Além de facilitar a análise de desempenho das campanhas e anúncios, o Relatório de Google Ads também foi estruturado com o objetivo de tornar os investimentos nessa mídia mais claros para o cliente.

Afinal, são várias as métricas que podem influenciar na maneira de interpretar as informações e planejar as ações necessárias para o futuro do projeto.

Muito além do custo total e da quantidade de cliques, o decisor precisa entender o que o Google Ads entrega de fato e como essa ferramenta é importante para sua estratégia de marketing digital.

Por isso, nós resolvemos fazer uma lista com três dicas essenciais para você criar um relatório que seja fácil de compreender e seja efetivo para a comunicação de resultados com o seu cliente. Confira!

1. Personalize o template do seu Relatório de Google Ads

Com a nova versão customizável do Reportei, você pode criar templates específicos para cada cliente e salvá-los para utilização em um próximo momento.

A alteração do layout do Relatório de Google Ads, por exemplo, permite que você adicione, exclua ou destaque métricas que são importantes para a análise dos resultados das campanhas.

A partir disso, o seu cliente consegue enxergar, de uma forma mais prática, como o dinheiro é investido e quais informações são realmente relevantes para o desenvolvimento de novos planos de ação para o projeto.

Todos os templates ficam disponíveis na tela de criação de relatórios e podem ser utilizados com qualquer cliente cadastrado no Reportei.

2. Dê ênfase para as métricas mais relevantes

Ao apresentar o seu Relatório de Google Ads para o cliente, o ideal é que você destaque as métricas que apontam como foi o desempenho da campanha e quais melhorias podem ser feitas para o próximo mês.

Muito além das impressões, cliques e do custo total, é preciso chamar a atenção do cliente para os dados que, de fato, revelam se os investimentos dele geram retorno para o seu negócio.

Abaixo, você confere quais são as informações que não podem ficar de fora do seu relatório e devem ser a base para um planejamento mais estratégico das suas campanhas de Google Ads.

Taxa de Cliques

Uma das métricas mais importantes para a análise do Relatório de Google Ads é a Taxa de Cliques (CTR), que corresponde ao número total de cliques no anúncio dividido pelo número de impressões.

A CTR está diretamente ligada ao desempenho das suas campanhas e, por isso, ela merece um destaque especial na sua análise.

Quanto maior é a sua CTR, melhores são os resultados da sua campanha, já que os seus anúncios estão recebendo cliques e direcionando visitantes para o site do seu cliente.

Porém, se a sua taxa estiver diminuindo, isso significa que é o momento de rever a sua estratégia e planejar ações que voltem a posicioná-lo à frente da concorrência.

Custo por Clique

Junto à CTR, você deve avaliar o Custo por Clique (ou CPC), que mostra, em média, quanto cada clique no anúncio custou para você. O CPC é calculado por meio da divisão do valor total investido pelo número de cliques na campanha.

Quanto menor é o CPC do seu anúncio, maior é o Retorno Sobre o Investimento (ROI), uma vez que a sua campanha consegue alcançar uma maior quantidade de cliques sem alterar o valor investido.

Sendo assim, o CPC é uma métrica essencial tanto para controlar o orçamento de Google Ads quanto para analisar a qualidade do anúncio e o desempenho das palavras-chave utilizadas.

Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão do Relatório de Google Ads mostra o número de conversões dividido pela quantidade total de cliques em um determinado anúncio.

A conversão acontece quando uma pessoa clica no anúncio e efetua uma ação determinada por você como importante, como a realização de uma compra ou de uma chamada para a empresa.

Essa métrica ajuda, portanto, a avaliar como os usuários que chegam ao site se comportam e a definir estratégias que sejam mais eficazes para a conversão de visitantes em potenciais clientes.

Grupos de anúncios e resumo das palavras-chave

As principais métricas do Relatório de Google Ads (impressões, cliques, conversões, CTR e CPC) também podem ser analisadas separadamente na tabela dos grupos de anúncios e na de resumo das palavras-chaves utilizadas.

Essas duas tabelas foram criadas com o objetivo de auxiliar na avaliação das ações que estão gerando os resultados esperados e na definição de melhorias para as próximas campanhas.

A análise dos grupos de anúncios permite, ainda, que você veja qual é a posição média de cada grupo no ranking do Google.

Com isso, você pode verificar o desempenho das suas campanhas em relação à concorrência e pensar em estratégias para que elas assumam sempre o melhor posicionamento no ranking.

Em relação ao resumo das palavras-chave, é possível analisar quais palavras estão realmente alinhadas à proposta da campanha e direcionar os próximos anúncios para o que o público realmente deseja encontrar no Google.

3. Faça análises que ajudem a complementar os dados

Um dos pontos mais importantes na elaboração de relatórios de qualquer mídia social é a análise que contém a opinião do profissional de marketing e que ajuda a complementar os dados recolhidos automaticamente pelo Reportei.

Por isso, em nosso Relatório de Google Ads, você pode adicionar quantas análises abertas forem necessárias para que o seu cliente entenda a relevância de cada informação apresentada e participe ativamente da tomada de decisões.

O foco não só deve estar nos resultados obtidos, como também no planejamento para o futuro do projeto.

Afinal, o cliente precisa saber quais serão os próximos passos e quais ações serão desenvolvidas para que o projeto alcance o seu objetivo.

As análises, acima de tudo, têm o propósito de gerar engajamento com o cliente e aprimorar a comunicação entre empresa e agência/freelancer.

Essa funcionalidade, portanto, pode ser o diferencial para que o seu Relatório de Google Ads seja eficaz tanto para reportar os dados quanto para iniciar um diálogo com o cliente e aproximá-lo de cada etapa do projeto.

Com boas análises abertas, o destaque para as principais métricas e o uso de templates personalizados, o seu relatório se tornará muito mais objetivo, informativo e efetivo para a comunicação com o seu cliente!

Gostou das nossas dicas sobre como gerar o seu Relatório de Google Ads no Reportei? Então acesse a sua conta ou faça o seu cadastro em nosso site para testar essa novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *