A mudança na visualização dos likes/curtidas dos perfis no Instagram

O teste de remover da timeline o número de likes dos post do Instagram, que começou no Canadá, foi iniciado no Brasil e já gerou muitos questionamentos sobre como o novo formato irá interferir nas estratégias de marcas e influenciadores digitais.

A proposta de ocultar o total de curtidas, segundo a própria rede social, é uma tentativa de tornar a plataforma mais saudável para seus usuários e fazer com que eles foquem mais no conteúdo que nos likes recebidos em suas fotos ou vídeos.

Sendo assim, com a mudança, o usuário consegue ver as curtidas dos próprios posts, caso entre em cada post individualmente. Entretanto, se torna muito difícil ver quantos likes uma foto de outro perfil tem, o que evita a sensação de competição.

Mesmo com a alteração, o Instagram continua mostrando quando um seguidor em comum curte o post e quais pessoas interagiram com a publicação. Porém, não exibe os números, como no exemplo abaixo:

Nova visualização do Instagram

Caso nenhum amigo tenha curtido, o post do Instagram aparece sem qualquer visualização de likes ou curtidas.

O que essa mudança significa para as estratégias de marketing digital?

Mesmo se tratando de uma métrica de vaidade, o número de curtidas em um post sempre obteve uma grande relevância na análise de resultados das estratégias direcionadas para o Instagram.

Assim como os comentários e número de seguidores, os likes ajudavam a mensurar a interação do público com o perfil, o que se tornou importante tanto para as empresas quanto para os influenciadores digitais.

Agora, com a atualização, as regras do jogo mudaram e o foco deve estar totalmente voltado para a produção e divulgação de conteúdos de qualidade.

O destaque estará, portanto, naquilo que você publica e não na quantidade de curtidas recebidas em cada post. Quem souber oferecer um conteúdo relevante e que, de fato, gera valor para seus seguidores continuará tendo resultados positivos com o Instagram.

Outro ponto essencial para as estratégias de marketing no Instagram é saber analisar os dados de uma forma mais profunda, que vai além das métricas de vaidade.

Por meio de métricas como alcance, visitas ao perfil, postagens salvas e a taxa de cliques (CTR) dos cliques no perfil (como e-mail, telefone e site na bio), é possível avaliar de que forma a sua marca gera engajamento com as pessoas e quais tipos de conteúdo são mais atrativos.

Isso ajuda tanto a modificar o que precisa ser melhorado quanto a criar novas estratégias que estejam de acordo com o comportamento da sua audiência.

Mas, como ninguém é de ferro e as métricas públicas ainda são muito valorizadas, a grande aposta é que os comentários e número de seguidores ganhem maior visibilidade após a ocultação da quantidade de curtidas.

O número e o conteúdo dos comentários, por exemplo, podem mostrar como as pessoas interagem com um perfil e o quanto ele se destaca no Instagram.

Já o total de seguidores, provavelmente, se tornará uma métrica mais valiosa ainda para os influenciadores digitais, uma vez que ajudará as marcas a avaliarem o desenvolvimento desses usuários na rede social.

É possível visualizar os dados de perfis do Instagram que não administro?

A única possibilidade nesse sentido é o perfil que administra a conta ceder os dados via o aplicativo do Instagram ou usando um ferramenta de análise de dados do Instagram, como os relatórios do Reportei. O perfil do Instagram consegue ver os dados post a post da seguinte forma:

maneira de ver os dados do instagram

Como é possível perceber, o número de curtidas aparece somente para quem administra o perfil. Para um cliente ou decisor que não tem acesso direto à conta do Instagram, por exemplo, essa métrica ficará oculta.

Porém, como dissemos anteriormente, ela sempre aparecerá em relatórios, assim como outras métricas que não são públicas.

No Reportei, pode ser gerado um relatório com análise das curtidas dos post e outros dados importantes do Instagram Business. E o relatório pode ser compartilhado externamente via link ou PDF. Veja só este exemplo de dados de posts exibidos no Reportei:

relatorio de posts de instagram

Dessa forma, pode ser analisado não só os likes do post, como também o alcance e o engajamento em geral no Instagram.

A união entre esses dados e as análises abertas disponíveis no Reportei é essencial para apresentar aos decisores uma visão completa e realista sobre o desempenho da empresa na rede social.

Por meio dos relatórios, é possível mostrar para os clientes que a ocultação do número de likes não é um fator de preocupação, mas uma forma de focar em conteúdos que tenham qualidade e sejam realmente relevantes para o público.

Para testar o Reportei e gerar um relatório gratuitamente, clique aqui e acesse o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *