Confira nossas 3 dicas essenciais para criar uma página de obrigado com sucesso

Ao baixar um conteúdo por meio de alguma Landing Page, com certeza você já se deparou com uma página de obrigado — aquela que agradece pela sua ação e também dá informações sobre como acessar o material baixado, sabe?

No entanto, muito além de agradecer, essa página pode ter outras utilidades para sua estratégia de Inbound Marketing e para otimizar a jornada que seu lead percorre. 

Por isso, neste artigo, nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre a página de obrigado e como obter mais resultados a partir de três dicas simples. Acompanhe!

O que é uma página de obrigado?

As Thank You Pages (“páginas de obrigado” ou “de agradecimento”, em português) são os destinos para os quais os leads são direcionados após realizarem a conversão em uma Landing Page ou em um formulário específico do site.

Seu principal objetivo é agradecer pela inscrição daquele usuário, como o próprio nome já diz, mas também informá-lo que a solicitação foi recebida com sucesso. 

Caso seja necessário, também é possível adicionar orientações sobre os próximos passos, como uma mensagem indicando que o material rico foi enviado por e-mail ou um CTA para baixar o conteúdo na própria página de obrigado.

Porém, ela também pode gerar diversas oportunidades de interação com os visitantes, como a divulgação de outros canais da empresa ou oferta de conteúdos que tenham relação com o material recentemente adquirido.

Entenda a importância da Thank You Page

Imagine que você se cadastre em uma Landing Page para receber um material rico ou conversar com um consultor de uma determinada empresa. Após preencher o formulário e clicar no botão, é automaticamente redirecionado para o site e não recebe nenhuma outra instrução ou o seu material rico naquele momento.

Mesmo que as informações sejam enviadas logo em seguida para o seu e-mail, isso poderia gerar um certo incômodo, não é mesmo? Afinal, a chegada do conteúdo via e-mail não é uma regra e cada organização tem sua forma de trabalhar.

Sendo assim, a página de agradecimento exerce um papel fundamental na hora de informar o usuário de que a ação foi concluída e dar instruções sobre as próximas etapas.

Essa é uma das maneiras mais ágeis e eficazes de garantir que ele vai saber onde encontrar o material ou como será o contato com a sua equipe, além de agradecê-lo pela interação com a sua empresa. 

Como obter mais resultados com a sua página de obrigado?

Se você tem um usuário interessado em seu conteúdo, nada melhor do que incentivar outras ações de engajamento com ele, certo?

Aproveitar esse momento de interação para tornar a sua empresa mais próxima desse novo lead pode fazer com que ele desenvolva a confiança com mais facilidade e com que sua jornada de compra seja otimizada.

A Thank You Page entra, então, como uma maneira prática de:

  • ofertar outros conteúdos que sejam relacionados; 
  • incentivar o acompanhamento de outros canais da marca
  • e até gerar oportunidades (dependendo do estágio do funil em que o lead se encontra).

Quer saber como fazer isso? Abaixo te apresentamos 3 dicas eficientes e muito simples de aplicar.

Adicione botões para outros canais

Quando o assunto é uma Landing Page de conversão, sempre há a orientação de não adicionar botões ou links que direcionem para outros canais e dispersem a atenção do visitante da ação proposta.

No entanto, quando falamos da página de obrigado, você pode (e deve!) inserir botões que levem para o site da empresa, blog ou redes sociais. Afinal, dado que o usuário já concluiu a ação principal, a ideia é fazer com que ele continue interagindo de outras maneiras. 

Em materiais de topo de funil, por exemplo, você pode usar essa dica para convidar o novo lead a acompanhar outros conteúdos da marca e se manter sempre atualizado sobre as novidades do segmento que ela atende.

Ofereça conteúdos complementares

Indo um pouco além na dica anterior, você também pode incentivar conversões em outros materiais ricos que façam sentido para o desafio que a sua persona está vivenciando.

Vamos supor que você esteja divulgando um e-book que dá dicas sobre como solucionar um problema X. Se o novo lead tem interesse nessas informações e baixa o conteúdo, você pode aproveitar a página de agradecimento para oferecer um infográfico Y que vai complementar o conhecimento e uma ferramenta Z que vai ajudá-lo a colocar tudo em prática. 

Esse processo ajuda o contato a dar os próximos passos na sua jornada de compra. Mas, antes de tudo, é preciso respeitar o estágio em que ele se encontra e apenas ofertar conteúdos que façam sentido para suas necessidades.

Aproveite para gerar oportunidades de negócio

Por fim, quando falamos de uma Landing Page mais focada no meio ou fundo do funil, com a oferta de uma ferramenta ou e-book sobre um case da empresa, a página de obrigado pode conter um formulário para incentivar o contato com um consultor

É possível oferecer um diagnóstico gratuito, uma demonstração ou uma simples conversa para tirar dúvidas sobre o produto ou serviço. Essa é uma ótima estratégia para aproveitar o momento em que o lead está engajado com a marca e acelerar a chegada ao fundo do funil. 

Com as três dicas acima, fica mais fácil ter uma ideia de como obter mais resultados com a Thank You Page, não é mesmo? Mas, mesmo assim, o ideal é sempre testar o que funciona melhor para o seu público buscar novas maneiras de aumentar a interação com ele.

Agora, se você gostou deste post sobre a página de obrigado, não deixe de conferir também os outros artigos do blog do Reportei. Temos certeza de que você vai encontrar vários outros conteúdos interessantes para alavancar suas estratégias de marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *