Quando um relatório de redes sociais é gerado no Reportei, sempre é disponibilizada, automaticamente, uma tabela com os posts que receberam mais destaque no Facebook, Instagram e LinkedIn durante o período analisado.

Além de ter os dados mais importantes de cada publicação, essa tabela é um ponto de atenção tanto para o analista de marketing quanto para o cliente.

Mas quais são as métricas que influenciam para que esses posts sejam considerados os mais importantes em um determinado período?

Neste artigo, nós iremos explicar por que nossos relatórios contém essa lista de publicações mais relevantes e mostrar quais critérios fazem com que elas sejam selecionadas como destaques. Confira!

O que são os posts em destaque no relatório do Reportei?

A tabela de posts em destaque do relatório do Reportei nada mais é que um compilado de informações sobre as publicações que mais impactaram a sua audiência durante o período analisado.

Ou seja, é uma maneira mais simples de visualizar e entender quais conteúdos tiveram um alcance ou engajamento maior no Facebook, Instagram e LinkedIn.

A partir dos dados das postagens em destaque, você consegue avaliar como esses resultados influenciam na sua estratégia e testar se conteúdos semelhantes também seguiriam o mesmo padrão de desempenho.

Dessa forma, com esses testes e análises, é possível alinhar o seu planejamento ao que o público realmente deseja consumir e produzir um conteúdo mais eficaz para o alcance dos seus objetivos.

Mas quais são as métricas que definem os posts que entram na tabela de destaques de cada rede social?

Abaixo, você confere os principais critérios que nós usamos para selecionar as publicações mais importantes do Facebook, Instagram e LinkedIn.

Posts em destaque do Facebook

Para quem gera relatórios de desempenho do Facebook, é possível verificar, nos posts em destaque, as principais métricas relacionadas ao alcance e ao engajamento das publicações.

Porém, apenas o número de alcance orgânico é o responsável por determinar quais foram os cinco posts mais relevantes durante o período analisado.

Como nós sabemos, essa é uma métrica muito importante para entender o desempenho de uma página do Facebook e, por isso, é ela que exerce maior influência no relatório desta rede social.

Além de conferir o alcance orgânico, você também pode comparar os resultados do alcance pago (se tiver patrocinado o post) e do viral, e analisar as reações, comentários e compartilhamentos para saber de que maneira o seu conteúdo está impactando a sua audiência.

Posts em destaque do Instagram

No relatório do Instagram for Business, a métrica mais relevante muda e os posts em destaque são selecionados a partir dos resultados do engajamento do público com o conteúdo.

Por se tratar de uma rede social mais interativa e dinâmica, nós enxergamos que os conteúdos devem ser destacados de acordo com o que gera relacionamento e proximidade com a sua audiência.

Dessa forma, as curtidas (elas não aparecem mais no feed, mas continuam presentes em nossos relatórios), os comentários e os posts salvos são os critérios que mais pesam na hora de listar as cinco publicações mais importantes do período.

Vale a pena lembrar que a tabela do Instagram, ao contrário do Facebook, é totalmente focada nos resultados orgânicos do período. Então todos os dados de impressões, alcance e engajamento não levam em consideração os anúncios feitos a partir das publicações.

Mas, se você quiser destacar essas informações para os seus clientes, é possível utilizar os recursos de análises abertas do relatório para anexar os dados e complementar as métricas que são obtidas automaticamente.

Posts em destaque do LinkedIn

Já no relatório de LinkedIn, o principal critério que define a lista de posts em destaque é o número de impressões.

Essa métrica mostra a quantidade total de vezes em que o seu conteúdo foi entregue aos usuários, independentemente se eles estão vendo essa publicação pela primeira vez ou pela décima.

Mesmo que a taxa de impressões não seja uma garantia de que as suas ações foram efetivas quando analisada sozinha, ela pode ajudar a definir, junto às outras métricas, quais tipos de conteúdo têm potencial para engajar o seu público.

Por isso, vale a pena ficar de olho no que as impressões têm a dizer tanto no LinkedIn quanto no Facebook e Instagram.

Gostou de conhecer as principais métricas que definem os posts em destaque em nossos relatórios? Então confira também o nosso artigo “3 coisas que você não sabia sobre o Reportei” e descubra funcionalidades que irão facilitar ainda mais o seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *