Saiba por que ter um perfil verificado no Instagram e confira dicas para solicitar o seu

Seja para empresas, produtores de conteúdo ou pessoas públicas em geral, ter um perfil verificado no Instagram e em outras redes sociais, como o Twitter, é uma ótima maneira de transmitir mais autenticidade e credibilidade para a sua audiência.

 Afinal, quando vemos aquele selo azul com um símbolo de “check” ao lado do nome de usuário, significa que a rede social verificou que aquela pessoa/marca é quem diz ser e que ela está desenvolvendo um trabalho genuíno ao produzir conteúdos e se relacionar com seus seguidores.

O processo para solicitar o tão desejado perfil verificado no Instagram ou outras redes é muito simples. Porém, a análise feita por esses canais é bastante criteriosa e poucas contas conseguem o selo. 

Abaixo, nós te contamos todas as vantagens de solicitar a verificação, apresentamos o passo a passo e damos dicas que podem auxiliar no processo. Continue a leitura para conferir!

3 benefícios de ter uma conta verificada no Instagram e outras redes sociais

Que o selo azul de perfil verificado é valioso e chama a atenção dos usuários, todo mundo já sabe. Mas, na prática, você sabe como ele pode gerar resultados melhores para uma marca ou pessoa pública? 

São muitos os benefícios associados à chegada do selo ao seu perfil, mas selecionamos aqui os três principais: credibilidade, aumento da sua audiência e melhor performance em resultados de pesquisa.

1. Credibilidade

Como falamos na introdução deste artigo, uma das vantagens de ter um perfil verificado no Instagram é a transmissão quase instantânea de credibilidade para os usuários da rede.

Com o crescimento constante das mídias sociais e a chegada de marcas, influenciadores e, inclusive, contas fake, as pessoas desejam ter facilidade de diferenciar quem gera conteúdo de qualidade de quem está ali somente para “ganhar biscoitos” ou vender seus produtos/serviços.

Afinal, o grande objetivo de estar em uma rede social é desenvolver relacionamentos, uma vez que o seu público não está ali somente para consumir postagens vazias e conferir catálogos de marcas. 

Sendo assim, quando o Instagram ou outra rede verificam uma conta, eles estão indicando que aquele perfil não só é original, como  também tem essa preocupação com a autenticidade e o conteúdo de qualidade.

Modelo de Calendário Editorial gratuito para marketing digital

2. Aumento do público

Ter um perfil verificado não significa que você será um sucesso absoluto e conquistará milhões de seguidores do dia para a noite. Porém, um dos resultados de ter credibilidade é obter a confiança dos usuários e, com o tempo, ter esse crescimento da audiência.

Como um dos critérios para ganhar o selo azul é a produção de conteúdo original e de qualidade, eventualmente você conseguirá mais destaque por tê-lo em sua conta e vai atrair o público certo.

Além disso, é válido lembrar que ter mil seguidores ou um milhão, nesse caso, não faz diferença para a verificação. O que realmente é levado em conta é a autenticidade e a relevância do que você está compartilhando com essas pessoas.

3. Resultados de pesquisa

Um outro ponto que também é bastante vantajoso para contas verificadas é o desempenho em resultados de pesquisa nas redes sociais, uma vez que o perfil ganha mais destaque e, muitas vezes, aparece no topo dos resultados quando alguém procura por ele ou algo próximo.

Isso é bastante positivo para ajudar a ser encontrado por pessoas que desejam ativamente se relacionar com você ou que estejam buscando por algo relacionado à sua marca.

Como ter uma conta verificada no Instagram?

Entrar com a solicitação para ter o perfil verificado no Instagram é muito simples. Confira, a seguir, o passo a passo:

  1. Acesse seu perfil e depois, no canto superior direito, a aba com a lista de opções para realizar ações em sua conta.
  2. Clique em “Configurações” e, em seguida, em “Conta”.
  3. Quando acessar essa área, selecione “Solicitar verificação”.
  4. Preencha os dados solicitados, envie um documento com foto (como RG ou CNH) e, se houver, anexe outros documentos ou links que comprovem sua credibilidade, como o link de uma matéria que saiu em algum portal sobre você ou sua marca.
  5. O último passo é aguardar a análise do Instagram da sua solicitação. A notificação com a resposta da rede pode demorar até uma semana.

Por se tratar de um processo bastante rigoroso, pode ser que o Instagram não ofereça o selo logo de primeira. Mas não se preocupe, é possível solicitar outras vezes, com um prazo de 30 dias entre uma tentativa e outra.

Além disso, você também pode seguir boas práticas para atender aos critérios do Instagram e facilitar essa análise. Abaixo, nós te contamos as principais!

Quais são os requisitos para conseguir o selo?

A análise feita pelo Instagram e outras redes sociais para fornecer o selo de perfil verificado não leva em consideração só os dados que você fornece, mas também o que você publica, seu comportamento no canal, entre outras coisas. 

Por isso, selecionamos aqui alguns dos critérios que fazem toda a diferença para uma marca ou pessoa pública que está passando por esse processo:

  • Autenticidade: as redes sociais precisam saber se você é realmente quem diz ser e as suas informações da bio, link do seu site/outros canais e conteúdos publicados ajudam (e muito) nessa verificação;
  • Conteúdo de qualidade: não se trata apenas de ter uma presença constante na rede, mas de ser relevante para o seu público. Portanto, tenha muita atenção ao que você compartilha com seus seguidores e, principalmente, seja original;
  • Termos de uso: o Instagram, assim como outras redes, possui normas muito claras sobre o comportamento dos usuários. Segui-las é essencial para obter uma conta verificada;
  • Reconhecimento: para ter o selo, a marca ou pessoa precisa ser minimamente conhecida (independentemente de quantos seguidores possui). Sendo assim, quanto mais informações externas positivas a rede encontrar sobre você, melhor para a sua reputação;
  • Presença em outras redes: e se a imagem externa conta, isso significa que eles também vão avaliar sua presença em outras redes, como Facebook, YouTube e Twitter. Demonstre que tem uma vida ativa nesses outros canais e, se possível, tente obter selos de verificação em alguns deles, para aumentar sua credibilidade.

Ufa, o processo não parece tão simples agora, não é mesmo? Porém, a análise criteriosa de todos esses requisitos é o que garante a autenticidade de todas as contas. Por isso eles são tão importantes.

A boa notícia é que, ao segui-los, você conseguirá se destacar e, inclusive, aumentar a sua credibilidade antes mesmo de conseguir um perfil verificado. 

Quer saber como obter mais sucesso no Instagram e se tornar ainda mais relevante na rede? Não deixe de conferir nosso outro artigo com 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento da sua conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *