Veja o passo a passo para programar Stories gratuitamente pelo Facebook Business Suite

Uma novidade importante chegou à ferramenta Facebook Business Suite recentemente: a possibilidade de programar stories gratuitamente no Instagram e no Facebook, gerenciando, assim, todas as publicações em um só lugar.

Segundo a própria plataforma, agora ficou mais fácil planejar o conteúdo com antecedência, mantê-lo organizado e economizar tempo na gestão dessas duas grandes redes sociais.

Neste artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Business Suite e o passo a passo para utilizar a sua nova funcionalidade para agendamento de Stories. Vamos lá?

O que é o Facebook Business Suite?

Para quem ainda não está familiarizado, o Facebook Business Suite é uma ferramenta que permite que empresas gerenciem suas presenças na rede social de forma gratuita e simplificada. 

Por meio dele, você consegue gerenciar todas as contas do Facebook e Instagram em apenas um lugar e realizar diversas atividades, como:

  • ter uma visão geral do desempenho, atualizações e informações da página do Facebook e do perfil do Instagram;
  • acompanhar notificações relacionadas às movimentações nas duas redes;
  • criar e programar publicações de forma gratuita no feed e stories;
  • obter insights a partir de tendências e informações sobre o seu público;
  • ter acesso rápido a outras ferramentas da plataforma, como Gerenciador de Anúncios, Gerenciador de Eventos, Públicos e Configurações da Página ou do Negócio.

Ou seja, trata-se de uma maneira de o Facebook proporcionar uma experiência mais completa para profissionais de marketing digital e facilitar suas rotinas, permitindo que eles tenham acesso às suas principais ferramentas de trabalho em um mesmo local.

Vantagens de utilizar a ferramenta

Com a existência de diversas ferramentas externas que realizam as mesmas atividades de agendamento de stories e publicações de feed, talvez a novidade do Facebook Business Suite não seja surpreendente para muitas agências e freelancers.

Porém, ela vem acompanhada de algumas vantagens que fazem a diferença na experiência dos usuários e na segurança de seus conteúdos.

A primeira delas é que a programação de postagens e outras atividades da plataforma são totalmente gratuitas. Ou seja, você pode gerenciar diversas contas em um só lugar sem ter um custo por isso.

Mas os benefícios não terminam aí. Outro ponto importante é que, por ser uma ferramenta nativa do Facebook, a gestão de publicações e stories segue os mesmos Termos de Uso da plataforma.

Sendo assim, por mais que a ferramenta ainda não ofereça todos os recursos de outras concorrentes externas (não é possível agendar Reels, por exemplo), ela ainda é a forma mais segura programar seus conteúdos sem correr o risco de que eles ou as suas páginas/perfis sejam impactadas negativamente pelas políticas do Facebook. 

Como programar Stories gratuitamente no Instagram pelo Facebook Business Suite?

Agora que você já sabe o que é o Facebook Business Suite e por que ele é vantajoso para o gerenciamento das suas contas, é hora de conferir o passo a passo de como programar stories gratuitamente no Instagram. 

A ferramenta está disponível tanto para desktop quanto pelo aplicativo para celular (que recebe o mesmo nome), então é possível desenvolver sua presença nas redes sociais de qualquer lugar.

Agendamento de stories pelo desktop

Para realizar agendamentos pelo desktop, você vai acessar o Facebook Business Suite — pelas ferramentas disponíveis na sua conta do Gerenciador de Negócios —  e definirá, no topo da página, qual conta empresarial deseja gerenciar. Depois, é só seguir as etapas:

  1. Clique no botão “Criar Story”;
  2. Selecione se deseja publicar no Instagram, Facebook ou as duas redes;
  3. Clique no botão “Carregar Mídia” para subir suas fotos ou vídeos (é possível carregar até 10 mídias por vez);
  4. Assim que o upload acabar, você terá acesso a uma prévia dos stories e poderá editá-los;
  5. Em Ferramentas de Criação, você poderá adicionar texto e alguns stickers às fotos. Já os vídeos, por enquanto, só podem ser cortados para reduzir o tamanho ou o tempo;
  6. Depois que os stories estiverem prontos, basta clicar na seta ao lado da opção “Publicar” e, em seguida, na opção “Programar Story”;
  7. Selecione a data e horário em que deseja agendar o conteúdo, e, por fim, clique em “Programar Story” para salvá-lo. 

como-programar-stories-no-gerenciador-de-negocios

Agendamento de stories pelo aplicativo

Prefere programar as postagens de stories direto pelo celular? Não tem problema, você pode fazer isso com o aplicativo do Facebook Business Suite, disponível para Android e iOS.

Após baixar o app e acessar sua conta, você será redirecionado para as páginas e perfis que gerencia. Se tiver mais de uma, é importante garantir que você está programando na conta certa. Posteriormente, é só seguir o passo a passo:

  1. Clique no botão “Criar Story”;
  2. Escolha a foto ou vídeo que quer publicar na galeria do seu celular. Ou, se preferir, é possível criar seu story na mesma hora, clicando no ícone de câmera no canto superior direito;
  3. Faça a edição do conteúdo com texto e os principais stickers disponíveis no Instagram;
  4. Depois, clique em “Avançar” e defina se quer publicar no Instagram, Facebook ou nas duas redes;
  5. Em seguida, defina se deseja publicar agora ou programar os stories em “Opção de Programação”;
  6. Ao escolher que quer programar, você deve definir a data e horário, e, por fim, clicar em “Programar” para salvar o seu post.

Simples, não é? Para consultar suas postagens após a programação, basta acessar a aba “Publicações e Stories” e clicar em “Programados”. Além disso, é possível ver tudo que já foi postado anteriormente e os rascunhos. 

Você também pode optar por visualizar essas informações em formato de lista, feed e grade ou calendário, de acordo com o que preferir.

Gostou de saber tudo sobre como programar stories gratuitamente pelo Facebook Business Suite? Então não deixe de conferir também nosso artigo com 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento do seu Instagram!

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *