Procurando ter mais engajamento no Twitter? Confira nossas 4 dicas mais importantes!

Ter um bom engajamento no Twitter é, sem dúvidas, um dos objetivos essenciais para qualquer empresa que investe nessa rede e enxerga nela uma grande oportunidade de aprimorar o relacionamento com seu público. 

Porém, para que isso aconteça, não basta apenas twitar de vez em quando e esperar que, magicamente, as pessoas se encantem pelo seu perfil. É preciso ter constância, qualidade e ser estratégico. 

Sendo assim, neste artigo, reunimos as 4 dicas mais importantes para se destacar em meio a diversos usuários e engajar no Twitter. Acompanhe!

O que é engajamento no Twitter?

Assim como em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, o engajamento tem um papel essencial no Twitter, visto que o objetivo da rede é promover a interação entre seus usuários.

Dentro das ações realizadas que são relevantes para as relações entre as contas, temos as curtidas, respostas, retweets, menções ao perfil, cliques nos links, hashtags e mídias utilizadas no conteúdo, como fotos ou vídeos.

Mas muito mais que ver essas interações de forma individual, é preciso acompanhar a taxa de engajamento do perfil, que deve ser calculada a partir da relação entre todas as ações efetuadas e o alcance do tweet.

É por meio dessas duas métricas (engajamento total e taxa de engajamento) que você avalia o que funciona em sua comunicação pelo Twitter, quais conteúdos são mais atrativos e como sua estratégia pode ser adaptada para obter resultados ainda melhores.

4 dicas para aumentar seu engajamento no Twitter

Depois de analisar sua taxa de engajamento, percebeu que ela está baixa ou poderia ser melhor? Calma, há formas simples de obter insights por meio dos seus conteúdos mais eficientes e mudar esse cenário. 

Abaixo, nós listamos 4 dicas para ajudar a aumentar seu engajamento no Twitter. Confira! 

1. Poste mais, mas mantenha a qualidade 

O Twitter é, sem dúvidas, uma das redes sociais mais dinâmicas que existem hoje em dia. Diariamente, inúmeros conteúdos são publicados pelos usuários e vários assuntos e memes surgem para movimentar o canal.

Portanto, não participar dessas discussões pode ser algo prejudicial para sua taxa de engajamento. Dessa forma, a frequência de postagens deve ser diária e, de preferência, as publicações precisam ser feitas várias vezes ao dia. 

Mas isso não significa que se trata apenas de postar por postar. É necessário prezar pela qualidade do conteúdo (mesmo que o texto seja sempre muito objetivo), temas que fazem sentido para a persona e aproveitar a diversidade de mídias que o Twitter oferece.

2. Use hashtags estratégicas

No Twitter, o uso de hashtags precisa sempre ser o mais estratégico possível, visto que as postagens são limitadas pela quantidade máxima de 280 caracteres. Ou seja, elas devem ser um complemento ao restante do conteúdo e não o contrário.

Dependendo do tipo de publicação feita, as empresas apostam tanto em hashtags relacionadas à marca quanto a temas que estão em alta no momento — o que ajuda a aumentar o alcance e aparecer na aba Explorar, por exemplo.

3. Interaja com outros usuários

O relacionamento via redes sociais é uma via de mão dupla e no Twitter isso não é diferente. Assim como deseja que engajem com o seu conteúdo, também é preciso que você interaja frequentemente com os outros usuários.

Seja em resposta a comentários e retweets referentes ao seu conteúdo ou interação com conteúdos de terceiros alinhados ao seu negócio, é importante que você não só acompanhe a movimentação, mas faça parte dela.

4. Acompanhe as tendências

Por fim, mas não menos relevante, é essencial que você fique por dentro de todas as tendências que chegam ao Twitter. Afinal, essa é uma das redes em que as pessoas mais se mantêm atualizadas sobre os assuntos debatidos no mundo, não é mesmo?

Com a aba Explorar e os Trending Topics, você consegue peneirar aquilo que faz sentido para o seu público e gerar conteúdos que incentivem o engajamento. Mas, como dissemos antes, nada de apelar para temas que não fazem sentido só porque estão em destaque, viu?

Como mensurar meu engajamento no Twitter?

Um dos principais canais para mensurar o engajamento no Twitter é a própria ferramenta fornecida pela rede social: o Twitter Analytics.

Por meio da plataforma, você tem acesso a métricas de alcance e interação dos seus tweets (de maneira geral e individual), assim como informações sobre a sua audiência, desempenho de anúncios e insights sobre os conteúdos que mais geram engajamento com o seu público.

Ou seja, tudo que você precisa para tornar o seu perfil no Twitter o canal perfeito para aprimorar o relacionamento com seu público e aumentar a autoridade da sua marca nas redes sociais.

Gostou das nossas dicas para aumentar o engajamento no Twitter? Não deixe de conferir então nosso artigo com 7 dicas para aumentar a sua taxa de engajamento no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.