Twitter Analytics: aprenda a utilizar a ferramenta e analisar as suas estatísticas

Em qualquer rede social, muito mais que produzir conteúdos e fazer publicações recorrentes, é preciso analisar o retorno das suas ações e obter insights para aprimorar suas estratégias. No caso do Twitter, esse acompanhamento pode ser feito pelo Twitter Analytics

Neste artigo, nós contamos tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta e como ela contribui para a rotina dos usuários que desejam se destacar na rede. Acompanhe!

O que é o Twitter Analytics?

O Twitter Analytics nada mais é que uma ferramenta de análise, disponibilizada gratuitamente pelo próprio Twitter, para que seus usuários tenham acesso à performance de seus conteúdos e conheçam melhor o público que interage com seus perfis.

Por meio do Twitter Analytics, você tem acesso a:

  • informações sobre a sua audiência;
  • métricas de alcance e engajamento do seu perfil;
  • performance de cada tweet;
  • desempenho de anúncios;
  • insights sobre os conteúdos que mais geram engajamento com o seu público.

Só por essa prévia, já dá pra perceber que a ferramenta é muito importante para quem deseja ter uma presença mais forte e estratégica na rede, não é mesmo?

Como funciona o Twitter Analytics?

Se você usa o Twitter com frequência, seja para sua própria empresa ou cliente, abaixo contamos como usar o Twitter Analytics, quais são as métricas disponíveis e os insights que você pode extrair da ferramenta. Confira!

Métricas disponíveis

No painel do Twitter Analytics, você visualiza os seus resultados de duas maneiras: o geral, referente ao desempenho do perfil como um todo, e a performance de cada tweet publicado.

As métricas disponíveis para analisar o perfil são:

  • a quantidade de tweets postados;
  • o total de impressões dos tweets (ou seja, quantas vezes eles foram visualizados);
  • visitas ao perfil;
  • número de vezes em que seu @ foi mencionado;
  • total de seguidores e novos seguidores adquiridos a cada mês.

Além disso, você consegue visualizar o tweet em destaque do mês, o tweet com mídia em destaque, o seguidor e a menção mais popular.

Já para as análises individuais dos tweets, você conta com os seguintes dados:

  • gráfico de impressões (barras azuis) e tweets do mês (barras cinzas);
  • impressões, engajamento e taxa de engajamento de cada tweet;
  • no lado direito, estão disponíveis a média de impressões por mês, taxa de interação e resultados referentes a cliques, retweets, likes e respostas. 

Os vídeos publicados no Twitter também ganham uma aba especial de análise, na qual você tem acesso a visualizações, taxa de vídeos completamente assistidos, quantidade de minutos assistidos e média de minutos por dia.

Análise de campanhas de Ads

Para quem trabalha com anúncios no Twitter, a ferramenta de analytics da rede também entrega informações sobre os resultados das campanhas e tweets promovidos

As seguintes métricas estão disponíveis para avaliar o retorno dos anúncios:

  • impressões obtidas pelos tweets anunciados;
  • resultados adquiridos, que são ações realizadas pelos usuários a partir dos Ads;
  • taxa de resultados, que é o número de resultados obtidos dividido pelo total de impressões;
  • custo por resultado (CPR). 

Obtenção de insights

Com os dados completos oferecidos pelo Twitter Analytics, você consegue entender quais são os conteúdos que performam melhor na rede e quais não têm funcionado tão bem.

A partir dos tweets em destaque, disponíveis na página inicial da ferramenta, fica ainda mais fácil observar o que gera engajamento com o seu público e aprimorar as suas ações a partir dessas informações. 

Descubra quais são os formatos (texto ou vídeo, por exemplo) que criam maior impacto em seu perfil e aproveite também os dados sobre seguidores em destaque para aumentar a interação com eles.

Gere relatórios do Twitter em apenas 3 segundos

Agora os dados do Twitter Analytics também podem ser acessados pelo Reportei em um relatório completo e totalmente personalizável para as necessidades do seu cliente ou do decisor da empresa.

Nele, você encontra todas as principais métricas apresentadas neste artigo e pode adicionar análises (em texto, imagem ou vídeo) com a sua interpretação sobre os acontecimentos, além de indicar os próximos passos do seu projeto.

Outro ponto positivo é que, caso trabalhe com outras mídias sociais (como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube), você pode reunir todos os resultados em um só relatório, o que torna a comunicação com todos os envolvidos ainda mais simples e objetiva. 

Com isso, sua análise de performance digital e planejamento de estratégias se tornam muito mais eficazes!

Reportei-Automacao-de-Relatorios-de-Marketing-Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *