens comerciais mais adequada.

 

  • Uso de plataformas que violam as regras do Instagram:

 

O Instagram não autoriza que outras plataformas usem as suas APIs (interface de programação de aplicativos) para gerar conteúdos automáticos. Além de colocar a sua conta em risco, o uso desses aplicativos atrai seguidores “não ideais” e que, em pouco tempo, poderão dar unfollow no seu perfil, já que essa relação entre seguidor e seguido não foi natural e espontaneamente construída.

 

  • Compra de seguidores:

 

Ao comprar seguidores, você na verdade está comprando contas de bot, que são facilmente descobertas e excluídas pelo Instagram. Portanto, por mais que o número de seguidores aumente no momento da compra, tenha certeza que com o passar do tempo esse número diminuirá.

Lembre-se que o número de seguidores e de curtidas não são as melhores métricas para você se ater. Foque nas métricas que levem mais em consideração o quão engajados e envolvidos os seus seguidores estão com o seu perfil e com as suas publicações.

Dicas finais para não perder mais seguidores:

  • Planeje bem o conteúdo que será postado no seu perfil do Instagram, alternando entre imagens pessoais e profissionais;
  • Use hashtags, mas use-as na própria legenda da foto;
  • Seja criativo(a) na hora de produzir as imagens do seu perfil;
  • Sempre analise o desempenho dos seus posts, para descobrir qual tipo de conteúdo agrada mais o seu público. Na hora de observar as métricas mais importantes e apresentá-las para um cliente, sugerimos o uso da nossa ferramenta, o Reportei, que gera relatórios profissionais das mídias sociais em apenas 3 segundos. Teste gratuitamente.

Leia mais: Métricas de Redes Sociais: como explicar as métricas de uma forma que o meu cliente entenda?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *